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DIARIO
Edición 51 - Libras na Escola
22/02/2011
 
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Atividades Ilustradas em Sinais de Libras

Elizabeth Crepaldi de Almeida e Patrícia Moreira Duarte – Editora Revinter – Brasil

Este livro traz contribuições valiosas para a divulgação da Língua Brasileira de Sinais e, mais do que isto, para o aprendizado da mesma. Por meio de atividades simples e divertidas, o livro propicia o aprendizado do alfabeto digital e dos sinais de forma prazerosa.


Libras? Que língua é essa?

Audrei Gesser – Editora Parábola Editorial – Brasil – 2009 – 1ª Edição

Desde a década de 1960, Libras recebeu o status linguístico e, ainda hoje, continuamos a afirmar e reafirmar essa legitimidade. O objetivo deste livro é pensar algumas questões relativas à surdez, num momento oportuno, quando decisões políticas têm propiciado um olhar diferenciado para as minorias linguísticas no Brasil.


Intérprete de Libras em atuação na Educação Infantil e no Ensino

Cristina Broglia Feitosa de Lacerda – Editora Mediação – Brasil – 2009 – 1ª Edição

A autora apresenta estudos realizados em salas de educação infantil e de ensino fundamental onde há a presença de dois educadores simultaneamente: a professora regente de classe e a intérprete de Libras. A leitura deste livro é indispensável a gestores, professores e pais que buscam uma escola onde as crianças surdas aprendam Libras e a língua portuguesa de forma a alcançar uma comunicação plena em sociedade.


Libras – Língua Brasileira de Sinais – A Imagem do Pensamento – Volume 1

Catarina Kiguti Kojima e Sueli Ramalho Segala – Editora Escala - Brasil

A obra completa possui cinco volumes ilustrados. Cada livro apresenta um método simples e didático, com o intuito de estimular o aprendizado e a prática da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), garantindo assim autonomia e cidadania às pessoas surdas. No primeiro volume você encontrará, entre outros, os seguintes assuntos: soletração rítmica, configuração das mãos, expressões gestuais/mímicas, expressões faciais e corporais.


ABC em Libras

Benedicta A. Costa dos Reis e Sueli Ramalho Segala – Editora Panda Books - Brasil

A obra apresenta uma proposta inédita para promover a inclusão na sala de aula: alfabetizar, ao mesmo tempo, surdos e ouvintes na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e na Língua Portuguesa. Em cada página, um objeto é apresentado no alfabeto romano e no dactilológico, e também no sinal em Libras, com a devida explicação dos movimentos gestuais e faciais. Da experiência do trabalho com alunos portadores de deficiência auditiva e da capacitação de professores bilíngues (Libras-Português), as autoras mostram um caminho para a acessibilidade à educação.


Surdos & Inclusão Educacional

Neiva de Aquino Albres – Editora Arara Azul – Brasil – 2010

Como a escola pode se preparar para receber um aluno surdo? Basta incluir a Libras no currículo? Estas e outras questões são discutidas no livro, que conta com algumas sugestões de atividades práticas para ajudar os profissionais a fazer a tão desejada inclusão educacional.


Educação de Surdos: a aquisição da linguagem

Ronice Muller de Quadros – Editora Artes Médicas – Brasil

Apresenta os princípios do trabalho com pessoas surdas, em especial no âmbito escolar, tais como aspectos sociais e culturais de uma proposta educacional, língua de sinais e aspectos relacionados à sua estrutura e aquisição da língua portuguesa.


Dicionário enciclopédico ilustrado trilingue da Língua de Sinais Brasileira

Fernando César Capovilla e Walkíria Duarte Raphael – Editora EDUSP - Brasil

A obra é resultado de vários anos de pesquisa realizada pelos autores junto a professores especializados em educação de surdos e informantes portadores de surdez, com o objetivo de fornecer um instrumento para a educação bilíngüe no Brasil. O dicionário documenta, em três línguas (português, inglês e libras) cerca de 9500 verbetes, fornecendo com exatidão descrições da forma e articulação dos sinais. Os últimos capítulos do livro apresentam novas tecnologias para educação e estratégias para a inclusão dos deficientes auditivos.


Cidadania, Surdez e Linguagem

Ivani Rodrigues Silva, Samira Kauchakje, Zilda Maria Gesueli – Editora Plexus – Brasil

O livro trata de uma das principais questões que se tem ao lidar com o indivíduo surdo: o papel da Língua de Sinais no contexto ensino-aprendizagem. Em decorrência do fato de a língua ser imprescindível para que o surdo possa se constituir como sujeito do/no mundo são discutidas questões pertinentes como as relativas à família, à comunidade, entre outras, que se constituem em relevantes contribuições para a compreensão da proposta de ensino bilíngüe para sujeitos surdos.


Linguagem, Surdez e Educação

Maria Cecília Rafael de Góes – Editora Autores Associados – Brasil

A autora apresenta pesquisas sobre o atendimento educacional da pessoa surda e os principais problemas encontrados em textos produzidos pelo aluno surdo. Mostra, também, a importância da Língua Brasileira de Sinais e os caminhos para a integração social do surdo.


Surdez e Linguagem

Ana Paula Santana – Editora Plexus - Brasil

A obra, um dos mais completos estudos já feitos acerca da surdez, trata de maneira crítica dos mais diversos aspectos ligados ao tema, tendo como base teórica a neurolingüística. Partindo das relações entre cérebro, linguagem e cultura, a autora explicita o desenvolvimento da comunicação do surdo. Aborda, ainda, as visões sobre o normal e o patológico, preconceitos, bilinguismo, língua de sinais etc.

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