Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 97 - Folclore na Escola
23/01/2014
 
ou

Antologia do Folclore Brasileiro

Luís da Câmara Cascudo – Editora Global – Brasil – 2001 – 10ª edição

A obra "é a reunião das meritórias informações elaboradas cronologicamente para facilitar o estudo literocientífico do povo brasileiro. Ele demonstra nesta obra conceitos e tendências ainda hoje presentes no cotidiano do brasileiro, como as apresentações de Folia de Reis, Bumba-meu-Boi, e outras manifestações comemoradas por todos os recantos". Tem volumes 1 e 2.


Folclore do Brasil

Luís da Câmara Cascudo – Editora Global – Brasil – 2012 – 3ª edição

"Ciência, arte, cultura viva: o folclore está presente na vida diária de cada habitante do planeta, apesar de ele nem desconfiar. Muitos de nossos gestos, expressões e crendices remontam a milhares de anos. Não há nada de novo sob o sol, já dizia o Rei Salomão. "Há ‘novidades’ que contam 23 mil anos", completa o mestre Luís da Câmara Cascudo, nesse autêntico curso de extensão cultural, semelhante ao organizado por muitas universidades, intitulado Folclore do Brasil. O livro se divide em nove capítulos, abordando campos de conhecimento específicos do amplo universo do folclore."


O que é Folclore

Carlos Rodrigues Brandão – Editora Brasiliense – Brasil

"O que estuda e a que se liga o folclore? Maneiras curiosas e pitorescas de o povo ser, criar, cantar e dançar? Ou o próprio significado da cultura, através do trabalho criativo dos muitos tipos de povos de cada era da história, de cada sociedade? Quais as diferenças entre o folclórico e o popular? O que uma cultura diz através do folclore? A função do pesquisador do fato folclórico é justamente buscar compreender o próprio sentido dos significados da cultura. Do homem e seu mundo, portanto."


Viagem pelo Brasil em 52 Histórias

Silvana Salerno – Editora Companhia das Letrinhas – Brasil – 2006

"Antropólogos, etnógrafos, pesquisadores e folcloristas - como Herbert Baldus, Egon Schaden, Cláudio e Orlando Villas-Boas, Darci Ribeiro, João Ribeiro, Basílio de Magalhães, Afonso Arinos, Artur Ramos, Sílvio Romero e Mário de Andrade - serviram de inspiração para essas histórias que recobrem as cinco regiões do Brasil, montando um painel de nossa cultura popular. Cada narrativa é permeada de quadros explicativos ilustrados com fotos e desenhos que, na lateral das páginas, informam sobre a geografia, a botânica, a zoologia, a história, a economia e a cultura do país. O número 52 foi escolhido para que o leitor tenha uma história nova para ler a cada semana, durante um ano inteiro, viajando do Amapá ao Rio Grande do Sul, percorrendo vilarejos e metrópoles, interior e capitais, praias, mata e sertão."


Dicionário do Folclore Brasileiro

Luís da Câmara Cascudo – Editora Ediouro – Brasil

"Escrito nas décadas de 40 e 50, o dicionário nasceu do desejo do autor em ter em mãos, até para consultas pessoais, um volume que falasse sobre nossa cultura popular. Lendas, mitos, superstições, indumentária, bebidas e comidas tradicionais, santos, folcloristas eram os temas que Cascudo queria pesquisar para incluir em sua obra."


O Folclore em Questão

Florestan Fernandes – Editora WMF Martins Fontes – Brasil – 2003

O livro "preocupa-se em mostrar que o folclore pode ser estudado e deve ser analisado de forma crítica. A reflexão aqui apresentada constitui uma forma de enriquecer os debates sobre a cultura brasileira, além de permitir às novas gerações acesso aos trabalhos deste importante sociólogo paulista."


Lendas Brasileiras

Luís da Câmara Cascudo – Editora Global – Brasil

"Uma boa parte das lendas reunidas no livro foi ouvida, e registrada, por Luís da Câmara Cascudo diretamente da boca do povo. Para as demais, utilizou fontes escritas, colhidas em obras de escritores ilustres, como o mineiro Afonso Arinos e o gaúcho Simões Lopes Neto, mas também em revistas de difícil acesso, livros raros. Esses textos encontram-se reproduzidos fielmente, com anotações de mestre Cascudo, esclarecendo o significado de termos regionais, fixando a difusão da história."


Folclore Brasileiro

Nilza Botelho Megale – Editora Vozes – Brasil – 2011 – 5ª edição

"A autora reuniu aqui informações sobre o fato folclórico, linguagem, literatura, música, artesanato, culinária. O livro finaliza com um capítulo com dados interessantes sobre a geografia do Folclore Brasileiro, seguido de um capítulo todo dedicado a Minas Gerais."


Dança, Brasil! Festas e Danças Populares

Gustavo Côrtes – Editora Leitura – Brasil – 2000 – 1ª edição

"As festas e danças relatadas neste livro traduzem, de forma alegre e informativa, a imensa riqueza cultural existente no Brasil, que tem nas manifestações populares uma das suas expressões mais significativas. Este livro vem contribuir para o reconhecimento e a valorização de nossas raízes, possibilitando inúmeras oportunidades de aprendizagem, já que, embalados pelas danças, músicas e festas populares, os brasileiros expressam, de forma exemplar, o caráter multifacetado e único do Brasil!"


Folclore em Cantos e Contos

Maria Ângela Finzetto – Editora Todolivro – Brasil – 2012

"Aonde quer que você vá, sempre encontrará um pouco de folclore. Ele está em todos os lugares, no mundo inteiro, e já existia muito antes de ser chamado assim. Folclore quer dizer sabedoria do povo e isto é o que os principais personagens da nossa cultura popular se propõem a ensinar: suas histórias, cantigas, provérbios e divertidas brincadeiras como trava-línguas, adivinhações e parlendas. Com eles você vai descobrir o folclore brincando! A obra é ricamente ilustrada e em um formato especial. Além disso, acompanha um CD multimídia com diversos recursos." Literatura infanto-juvenil


O Mais Legal do Folclore

Luciana Garcia – Editora Caramelo – Brasil – 2003

"O mais legal do folclore traz uma história interativa e envolvente, que transformará o leitor em detetive, fazendo-o investigar a vida e a personalidade de cada um dos personagens do folclore brasileiro, a fim de desvendar o grande mistério associado à touca do Saci. O leitor também deverá ficar atento às ilustrações: elas podem conter dicas supersecretas e essenciais para a resolução do suposto crime." Literatura infanto-juvenil

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.