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DIARIO
Edición 42 - Educação Infantil
06/08/2010
 
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A Descoberta da Criança

Mary Sue Carvalho Pereira – Editora Wak – Brasil – 2002

Rico em sugestões, este livro aponta as dificuldades que têm os iniciantes na ciência e na arte do magistério. Impossível falar de educação infantil sem conhecer e viver a história da educação e suas implicações na pedagogia. Por isso, a autora nos dá importantes subsídios para a prática diária, onde encontramos desde bagagem teórica até meios e recursos para planejarmos nossas aulas com qualidade.


Como Aplicar Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil

Ana Cristina Alves de Jesus – Editora Brasport – Brasil

A proposta deste livro é apresentar aos educadores jogos e brincadeiras infantis, possibilitando o envolvimento com a prática pedagógica e o desenvolvimento de ações, tendo como base a importância e a necessidade do ato de brincar. É um livro de grande utilidade para profissionais de educação e estudantes que procuram se atualizar no assunto, que estão em busca de novos desafios e desejam obter mais informação a respeito da utilização de brincadeiras na educação infantil.


Educação Infantil: Fundamentos e Métodos

Zilda Ramos de Oliveira – Editora Cortez – Brasil – 5ª edição

Este livro aborda aspectos que historicamente têm orientado a ideia de quais seriam as funções da creche e da pré-escola enquanto instituições de atendimento e educação de crianças pequenas e de como o cotidiano delas deva ser organizado. Destaca elementos para a construção de uma proposta pedagógica por parte das instituições infantis com base numa visão de desenvolvimento como processo sociocultural que envolve a criança como um todo na interação com parceiros diversos em ambientes simbolicamente estruturados e com base no reconhecimento da importância de um trabalho com as famílias na promoção do direito das crianças à infância.


Limites e Indisciplina na Educação Infantil

Maritza Rolim de Moura Vergés e Marli Aparecida Sana – Editora Alínea e Átomo – Brasil

Neste livro, as autoras, professoras de educação infantil da rede municipal de Curitiba, abordam tal tema de forma diferenciada, coletando os dados no “chão da escola” e discutindo a questão da indisciplina – polêmica que afeta a maioria das escolas – atrelada ao conceito de limites. A leitura dessa obra fará com que pais e professores reflitam sobre uma possibilidade de contribuição da família na formação de limites nas crianças, a fim de vislumbrar novos questionamentos em direção às causas da indisciplina na escola e suas implicações no ato pedagógico.


A Excelência do Brincar

Janet R. Moyles e colaboradores – Editora Artmed – Brasil - 2005

Qualquer pessoa que tenha observado o brincar durante algum tempo reconhece que, para as crianças pequenas, este é um instrumento essencial de aprendizagem e crescimento. Os educadores que compreendem isso têm muito mais chances de produzir cidadãos equilibrados para o futuro, assim como crianças mais felizes no presente.


Ensinar e Aprender Brincando

Pam Schiller e Joan Rossano – Editora Artmed – Brasil - 2007

Este livro é um recurso único para professores da educação infantil com atividades individuais e grupais para todas as áreas do currículo, incluindo linguagem e alfabetização, matemática, ciências, artes plásticas e dramáticas, música e movimento. Trata-se de material valioso para fortalecer as diversas habilidades das crianças.


Educação Infantil: Para que, Para quem e Por quê?

Maristela Angotti – Editora Alínea e Átomo – Brasil – 2008 – 2ª edição

Os escritos que compõem esta obra ressaltam, sob diferentes perspectivas de análise, a importância de se promover uma educação infantil de qualidade. Existe uma tônica que anima as proposições anunciadas no conjunto dos capítulos: a criança é o centro do processo educativo e essa centralidade só pode ser assegurada mediante a ação intencional e reflexiva dos adultos comprometidos com sua educação.


Ensinando aos Pequenos: de zero a três anos

Alessandra Arce e Lígia M. Martins (Orgs.)– Editora Alínea e Átomo – Brasil – 2009

A criança pequenina encanta e, ao mesmo tempo, a responsabilidade de educá-la a muitos assusta. É possível falar em ensino para crianças menores de três anos? A criança produz, ou não, cultura? Pode-se dar aulas para bebês? Estas e outras questões são objeto de análises e discussões nesta obra que pretende colocar o ensino como eixo do trabalho com os pequeninos.


Com a Pré-Escola nas Mãos

Sônia Kramer – Editora Ática – Brasil – 2002 – 14 ª edição

Reflexão sobre a educação de crianças de quatro a seis anos, considerando as diferenças de classe social, de etnia, de sexo e de cultura.


Creches: Crianças, Faz de Conta & Cia

Zilma de M. Oliveira, Ana M. Mello, Telma Vitória, e Maria C. Ferreira – Editora Vozes – Brasil – 2003 – 12 ª edição

O livro apresenta uma proposta pedagógica baseada em uma visão do desenvolvimento humano elaborada a partir dos trabalhos de Vygotsky, Wallon, Piaget e outros. Preocupa-se ainda em estruturar condições para a construção de conhecimentos em crianças pequenas.


Aprender e Ensinar na Educação Infantil

Eulália Bassèdas, Teresa Huguet, e Isabel Solé – Editora Artmed – Brasil - 1999

Este livro é um instrumento útil de reflexão, análise e otimização da prática educativa dirigida a crianças pequenas. Não é um receituário, tampouco um discurso genérico. Não diz o que precisa ser feito, nem como faze-lo, mas justifica determinadas orientações na hora de tomar decisões.


Educação Infantil – Prioridade Imprescindível

Celso Antunes – Editora Vozes – Brasil – 2005 – 4ª edição

O livro revela as novas descobertas sobre a educação infantil, traz para a prática o que se descobriu até hoje sobre a importância da estimulação no desenvolvimento infantil e mostra aos pais e educadores que a boa educação ultrapassa o sincero desejo de amor pela criança.


Educação Infantil – Resposta Educativa à Diversidade

Gema Paniagua e Jesús Palacios – Editora Artmed – Brasil – 2007 – 1ª edição

As propostas deste livro são marcadas pelo respeito e pelo tratamento educacional ativo da diversidade na educação infantil. Diversidade de níveis de desenvolvimento, de culturas familiares, de estilos de aprendizagem, de necessidades especiais etc. Com o objetivo de dar uma resposta adequada a essa diversidade, revê-se o estilo educativo, a metodologia da sala de aula, a avaliação, a relação com as famílias, e o trabalho em equipe, proporcionando novos critérios e especificações, tanto para o ciclo de 0 a 3 anos como o de 3 a 6 anos.


Infância e Educação Infantil

Sonia Kramer, Maria Isabel Leite, Maria Fernanda Nunes, e Daniela Guimarães (Orgs)- Editora Papirus – Brasil

Este livro reúne 11 trabalhos escritos por e para profissionais ligados à prática pedagógica com crianças de zero a seis anos. A primeira parte da coletânea agrupa estudos que, partindo dos fios da narrativa – leitura e escrita –, partilham processos de construção do conhecimento e culminam na análise das políticas públicas. A segunda parte é reservada à discussão dos diferentes caminhos da formação, da cultura, da estética e do cotidiano na educação.


Projetos Pedagógicos na Educação Infantil

Maria Carmen Silveira Barbosa e Maria da Graça Souza Horn – Editora Artmed – Brasil – 2007 – 1ª edição

Numa época em que educação de qualidade é confundida com processos de controle externo, as autoras colocam a pedagogia de projetos, na qual a criança é o ator por excelência, no centro do processo educacional.

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