Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 106 - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia-2014
29/10/2014
 
ou

Metodologia Científica ao Alcance de Todos

Celicina Borges Azevedo – Editora Manole – Brasil – 2013 – 3ª edição

“Em linguagem simples e direta, e ilustrada por figuras, fotos e esquemas ilustrativos, esta obra contempla todas as etapas do trabalho de um cientista, desde a procura por questões relevantes a serem solucionadas, até a formulação de hipóteses sobre as possíveis causas do problema pesquisado. A seguir, apresenta o método científico e descreve uma série de métodos necessários à avaliação das hipóteses propostas. Conclui-se com informações sobre o preparo de um estudante para as chamadas Feiras de Ciências, atividade de divulgação científica importante de colégios.”


Os 10 Mais Belos Experimentos Científicos

Robert P. Crease – Editora Zahar – Brasil

“Em sua coluna na revista norte-americana 'Physics World', o filósofo e historiador da ciência Robert Crease fez uma votação entre seus leitores perguntando quais seriam os maiores experimentos do mundo. O resultado está nessa magnífica jornada, que percorre 2.500 anos de progresso na ciência, revelando os grandes experimentos que nos permitiram conhecer a realidade do nosso planeta. Ao longo do caminho vemos, entre outros, Eratóstenes, no século III a.C, medir pela primeira vez a circunferência da Terra. Encontramos Galileu Galilei calculando a velocidade de queda dos corpos. E conhecemos o pêndulo montado por Foucault, no século XIX.”


Os Grandes Experimentos Científicos

Michel Rival – Editora Zahar – Brasil

“Neste livro são descritos cerca de 40 experimentos fundadores da ciência, desde o século III A.C. até o século XX. Os experimentos científicos são apresentados de forma concisa e cronológica, incluindo ilustrações, gráficos elucidativos e textos onde os próprios cientistas narram suas proezas.”


Almanaque Ciência em Show

Daniel Angelo, Wilson Namen, Gerson dos Santos – Editora Master Books – Brasil – 2011

“Este livro busca estimular o conhecimento científico, transformando-o em entretenimento. Por meio desta obra, o leitor poderá realizar várias experiências em casa e na escola. Os autores trazem temas como som, magnetismo, sustentabilidade, energia nuclear, entre outros, em mais de 50 experiências ilustradas.”


Eureka! – Práticas de Ciências para o Ensino Fundamental

Alexandre Brandão Grosso – Editora Cortez – Brasil – 2005

A obra “contém 40 atividades (experiências), na área das cências físicas e biológicas, de que o professor poderá lançar mão em seu dia a dia de trabalho na escola. As sugestões de atividades são fruto de alguns anos de atuação do autor como professor de ciências no ensino fundamental, bem como da troca de experiências com colegas e alunos.

Embora as atividades sejam a princípio direcionadas a professores da primeira fase do Ensino Fundamental, também os da segunda fase poderão aplicá-las, tendo em vista que muitas delas, por sua flexibilidade, podem ser reelaboradas para um grau maior de complexidade.”


Ciência, Tecnologia e Sociedade

Wanda Aparecida Machado Hoffmann – Editora Edufscar – Brasil – 2011

“Esta obra reúne contribuições que abordam temáticas que envolvem a Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) à luz de diferentes olhares. Esse campo de estudos encontra-se em processo de construção e transformação, proporcionando muitas possibilidades de intercâmbio de ideias e o fortalecimento das interfaces com as diversas áreas de conhecimento. Os estudos de CTS têm um caráter multidisciplinar. Os temas são abordados em uma perspectiva crítica e relacional, de maneira a evidenciar as diferentes dimensões do conhecimento estudado, sobretudo das interações entre CTS.”


Ciência & Tecnologia para o Desenvolvimento Nacional

Adalberto Monteiro, Fábio Palácio (Org.) – Editora Anita Garibaldi e Fundação Maurício Grabois – Brasil – 2010

“O domínio da Ciência e Tecnologia representa, cada vez mais, componente central de qualquer estratégia sustentável de desenvolvimento econômico e social. Atenta a essa realidade, a Fundação Maurício Grabois decidiu debruçar-se sobre o assunto, discutindo com cientistas, pesquisadores, professores, parlamentares, gestores públicos e dirigentes de entidades da área. O presente volume traz os resultados de dois seminários sobre o tema, realizados em setembro de 2009 e fevereiro de 2010. Ao levar esse rico debate a um número maior de pessoas, a Fundação espera ajudar a elucidar os caminhos que o Brasil precisa seguir a fim de avançar ainda mais nessa área, de tão grande importância para a soberania e o desenvolvimento da nação.”


Física mais que Divertida

Eduardo de Campos Valadares – Editora UFMG – Brasil – 2012 – 3ª edição

Esta obra estimula o descobrimento das aplicações práticas da física através de trabalho artesanal criativo. A maioria das experiências e protótipos propostos, envolvendo robótica, foguetes, fibras óticas, antenas parabólicas, lasers, entre outros, requer apenas materiais reciclados e de baixo custo além de ferramentas de uso doméstico. Instrui sobre como realizar os experimentos, considerando normas básicas de segurança e onde encontrar itens como glicerina e tubos de cobre.


Manual do Mundo – 50 Experimentos para Fazer em Casa

Alfredo Luís Mateus, Iberê Thenório – Editora Sextante – Brasil – 2014

“Foram selecionados os experimentos científicos mais divertidos e, ao mesmo tempo, simples de serem feitos em casa. Cabo de guerra sem corda. Pintura sem tinta. Caixa acústica sem eletricidade. Parece esquisito? Essas e outras experiências vão mostrar que é possível fazer muita coisa legal com materiais que estão escondidos na sua casa e que poderiam acabar indo para o lixo. Você vai tatuar frutas, usar uma lâmpada que não ilumina, moldar e reciclar plástico, soltar foguetes e experimentar com ímãs e reações químicas. Vai aprender a transformar um celular em projetor e em microscópio. Encontrará projetos para fazer coisas úteis, geringonças, jogos, mágicas para mostrar para os amigos. Vai fazer arte de um jeito diferente e se divertir na cozinha. Tudo isso com instruções passo a passo e muitas fotos explicando direitinho como se faz.” Literatura infanto-juvenil


Invenções – Ciência e Tecnologia – Ideias que mudaram o Mundo

Yan Graham – Editora Ciranda Cultural – Brasil – 2010

“O livro Invenções - Ciência e Tecnologia pretende dar um salto no passado, desde as primeiras ideias até a era da tecnologia.” Literatura infantil


Tecnologia e Inclusão Social

Mark Warschauer – Editora Senac SP – Brasil – 2006 – 1ª edição

"O que significa, em última instância, ter acesso às novas tecnologias de informação e comunicação? Por que esse acesso é importante para a inclusão social? De que maneira as novas tecnologias podem ser utilizadas para melhor promover a igualdade social? Ao responder a essas perguntas, Mark Warschauer mostra que o mero fornecimento de computadores não é suficiente para reduzir o gap da exclusão digital. É preciso que as pessoas sejam capazes não somente de acessas as TICs, mas de, sabendo utilizá-las, criar novos conhecimentos a partir de sua experiência prévia. O autor focaliza os desafios do desenvolvimento social e, por meio de exemplos tomados em países ricos e pobres, ilustra possíveis maneiras de abordá-los mediante a integração eficaz das TICs em comunidades, instituições e sociedades."


Cidade Digital – Infoinclusão Social e Tecnologia em Rede

Evandro Prestes Guerreiro – Editora Senac SP – Brasil – 2006 – 1ª edição

"A tecnologia se faz presente na vida do ser humano de forma cada vez mais intensa e fugaz. E a necessidade de acompanhar tais inovações vem sendo absorvida como mais um fenômeno a contribuir para as desigualdades sociais. A partir do estudo sobre o impacto social causado pela atual sociedade de informação nas cidades modernas, Evandro Prestes Guerreiro discorre, com olhar humanista e técnico, sobre o desenvolvimento da cidade digital - uma projeção futurista que, na verdade, já é fato em muitas localidades. A necessidade urgente da infoinclusão social, a democratização dos meios de comunicação e a conscientização de gestores das cidades e dos cidadãos quanto às mudanças iminentes, além dos problemas decorrentes desses processos, são alguns poucos exemplos dos temas em discussão neste livro."

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.