Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
DIARIO
Edición 80 - Língua Portuguesa
22/11/2012
 
o

O que Muda com o Novo Acordo Ortográfico

Evanildo Bechara – Editora Nova Fronteira – Brasil

Elaborado de forma clara e didática, este manual procura esclarecer todas as dúvidas relacionadas à nova ortografia. Seu texto já está adaptado às novas regras do Acordo Ortográfico.

 


Gramática do Português Contemporâneo

Celso Cunha, Cilene da Cunha Pereira – Editora L&PM – Brasil

Fonética e fonologia; ortografia; classe, estrutura e formação de palavras; frase, oração e período; figuras de estilo e de sintaxe; pontuação; discurso direto, indireto e indireto livre e versificação, nada foi omitido nesta obra de Celso Cunha, organizada por Cilene da Cunha Pereira, para que o leitor possa aprofundar seus conhecimentos sobre a língua portuguesa e utilizá-la, com proficiência, nas diferentes situações de comunicação.

 


Português Prático

Ivo Korytowski – Editora Campus/Elsevier – Brasil – 2004

O leitor vai descobrir o outro lado do português: o português lógico, compreensível. Vai aprender a acentuar corretamente as palavras (entendendo o porquê dos acentos), a pontuar com elegância o texto, a grafar corretamente palavras e expressões, a harmonizar entre si as partes da frase (concordância verbal e nominal, colocação de pronomes) etc. O livro pode ser lido do início ao fim, como um romance, ou numa ordem aleatória qualquer, como se lê um jornal ou revista. No entanto, se o leitor precisar encontrar um assunto específico ou determinada palavra ou expressão, ele pode ir direto ao ponto procurando no índice remissivo.

 


Moderna Gramática Portuguesa – atualizada pelo novo Acordo Ortográfico

Evanildo Bechara – Editora Nova Fronteira – Brasil – 2009 – 37ª edição

Reconhecida no Brasil e no exterior desde a sua primeira edição, esta obra é a gramática mais indicada para estudantes a partir do ensino médio e para quem vai prestar concursos.

 


Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa

Maria Lúcia de Castro Gomes – Editora IBPEX – Brasil – 2008

Temas como - aquisição da língua materna e da escrita, variações linguísticas, preconceito linguístico e habilidades de comunicação, aspectos essenciais para a formação de qualquer professor de português, são amplamente abordados ao longo desta obra. O enfoque apresentado oferece os subsídios necessários para o desenvolvimento de atividades adequadas ao trabalho com questões contempladas no ensino da língua.

 


Guia Prático do Português Correto - Sintaxe

Cláudio Moreno – Editora L&PM – Brasil

O autor descreve as principais funções sintáticas e explica a regência de verbos, a concordância verbal, a colocação dos pronomes e, finalmente, a crase – um bicho-de-sete-cabeças para muita gente, que finalmente é desmistificado. Em vez de enunciar inúteis e desestimulantes regras gramaticais, Moreno prefere instrumentalizar o leitor a fazer sua própria interpretação dos fenômenos do português, capacitando-o a corrigir os próprios erros e a usar as palavras corretamente.

 


Português não é um Bicho de Sete Cabeças

Sérgio Simka – Editora Ciência Moderna – Brasil – 2008

Este livro pretende mostrar, de maneira bem despojada, cheia de humor, que as regras da gramática podem conviver pacificamente com os neurônios de quem pôs na cabeça que português é difícil, deixando claro que conhecer o próprio idioma é dispor de um instrumento para a ascensão profissional. A obra, certamente, vai fazer a sua cabeça, pois apresenta a língua portuguesa de um modo que você jamais viu.

 


Gramática da Língua Portuguesa

Ulisses Infante, Pasquale Cipro Neto – Editora Scipione – Brasil – 2008 – 3ª edição

A obra articula a apresentação dos tópicos gramaticais com a análise de textos variados. Esta edição incorpora o Acordo Ortográfico e aborda fonologia, morfologia e sintaxe. Traz, ainda, um apêndice que apresenta problemas gerais da língua culta, significação das palavras e noções elementares de estilística.

 


Guia Prático de Redação

Maria Margarida de Andrade – Editora Atlas - Brasil – 2011 – 3ª edição

Esta obra propõe-se a estudar e discutir as etapas a serem seguidas na elaboração de um texto, analisando suas partes constituintes, a construção dos parágrafos, as estruturas frasais, o uso de vocabulário adequado, bem como a solução para os erros gramaticais e as impropriedades de vocabulário mais comuns nas redações acadêmicas. A ênfase da obra, portanto, privilegia a redação dos trabalhos acadêmicos e, consequentemente, a linguagem referencial, obrigatória para esse tipo de comunicação.

 


Português ao Alcance de Todos

Jorge Ferreira da Fonseca - Editora Ciência Moderna – Brasil – 2003

É a partir de uma prosa entre dois amigos, João e José, que o estudo vai se desenvolvendo. De forma clara e objetiva, eles vão esmiuçando o conteúdo gramatical de forma a sanar as dúvidas mais frequentes e esclarecer os pontos mais delicados da nossa gramática e da nossa ortografia. O autor tem uma vasta experiência no campo do ensino do nosso idioma e no do francês, além de ter sido oficial dentista do Exército, e tendo um vasto campo de atuação no que sempre se propôs a fazer. É nesse âmbito de seriedade e dedicação que ele construiu essa narrativa cativante e didática, ao mesmo tempo, induzindo o leitor a buscar mais e mais, de forma clara, realmente ao alcance de quem se propor a ler o livro.

 


Jogos nas Aulas de Português – Linguagem, Gramática e Leitura

Rita de Cássia Santos Almeida – Editora Vozes – Brasil – 2010

A metodologia aplicada em sala de aula é de livre e exclusiva escolha do professor, porém sem a presença do aluno, não há aula. Privilegiou-se, então, neste livro uma parceria entre ensinar e aprender português, de forma lúdica no ensino fundamental, de modo que o aluno seja o alvo das atenções. Através de jogos, as aulas aproximarão muito mais os professores dos alunos, bem como estes estarão mais prontos e motivados para a aprendizagem do conteúdo.

 


Vozes da Cidade – Língua Portuguesa em Textos e Conversas

Vários autores – Editora Senac – Brasil – 2011

Neste livro é abordado o cotidiano caótico das grandes cidades, por meio de crônicas e notícias sobre vários temas desenvolvidas para o livro. Os leitores são convidados a refletir e a analisar as diferentes particularidades da língua portuguesa. A partir desse pretexto, o livro apresenta recursos gramaticais para auxiliá-los nas situações formais de comunicação exigidas no dia a dia profissional, pessoal e social.

 


Livro de Receitas do Professor de Português - Atividades para a Sala de Aula

Carla Viana Coscarelli – Editora Autêntica – Brasil – 2003

A obra traz indicações sobre a maneira de preparar uma iguaria. As iguarias, aqui, são atividades de ensino e de aprendizagem da língua, uma metáfora extremamente significativa, porque revela que se pode ensinar e se pode aprender o português na escola com o mesmo prazer e a mesma alegria com que se saboreiam iguarias.

 


Gêneros de Texto no Dia-a-Dia do Ensino Fundamental

Ana Maria de M. Guimarães, Daiana Campani-Castilhos, Rafaela Fetzner Drey – Editora Mercado de Letras – Brasil – 2008

Este livro é escrito por professoras de língua materna, que acreditam que a escola tem uma tarefa no ensino-aprendizagem da língua; é um livro que nasce da experiência delas como docentes que têm um pé na academia, mas que estão sempre preocupadas com a sala de aula. Procuram oferecer a você, professor do ensino fundamental, sugestões de como trabalhar, em sala de aula, diferentes gêneros textuais, a fim de que você possa auxiliar seus alunos no desenvolvimento de efetivas competências relacionadas à leitura e à produção de textos pertencentes a esses gêneros.

 


Ler e Escrever - Estratégias de Produção Textual

Ingedore Villaça Koch, Vanda Maria Elias – Editora Contexto – Brasil – 2009

Atividade regida pelo princípio da interação, a escrita requer a mobilização de conhecimentos referentes à língua, a textos, a coisas do mundo e a situações de comunicação. Assim, com base em um conjunto de exemplos comentados – quadrinhos, propagandas, reportagens, crônicas, poemas, músicas e muitas produções de alunos de séries distintas – as autoras demonstram a aplicação dos conceitos teóricos abordados, favorecendo a sua compreensão e ressaltando sempre as peculiaridades de cada gênero textual.

 


Português Prático

Paulo Flávio Ledur – Editora AGE – Brasil

Escrito em linguagem simples e acessível, este livro "troca em miúdos" os aspectos gramaticais que mais atrapalham quem faz uso da língua portuguesa no dia-a-dia, tornando seu estudo mais rápido e agradável. Oferece o conjunto de requisitos mínimos para que o leitor possa desenvolver por si mesmo a autonomia e a versatilidade necessárias para o uso eficaz e corrente da linguagem formal e informal.

 

ENCUESTA

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.