Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 1 - Profissão Professor
18/06/2008
 
ou

A Língua das Mariposas

(La Lengua de las Mariposas), Espanha, 1999, 95 min

 

Don Gregório é um velho professor de uma pequena cidade da Espanha. Moncho, um garoto de sete anos que inicia sua vida escolar meses antes da ditadura do General Franco se instalar no país.

 

Com o velho mestre ele descobre o prazer de aprender, de admirar e explorar a natureza, de viver com os sentidos e os sentimentos.

 

é uma história singela, triste e profunda sobre o relacionamento entre aluno e mestre. Ao mesmo tempo, serve de cenário para o autor mostrar a ascensão do regime militar espanhol e como ele influenciou a moral e a ética da população, inclusive em relação ao mestre Gregório, um notório opositor ao regime repressor.


A Escola da Vida

(School of Life, 2005), Canadá e Estados Unidos, 2005, 111 min

 

O Senhor D é um simpático e informal professor de história que intriga alunos e professores na Fallbrooks Middle School com sua maneira diferente de dar aula.

 

Mesmo massificando os clichês da competição e da inveja que acabam permeando a história narrada no filme, vale a pena conferir a didática empregada - e intrigante - do professor protagonista.


A Sociedade dos Poetas Mortos

(Deads Poets Society), EUA, 1989, 128 min

 

Em 1959, na conservadora Welton Academy, freqüentada exclusivamente por rapazes, um professor emprega métodos de ensino nada tradicionais para lecionar literatura. Seu lema é carpe diem, expressão em latim que significa "aproveite o dia". E ele não mede esforços para provar aos estudantes que a preparação para a universidade não precisa ser um tormento. Pelo contrário, aprender pode ser um prazer. O professor fala aos seus pupilos sobre uma confraria secreta, a Sociedade dos Poetas Mortos (que dá nome ao filme) e cujos membros se reuniam para a leitura de versos e a discussão de paixões pessoais. Ao ressuscitar esses hábitos o professor incentiva os rapazes a seguir os próprios destinos e a decidir seus destinos.

 

Porém, ainda que quase toda turma goste das novidades implantadas pelo mestre - como assistir aulas ao ar livre e arrancar dos livros didáticos as páginas consideradas inúteis - as medidas não agradam à direção da escola, que as proíbe.

 

Enfim, Sociedade é um filme que mostra o contraponto entre o desejo de liberdade e a alegria de viver e os rígidos códigos de conduta que de instituições educacionais conservadoras.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.