Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
DIARIO
Edición 47 - Poesia na Sala de Aula
29/11/2010
 
o

Poesia na sala de aula

Hélder Pinheiro – Editora Bagagem – Brasil

Este livro discute, sob diferentes aspectos, o trabalho com o poema no espaço escolar. Aborda, entre outros temas, a situação da poesia na escola, a função social da poesia, sugestões de trabalho com o poema tanto no nível fundamental quando no nível médio, e condições necessárias à realização de um trabalho significativo na formação de leitores.


A Poesia na Escola – Leitura e análise de poesias para crianças

Ana Elvira Luciano Gebara – Editora Cortez – Brasil

A autora discute e, sobretudo, propõe novas alternativas para o trabalho com o poema em sala de aula, tendo como apoio a análise do discurso, a pragmática, a teoria literária e a linguística aplicada. A obra faz parte da coleção Aprender e Ensinar com Textos.


A poesia pede passagem: um guia para levar a poesia às escolas

Elias José - Editora Paulus – São Paulo - Brasil

Partindo de uma leitura poética do mundo, passando pela importância da poesia em todas as artes, Elias José chega à poesia literária e suas técnicas. O texto literário passa a ser motivo de degustação lúdica e de motivação para a produção de intertextualidades e de muitas outras formas de criar com seriedade, mas brincando com palavras e imagens. Claro, poético, gostoso de ler como um conto ou poema, e útil, este livro será, sem dúvida, um manual de ajuda ao professor que precisa trabalhar com poesia e não teve uma formação especial para isso.


Poesia na Escola – 12 Receitas do Professor Jeosafá

Jeosafá Fernandez Gonçalvez – Editora Biruta – Brasil – 2009 – 1ª edição

Este livro é dedicado aos professores das séries iniciais do ensino fundamental que, com muito empenho, se dedicam a transformar o processo de letramento em uma conquista além do domínio mecânico da leitura e da escrita. O encantamento que a leitura pode propiciar vai depender e muito, do modo como o professor e os alunos se apropriem dos textos, da magia que descubram por trás de símbolos e sinais.


Pássaros & Bichos na voz de poetas populares

Hélder Pinheiro (Org.) – Editora Bagagem – Brasil

Trata-se de uma antologia com sextilhas de poetas do nordeste brasileiro, retomando pássaros e outros animais. A peculiaridade é o modo como poetas tratam dos animais, por um viés ligado à experiência. O livro é ilustrado com xilogravuras de Antônio Lucena.


A Poesia vai à Escola – Reflexões, comentários e dicas de atividades

Neusa Sorrenti – Editora Autêntica – Brasil

A proposta do livro é fazer com que o professor do ensino fundamental tenha gosto em trabalhar com a poesia. Respondendo a muitas perguntas feitas em cursos e oficinas de poesia e literatura, o livro apresenta atividades para que o professor saiba como explorar a poesia na sala de aula. Segundo a autora, a poesia nos torna mais críticos, mais humanos e mais participantes. “Quem lê poesia, lê qualquer texto”.


Poesias para Crianças

Editora Todo Livro – Brasil – 2004 – 1ª edição

A coleção Poesias para Crianças reúne dez livros de diferentes temas que fazem parte do universo infantil, tanto os que são abordados na escola, quanto aspectos do dia-a-dia, como família, amigos, animais de estimação, cidadania e ecologia. Textos simples, divertidos e sempre rimados despertam o interesse pela leitura e, ao mesmo tempo, passam conceitos fundamentais às crianças. Assim, a coleção será muito útil ao professor, como ferramenta de motivação ou ponto de partida para atividades.


111 Poemas para Crianças

Sérgio Caparelli – Editora L&PM – Brasil – 2008 – 2ª edição

Nesta obra, o autor faz um apanhado de suas melhores poesias, espalhadas em mais de uma dezena de livros. Os mais diversos assuntos do mundo infantil são abordados no livro. Do mesmo modo, a seleção de poesias permite às crianças a compreensão de como é vasto do domínio da arte poética, que pode cativar tanto pela emoção, quanto pela esperteza de jogos de palavras e de sons, como por sublinhar fenômenos especiais ou mostrar acontecimentos diários e cotidianos da nossa vida. O livro é inteiramente ilustrado.


Poemas para ler na escola - João Cabral de Melo Neto

Regina Zilberman (Org) – Editora Objetiva – Brasil – 2010 – 1ª edição

A obra faz parte da coleção Para ler na escola, que tem como meta aproximar alunos do ensino médio das obras de nomes fundamentais das letras brasileiras. Os livros da coleção reúnem textos sobre temas relacionados à juventude, como colégio, vestibular, infância, esporte e cinema.

ENCUESTA

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.