Lucia Fonseca Araújo & D’Mare Carvalho – Editora Wak – Brasil – 2003 – 1ª edição
Como iniciar uma conversa com o adolescente sobre sexualidade e a prevenção às drogas? Escrito de maneira lúdica e direta esse livro é um importante instrumento de abertura de diálogo. Com dinâmicas divertidas e interessantes, os mais diversos assuntos são postos a mesa para discussão, sem o peso da repressão e do autoritarismo. O livro mostra casos e situações embaraçosas que se passam no dia-a dia, que de forma natural e simples podem ser aproveitadas para abertura de um canal de comunicação sobre temas ainda considerados por muitos como tabu. Leitura importante para pais, professores e todos que trabalham com adolescentes.
Neube José Brigagão – Editora Loyola – Brasil – 2005 – 6ª edição
Estabelecer quais os valores de vida que deverão nortear a conduta de nossos filhos/alunos. Estabelecer objetivos sem nos deixar levar pelo imediatismo que caracteriza o momento cultural de nossa sociedade. Temos de olhar os nossos filhos/alunos com a ótica da existência, do nascimento à morte. Impor, primeiro a nós mesmos, o que queremos propor aos nossos filhos/alunos. Ser claros e objetivos em nossas afirmações. Ser perseverantes em nossas decisões. Ser presentes, admoestando, cobrando e exigindo de nossos filhos/alunos quando apresentam atitudes e comportamentos indesejáveis e destrutivos. Ser elogiosos às atitudes positivas dos que são confiados à nossa responsabilidade. Comprometer-nos com a vida e sua qualidade. Quanto à palavra, ela é como semente. Por que cuspi-la se podemos plantá-la? (O Autor)
Salete Maria Vizzolto - Editora Vozes - Brasil
O livro se propõe a uma abordagem genérica das drogas, reservando sua parte final para a exposição da prática de prevenção na escola. A autora discute alguns aspectos da personalidade infantil e adolescente e as possíveis interações deles com o contato e o uso de drogas. Em seguida, faz comentários sumários sobre os tipos de drogas e seus efeitos, procurando enfatizar as condições sócio-culturais, psicológicas e espirituais que podem estar por trás do consumo. A autora enfoca o papel da escola e dos pais como fator de prevenção significativo e descreve diretrizes para implantação de programas em uma realidade escolar concreta.
Rosa Maria Silvestre Santos – Editora Papirus - Brasil
Na primeira parte do livro encontra-se uma exposição teórica sobre a classificação das drogas, seus efeitos, a relação do jovem com as drogas, o papel da família e da sociedade, e formas de prevenção. Na segunda, a autora discorre sobre a contribuição prática da metodologia psicodramática. A intenção é oferecer aos educadores subsídios para o desenvolvimento de programas de prevenção que valorizem o jovem, suas necessidades e sua busca de identidade, auto-afirmação e auto-estima.
Daniela Pinotti Maluf et al. – Editora CLA
Cinco especialistas que atuam na prevenção e no tratamento de dependência de drogas esclarecem as dúvidas mais freqüentes sobre o tema, em linguagem clara e direta, através de um diálogo com o leitor.
Paul Eugene Charbonneau – Editora Paulus - Brasil
De modo claro e objetivo, o livro coloca o adolescente e o jovem diante da realidade das drogas. Auxilia-os a encontrar dados precisos que os levam a escolher entre recusar e usar drogas. A primeira parte orienta apontando elementos necessários para opção livre e esclarecida; a segunda explica, a partir das ciências, os efeitos e as conseqüências do uso de um ou outro tóxico.
Adriana Gómez Clark – Editora Paulinas – Brasil – 2007 – 1ª edição
É preciso que se procure trabalhar com a criança antes da adolescência, entre os seis e onze anos, proporcionando-lhe os elementos indispensáveis para o desenvolvimento da auto-estima, que funcionará quase como uma vacina no combate às drogas. Trata-se de levar o pré-adolescente a conhecer-se a si mesmo, aceitar-se como é, reconhecer suas qualidades importantes, aprender o valor da amizade, expressar os afetos, numa palavra, desenvolver a auto-estima de tal sorte que esteja preparado para enfrentar as mudanças e saiba tomar as decisões acertadas no momento certo.
Júlio Groppa Aquino – Editora Summus – Brasil
As drogas são um dos problemas que afligem a sociedade contemporânea. E a escola, espaço na vida dos jovens, se vê diante dessa nova e perigosa realidade. Como, então, encarar este assunto de modo conseqüente? Como posicionar-se mediante o apelo do uso das drogas, lícitas, tão diversas de compreensão do universo das drogas, assim como de manejo de situações escolares em que seu uso esteja em pauta.
Wanier Ribeiro – Editora Annablume - Brasil
Os Parâmetros Curriculares Nacionais assinalam a pertinência da ação preventiva da escola, apontando a necessidade de tratamento escolar do tema. Entretanto, com que bases a escola pode desenvolver esse trabalho? As reflexões registradas neste livro assinalam boas possibilidades, sobretudo porque são respaldadas na percepção que os próprios jovens possuem do problema.
Diego Macia Anton – Editora Scipione – Brasil
Dirigido a pais e educadores, trata do tema da iniciação e dependência, expondo o conceito, a incidência e as causas do consumo de tabaco, álcool e outras drogas. O autor expõe estratégias educacionais para prevenir seu uso.
Antonio Mourão Cavalcante – Editora Rosa dos Tempos – Brasil
O autor analisa as causas que levam à utilização de drogas, atingindo principalmente os jovens, uma significativa parcela da população pobre e pessoas com dificuldades familiares. Traz, também, orientações para identificar as origens do problema e buscar soluções.
Içami Tiba – Editora Integrare – Brasil - 2007 – 6ª edição
Nesta obra, o autor não só orienta sobre como prevenir o uso de drogas, identificar um filho usuário ou abordá-lo para iniciar tratamento, como faz com que adultos entendam o universo dos adolescentes, identificando e conhecendo as razões que levam seus filhos às drogas. Além de uma tabela para ajudar os pais a saberem se seu filho consome drogas - e se o uso é recreativo, habitual ou indica vício - há diversos quadros e esquemas que explicam a atuação e as conseqüências dessas substâncias no organismo humano.
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