Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
DIARIO
Edición 44 - Combate às Drogas
22/09/2010
 
o

Adolescência, Escola e Prevenção

Lucia Fonseca Araújo & D’Mare Carvalho – Editora Wak – Brasil – 2003 – 1ª edição

Como iniciar uma conversa com o adolescente sobre sexualidade e a prevenção às drogas? Escrito de maneira lúdica e direta esse livro é um importante instrumento de abertura de diálogo. Com dinâmicas divertidas e interessantes, os mais diversos assuntos são postos a mesa para discussão, sem o peso da repressão e do autoritarismo. O livro mostra casos e situações embaraçosas que se passam no dia-a dia, que de forma natural e simples podem ser aproveitadas para abertura de um canal de comunicação sobre temas ainda considerados por muitos como tabu. Leitura importante para pais, professores e todos que trabalham com adolescentes.


Mostrar Caminhos- Prevenção ao uso de drogas e recuperação

Neube José Brigagão – Editora Loyola – Brasil – 2005 – 6ª edição

Estabelecer quais os valores de vida que deverão nortear a conduta de nossos filhos/alunos. Estabelecer objetivos sem nos deixar levar pelo imediatismo que caracteriza o momento cultural de nossa sociedade. Temos de olhar os nossos filhos/alunos com a ótica da existência, do nascimento à morte. Impor, primeiro a nós mesmos, o que queremos propor aos nossos filhos/alunos. Ser claros e objetivos em nossas afirmações. Ser perseverantes em nossas decisões. Ser presentes, admoestando, cobrando e exigindo de nossos filhos/alunos quando apresentam atitudes e comportamentos indesejáveis e destrutivos. Ser elogiosos às atitudes positivas dos que são confiados à nossa responsabilidade. Comprometer-nos com a vida e sua qualidade. Quanto à palavra, ela é como semente. Por que cuspi-la se podemos plantá-la? (O Autor)


A Droga, a Escola e a Prevenção

Salete Maria Vizzolto - Editora Vozes - Brasil

O livro se propõe a uma abordagem genérica das drogas, reservando sua parte final para a exposição da prática de prevenção na escola. A autora discute alguns aspectos da personalidade infantil e adolescente e as possíveis interações deles com o contato e o uso de drogas. Em seguida, faz comentários sumários sobre os tipos de drogas e seus efeitos, procurando enfatizar as condições sócio-culturais, psicológicas e espirituais que podem estar por trás do consumo. A autora enfoca o papel da escola e dos pais como fator de prevenção significativo e descreve diretrizes para implantação de programas em uma realidade escolar concreta.


Prevenção de Droga na Escola

Rosa Maria Silvestre Santos – Editora Papirus - Brasil

Na primeira parte do livro encontra-se uma exposição teórica sobre a classificação das drogas, seus efeitos, a relação do jovem com as drogas, o papel da família e da sociedade, e formas de prevenção. Na segunda, a autora discorre sobre a contribuição prática da metodologia psicodramática. A intenção é oferecer aos educadores subsídios para o desenvolvimento de programas de prevenção que valorizem o jovem, suas necessidades e sua busca de identidade, auto-afirmação e auto-estima.


Drogas - Prevenção e Tratamento

Daniela Pinotti Maluf et al. – Editora CLA

Cinco especialistas que atuam na prevenção e no tratamento de dependência de drogas esclarecem as dúvidas mais freqüentes sobre o tema, em linguagem clara e direta, através de um diálogo com o leitor.


Drogas – Prevenção, Escola

Paul Eugene Charbonneau – Editora Paulus - Brasil

De modo claro e objetivo, o livro coloca o adolescente e o jovem diante da realidade das drogas. Auxilia-os a encontrar dados precisos que os levam a escolher entre recusar e usar drogas. A primeira parte orienta apontando elementos necessários para opção livre e esclarecida; a segunda explica, a partir das ciências, os efeitos e as conseqüências do uso de um ou outro tóxico.


Afaste-os das Drogas com Jogos Criativos

Adriana Gómez Clark – Editora Paulinas – Brasil – 2007 – 1ª edição

É preciso que se procure trabalhar com a criança antes da adolescência, entre os seis e onze anos, proporcionando-lhe os elementos indispensáveis para o desenvolvimento da auto-estima, que funcionará quase como uma vacina no combate às drogas. Trata-se de levar o pré-adolescente a conhecer-se a si mesmo, aceitar-se como é, reconhecer suas qualidades importantes, aprender o valor da amizade, expressar os afetos, numa palavra, desenvolver a auto-estima de tal sorte que esteja preparado para enfrentar as mudanças e saiba tomar as decisões acertadas no momento certo.


Drogas na Escola: Alternativas Teóricas e Práticas

Júlio Groppa Aquino – Editora Summus – Brasil

As drogas são um dos problemas que afligem a sociedade contemporânea. E a escola, espaço na vida dos jovens, se vê diante dessa nova e perigosa realidade. Como, então, encarar este assunto de modo conseqüente? Como posicionar-se mediante o apelo do uso das drogas, lícitas, tão diversas de compreensão do universo das drogas, assim como de manejo de situações escolares em que seu uso esteja em pauta.


Drogas na Escola: Prevenir Educando

Wanier Ribeiro – Editora Annablume - Brasil

Os Parâmetros Curriculares Nacionais assinalam a pertinência da ação preventiva da escola, apontando a necessidade de tratamento escolar do tema. Entretanto, com que bases a escola pode desenvolver esse trabalho? As reflexões registradas neste livro assinalam boas possibilidades, sobretudo porque são respaldadas na percepção que os próprios jovens possuem do problema.


Drogas: Conhecer e Educar para Prevenir

Diego Macia Anton – Editora Scipione – Brasil

Dirigido a pais e educadores, trata do tema da iniciação e dependência, expondo o conceito, a incidência e as causas do consumo de tabaco, álcool e outras drogas. O autor expõe estratégias educacionais para prevenir seu uso.


Drogas: Esse Barato Sai Caro

Antonio Mourão Cavalcante – Editora Rosa dos Tempos – Brasil

O autor analisa as causas que levam à utilização de drogas, atingindo principalmente os jovens, uma significativa parcela da população pobre e pessoas com dificuldades familiares. Traz, também, orientações para identificar as origens do problema e buscar soluções.


Juventude & Drogas: Anjos Caídos

Içami Tiba – Editora Integrare – Brasil - 2007 – 6ª edição

Nesta obra, o autor não só orienta sobre como prevenir o uso de drogas, identificar um filho usuário ou abordá-lo para iniciar tratamento, como faz com que adultos entendam o universo dos adolescentes, identificando e conhecendo as razões que levam seus filhos às drogas. Além de uma tabela para ajudar os pais a saberem se seu filho consome drogas - e se o uso é recreativo, habitual ou indica vício - há diversos quadros e esquemas que explicam a atuação e as conseqüências dessas substâncias no organismo humano.

ENCUESTA

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.