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JORNAL
Edição 121 - Inovação e Criatividade na Escola
11/01/2016
 
ou

Atividades Criativas para a Sala de Aula

Mark Labrow – Editora Vozes – Brasil – 2011

“Promover a criatividade alheia é um desafio. A dramatização muitas vezes é vista como um tema periférico em nossas escolas, algo divertido, uma abstração bem-vinda das reais atividades, mas não uma opção de carreira viável, de fato.

Atividades Criativas para a Sala de Aula é mais do que apenas uma lista de exercícios que têm por objetivo melhorar o desempenho de jovens atores ou apoiar a criação do teatro na escola. Por meio deste material, Mark Labrow oferece exercícios práticos, de fácil aplicação, que os professores podem utilizar com seus pupilos para ajudá-los a se adaptar ao mundo em rápida evolução no qual estão crescendo.”


A Criatividade na Sala de Aula

Celso Antunes – Editora Vozes – Brasil – 2003

“A criatividade constitui conceito associado a diferentes atributos ligados à originalidade, variedade, espontaneidade e facilidade em ver e entender de maneiras diferentes as coisas do mundo. Até relativamente poucos anos atrás pensava-se que se constituía como feliz acidente da natureza ou produto de herança genética de alguns e que a escola e os professores pouco poderiam fazer para estimulá-la. Pesquisas recentes sobre a genialidade alteraram essa ideia e enfatizaram a extraordinária participação da escola no desenvolvimento de uma pensar criativo. Este livro aborda uma síntese dessas conclusões e experiências e propõe desafios e estratégias para sua prática no dia-a-dia da atividade escolar.”


Mudanças e Inovações na Educação

Lourival Correia Freitas – Editora Edicon – Brasil – 2003

“O livro levanta a questão cultural no ambiente do trabalho educacional, sendo um verdadeiro manual, no sentido intrumental do conceito, que identifica oportunidades e instrumentos de reciclagem cultural, além de operacionalizar um plano de desenvolvimento pessoal.”


Inovação na Sala de Aula

Clayton Christensen, Michael B. Horn e Curtis W. Johnson – Editora Bookman - 2011

“Ao salientar a importância de tratar de forma diferente pessoas que aprendem de forma diferente, eles mostram o importante papel da tecnologia na customização do ensino para a motivação e o aprendizado do aluno.”


Educando para Inovação e Aprendizagem Independente

Ronaldo Mota, David Meerman Scott – Editora Elsevier – Brasil – 2013

"Este livro explica como educar as pessoas para um mundo em que a inovação está cada vez mais central e mais relacionada com as tecnologias digitais. Ele trata das metodologias educacionais compatíveis com este panorama que aponta para o desenvolvimento econômico e social sustentável no qual a inovação é estratégia central para satisfazer as novas necessidades pedagógicas.

Ronaldo Mota e David Scott exploram a conexão entre três importantes temas da contemporaneidade: aprendizagem, tecnologia e inovação, tomando como exemplo casos do Brasil e da Inglaterra. Dessa forma, explora e contribui para a superação das dificuldades enfrentadas pelas políticas e práticas educacionais no mundo contemporâneo.”


Criatividade na Escola

Fernanda Hellen Ribeiro Piske, Sara Bahia (Coordenadoras) – Editora Juruá – Brasil – 2013

“Esta obra busca inspirar todos os leitores a usarem o seu potencial criador para uma vida melhor e um mundo mais colorido e cheio de inovações nas escolas, a partir do desenvolvimento da criatividade. É justamente a partir de um ensino fora do padrão, possibilitando a liberdade de expressão, que é possível perceber o verdadeiro sentido do processo da aprendizagem. Professores, psicólogos, pedagogos, profissionais da educação, famílias, alunos, e toda a sociedade: unidos em prol de escolas mais criativas e inovadoras.”


Cenários de Inovação para a Educação na Sociedade Digital

Maria Elisabeth Bianconcini de Almeida, Paulo Dias, Bento Duarte da Silva (Orgs.) – Editora Loyola – Brasil – 2013

“Este livro é fruto do diálogo profícuo entre estudiosos sobre o tema das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na educação. Os organizadores trazem diversos autores convidados do Brasil e de Portugal que, ao longo dos últimos 25 anos, trabalham intensamente com o tema, envolvendo-se com a investigação, a formação de professores, a gestão e a avaliação de projetos e políticas públicos de integração e dinamização da utilização educacional das tecnologias de informação e comunicação nos cenários de aprendizagem. O eixo articulador desta obra são as perspectivas de inovação em educação com o uso das TIC. Ela está organizada em dez capítulos, sendo seis de autores do Brasil e quatro de Portugal, ao longo dos quais é desenvolvida a temática da inovação em educação a partir da reflexão sobre os conceitos, os modelos e as práticas de mudança e inovação nos cenários emergentes da educação na sociedade digital.”


Atividades Criativas para se Apropriar do Conhecimento na Sala de Aula

Ana Maria Ferlin, Daisy Gomes – Editora Vozes – Brasil 2012

Com foco em atividades significativas direcionadas a pequenos educandos – também sujeitos históricos, sociais e culturais - as intenções pedagógicas apresentadas nesta coletânea coadunam concepções de aprendizagem e concepções de infância, propondo ações transformadoras específicas aos novos sujeitos do Ensino Fundamental de nove anos. Esta obra reúne uma coletânea de ricas possibilidades de diálogo entre sujeito e conhecimento, a experimentação de construir saberes de forma natural e significativa atrelando as especificidades da infância às exigências do Ensino Fundamental de nove anos.


Temas Transversais, Pedagogia de Projetos e Mudanças na Educação

Ulisses F. Araújo – Editora Summus – Brasil – 2014

“Nas décadas recentes a sociedade vem passando por mudanças que impactam a sala de aula, o currículo das escolas e os próprios objetivos da educação. Este livro discute como os chamados temas transversais, articulados com a pedagogia de projetos e com os princípios de interdisciplinaridade, podem apontar caminhos inovadores para a educação formal e para uma ressignificação da prática docente.”


Professor, Não Deixe a Peteca Cair

Simão de Miranda – Editora Papirus – Brasil – 2011 – 7ª edição

“Esse livro tem como objetivo convidar o professor a refletir sobre seu papel e sua prática, incentivando-o a implementar, em sala de aula, estratégias que favoreçam o desenvolvimento da criatividade e da afetividade do aluno. Como o autor destaca, o afeto é uma condição necessária ao desenvolvimento das habilidades intelectuais e acadêmicas. Desse modo, o aluno motivado, interessado e com autoconceito positivo tende a apresentar um desempenho mais criativo e empreendedor. Mais do que oferecer diversas ideias para tornar a aula mais atraente, o livro incentiva o professor não só a revisá-las, como também a elaborar suas próprias estratégias criativas e afetivas. Assim, além de resgatar o prazer de ensinar, estimula o educador a experimentar novas formas de pensar e atuar.”

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