Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
DIARIO
Edición 84 - Boas Práticas Pedagógicas
20/02/2013
 
o

O Bom Professor e sua Prática

Maria Isabel da Cunha – Editora Papirus – Brasil – 20ª edição

O bom professor e seu dia-a-dia como indivíduo e educador, sua prática e metodologia são temas aqui discutidos com o objetivo de apresentar uma proposta de novos rumos ao curso de magistério que atenda às necessidades de inovação do ensino no país.

 


9 Hábitos de Professores Altamente Eficientes

Jacquie Turnbull – Editora SBS – Brasil – 2009 – 1ª edição

Para negociar em um mundo que muda rapidamente, as pessoas precisam ser criativas, flexíveis em relação às novas situações e encontrar soluções inovadoras para os problemas difíceis. Semelhantemente, se os professores vão preparar a sociedade para esses desafios, deverão ser modelos de aprendizes e prontos a se adaptar às mudanças para estimular o aprendizado em outras pessoas. Em resumo, um novo profissionalismo está surgindo. É o profissionalismo que requer mais envolvimento ativo pelos indivíduos no seu próprio desenvolvimento e no desenvolvimento da profissão do ensino. Este livro fascinante mostra como os professores podem se tornar habilitados, profissional e pessoalmente, a habilitar outras pessoas.

 


Pedagogia da Autonomia – Saberes Necessários à Prática Educativa

Paulo Freire – Editora Paz e Terra – Brasil – 2011 – 43ª edição

Na obra, o autor nos apresenta uma reflexão sobre a relação entre educadores e educandos e elabora propostas de práticas pedagógicas, orientadas por uma ética universal, que desenvolvem a autonomia, a capacidade crítica e a valorização da cultura e conhecimentos empíricos de uns e outros. Criando os fundamentos para a implementação e consolidação desse diálogo político-pedagógico e sintetizando questões fundamentais para a formação dos educadores e para uma prática educativo-progressiva, Paulo Freire estabelece neste livro novas relações e condições para a tarefa da educação.

 


Práticas Pedagógicas – Vivências e Reflexões

Jerônimo Sartori e Lorita Maria Weschenfelder (Org.) – Editora Universidade de Passo Fundo – Brasil – 2007

Quarto volume da coletânea produzida e organizada pelos professores-pesquisadores vinculado ao projeto “A relação teoria e prática no cotidiano dos professores”. Na trajetória de mais de uma década investigando os processos de construção do saber e do fazer docente, muitos saberes foram redimensionados, muitos fazeres foram questionados, muitos conflitos foram explicitados.

 


99 Calamidades em Sala de Aula e como Evitá-las

Tabatha Rayment – Editora SBS – Brasil – 2008

Há centenas de livros no mercado que ajudam a montar um plano de aula, avaliar, organizar e aferir, mas poucos são os que realmente falam dos problemas que os professores enfrentam de verdade: problemas que têm muito pouco a ver com seu desempenho quando observado ou como desenvolveu sua experiência profissional.

 


Afetividade e Práticas Pedagógicas

Sérgio Antonio da Silva Leite – Editora Casa do Psicólogo – Brasil

Seus onze capítulos contemplam aspectos das dimensões afetivas no trabalho docente. Analisam, também, a afetividade nos processos de constituição do sujeito leitor e do professor. As bases teóricas estão centradas na abordagem histórico-cultural, em que se destacam as ideias de Vigotski e Wallon. A leitura desses capítulos sugere, claramente, que afetividade e cognição são duas dimensões inseparáveis do processo ensino-aprendizagem, não sendo mais possível pensar o trabalho educacional sem que ambas sejam consideradas. Obviamente, isso tem implicações na mediação pedagógica, desenvolvida pelo professor em sala de aula.

 


Práticas Pedagógicas Vivenciais

Vilmabel de Oliveira Soares Gibon – Editora Vozes – Brasil – 2010

Por meio de dinâmicas de grupo, exercícios teatrais, brincadeiras diversas, textos reflexivos e arteterapia, esta obra busca auxiliar os professores para um melhor relacionamento interpessoal, possibilitar um clima harmonioso em sala de aula de maneira que o professor consiga chamar a atenção dos alunos para o aprendizado e direcionar a pedagogia para a prática apontando diretrizes para a vocação do ser humano de acordo com suas habilidades inatas e inteligências múltiplas.

 


A Arte de Construir Cidadãos – As 15 Lições da Pedagogia do Amor

Roberto Carlos Ramos – Editora Celebris – Brasil

Meu nome é Roberto Carlos Ramos, sou negro, gosto de sorrir para as coisas e para a vida... Mas já tive febre um dia, não tive em muitas ocasiões comida, fiquei muitos anos longe das escolas e só fui alfabetizado aos catorze anos. Menino de rua na minha cidade, passei por vários orfanatos e internatos, dos quais fugi cento e trinta e duas vezes e acabei sendo tachado de irrecuperável com apenas nove anos. A mudança em minha vida, à qual denomino um acontecimento extraordinário, se deu graças a uma educadora francesa, uma mulher fantástica que, como mãe, professora e fada que era, me ensinou as 15 lições fundamentais que mudaram completamente meu destino. Não se trata de magia, filosofia ou misticismo. Trata-se da minha própria história.

 


Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva

Isabel Alarcão – Editora Cortez – Brasil – 2009 – 7ª edição

Neste livro, a autora reafirma a necessidade do pensamento crítico e acentua a dimensão coletiva da atividade dos professores. Enuncia as características distintivas do conhecimento destes profissionais da educação que assume como quadro de referência para a sua formação e o seu desenvolvimento. Mas não esquece os alunos nem a sua posição, bem como a dos professores e a da escola, perante as exigências da sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem.

 


A Prática Reflexiva no Ofício de Professor

Philipe Perrenoud – Editora Penso – Brasil – 2002

Este livro revoluciona a forma de pensar a formação e a atuação profissional dos professores e se destina a todos educadores que analisam e transformam suas práticas, como orientadores, formadores, responsáveis por projetos inovadores e políticas educacionais e diretores de escolas.

 


Dez Novas Competências para Ensinar

Philippe Perrenoud – Editora Penso – Brasil

O autor privilegia as práticas inovadoras e, portanto, as competências emergentes, aquelas que deveriam orientar as formações iniciais e contínuas, aquelas que contribuem para a luta contra o fracasso escolar e desenvolvem a cidadania, aquelas que recorrem à pesquisa e enfatizam a prática reflexiva.

 


Sala de Aula: Que Espaço é Esse?

João Francisco Regis de Morais (Org) – Editora Papirus – Brasil – 2005

Coletânea de textos de autores que questionam alguns aspectos existentes em sala de aula, tentando iluminá-los.

 


Educando o Profissional Reflexivo

Donald A. Schön - Editora ArtMed – Brasil

O autor propõe uma formação profissional que interage com a teoria e a prática, em um ensino reflexivo, baseado no processo de reflexão na ação, ou seja, um ensino cujo aprender através do fazer seja privilegiado; um ensino cuja capacidade de refletir seja estimulada através da interação professor-aluno em diferentes situações práticas.

 

ENCUESTA

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.