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JORNAL
Edição 125 - Educação de Jovens e Adultos
25/05/2016
 
ou

Educação de Jovens e Adultos – O que revelam as pesquisas

Leôncio Soares (Org.) – Editora Autêntica – Brasil – 2011

“Este livro traz uma coletânea de artigos que fornece conteúdo fundamental para quem está interessado em pesquisar alguma temática específica em Educação de Jovens e Adultos, pois faz um balanço das pesquisas realizadas no Brasil sobre esse campo. Os textos apresentados aqui foram agrupados em sete categorias: políticas públicas; sujeitos da EJA; alfabetização e letramento; EJA e o mundo do trabalho; formação de educadores; currículos e práticas pedagógicas; e escolarização. Os autores desta obra ajudam a compreender como pesquisadores e pesquisadoras em Educação de Jovens e Adultos vêm produzindo conhecimento na área, quais são as principais abordagens, os temas mais relevantes, as metodologias utilizadas e as análises produzidas nesse campo de aprendizagem.”


A Formação de Professores para a Educação de Jovens e Adultos

Tania Maria de Melo Moura (Org) – Editora Autêntica – Brasil – 2010

“Este livro apresenta estudos teóricos-empíricos sobre uma temática que até recentemente carecia de pesquisas que a qualificassem como campo de conhecimento científico: a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Compreender a formação de professores para EJA, seus dilemas atuais, seus aspectos históricos, sociais, políticos e econômicos, é entender a implicação desse processo na vida de milhares de brasileiros.”


Educação de Jovens e Adultos – Sujeitos, saberes e práticas

José Rubens Lima Jardilino, Regina Magna Bonifácio de Araújo – Editora Cortez – Brasil – 2014

“A obra é destinada a formadores de docentes, a professores que atuam na EJA, a pesquisadores da área, àqueles que militam nas causas da educação de adultos e da educação popular, a profissionais da educação que exercem funções de gestão e coordenação pedagógicas nas unidades escolares e nos sistemas de ensino, a obra possibilita um debate para além das práticas e dos saberes pedagógicos.”


Educação de Jovens e Adultos – Prática pedagógica e fortalecimento da cidadania

Vera Capucho – Editora Cortez- Brasil – 2012

“Unindo sensibilidade e um denso compromisso com a formação do jovem e do adulto, Vera Capucho traduz em reflexões e indicações conceituais e práticas todos os anseios que buscam valorizar o segmento e os atores aí envolvidos. O leitor inicia o percurso com um debate sobre os alunos da EJA, pensado aqui como sujeitos de direitos e atores da cidadania, e segue desvendando os referenciais legais da Educação em Direitos Humanos, dialogando sempre com o educador atuante e as particularidades de seu contexto de ação. Em seguida, mergulha no processo formativo desses grupos, apresentando um panorama da situação docente na EJA, de um lado, e, de outro, evidenciando experiências e possibilidades de trabalho. Firma-se, assim, como obra de referência e interação contínua na busca pela transformação da escolarização do segmento, especialmente na luta por uma sociedade mais justa e equilibrada, feita por todos nós.”


Educação de Jovens e Adultos – Currículo e Práticas Pedagógicas

Valdo Barcelos – Editora Vozes – Brasil – 2010

“Este livro contribui para alargar os horizontes pedagógicos e ampliar o repertório de conhecimentos e de saberes sobre a formação dos docentes que trabalham com jovens e adultos e apresenta um conjunto de narrativas de professores(as) e de educandos(as) de EJA, como forma de dialogar com a reflexão inicialmente proposta. Uma das formas de enfrentar esse desafio é tomar o currículo como se fosse um texto. Portanto, algo em permanente construção por parte daqueles(as) que o leem, que o interpretam.”


Afetividade, Aprendizagem e Educação de Jovens e Adultos

Laurinda Ramalho de Almeida (Org) – Editora Loyola – Brasil – 2012

“Esta coletânea resulta de pesquisas de mestres e doutores do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação - PED-PUC-SP - cujo objeto de estudo foi a educação de jovens e adultos (EJA) em contextos escolares (escolas públicas, particulares, programas desenvolvidos por universidades), tendo por respaldo a psicogenética walloniana. Apesar de ser um campo de investigação ainda jovem, estudos e pesquisas sobre EJA vêm se ampliando. O propósito da coletânea é apresentar uma categoria de análise diferente daquelas que os estudos têm apresentado: a dimensão afetiva, com base na teoria de desenvolvimento de Henri Wallon. Além desse objetivo, este volume pretende apresentar alguns recursos para produção e análise de informações para pesquisadores que têm por interesse pesquisar a dimensão afetiva, oferecendo, a partir das pesquisas, diretrizes para um processo de ensino-aprendizagem de melhor qualidade.”


Desafios da Educação de Jovens e Adultos – Construindo Práticas de Alfabetização

Telma Ferraz Leal, Eliana Borges Correia de Albuquerque (Orgs) – Editora Autêntica – Brasil – 2005

“O projeto pedagógico que orientou o programa Brasil Alfabetizado em Recife, foi elaborado por professores e alunos de pós-graduação da UFPE, que hoje constituem o Centro de Estudo em Educação e Linguagem, no Centro de Educação. A execução de toda a formação continuada dos professores alfabetizadores provocou reflexões que culminaram neste livro.”


Avaliação na Educação de Jovens e Adultos

Valdo Barcelos – Editora Vozes – Brasil – 2014

“As pesquisas e estudos no campo da construção de conhecimento sobre os processos avaliativos escolares estão vivendo um momento de retomada das discussões sobre sua importância e relevância social. Uma das causas dessa retomada é a impossibilidade de continuarmos alheios aos índices, inaceitáveis, de reprovação nos diferentes níveis do processo educativo. Este livro sobre Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem, entre seus principais objetivos, o desejo de contribuir com a reflexão, nas redes de ensino básico em geral, e na EJA em especial, sobre esta importante dimensão do processo de ensino-aprendizagem: a dimensão da avaliação.”


Jovens Cada Vez Mais Jovens na Educação de Jovens e Adultos

Carmen Brunel – Editora Mediação – Brasil – 2004

“Este livro representa uma oportuna contribuição à discussão que se faz no momento sobre o aumento da procura da EJA por um maior número de jovens cada vez mais jovens. A autora apresenta, através de estudo acerca da realidade dessas escolas e de depoimentos de alunos e professores, as razões de os jovens abandonarem ou se evadirem da educação básica e de procurarem esse ensino em detrimento ao ensino médio. Aponta também novos rumos para a EJA decorrente desse fenômeno. Leitura essencial para gestores e educadores da EJA.”


Educação de Jovens e Adultos – Novas Perspectivas!

Romualdo Dias – Editora Appris – Brasil – 2015

“Educação de Jovens e Adultos: novas perspectivas! analisa problemas atuais da educação de jovens e adultos (EJA), como o alto índice de evasão, a dificuldade em diferenciar-se do modelo escolar, a incapacidade de integrar estudo e trabalho, além do esquema do emprego restrito. Romualdo Dias propõe perspectivas para a educação de jovens e adultos e, para isso, sugere um deslocamento do princípio do Estado de pensar a educação restrita em formar o cidadão, além de um deslocamento do princípio do mercado, em que o ato de estudar se prende a uma pretensa inserção do sujeito no emprego, como se este dependesse apenas da escolaridade. A partir de experiências com outras perspectivas, o autor apresenta uma teoria de educação baseada no princípio da comunidade, de tal forma que na EJA se possa desenvolver um laboratório de invenções de alternativas de trabalho com preocupações com a sobrevivência, com a formação e fortalecimento de vínculos na convivência e com a abertura de horizontes de possibilidades no plano da revivência. Em uma nova perspectiva de EJA, o projeto político pedagógico passa a ser pensado como uma obra de arte, de tal modo que o papel do educador seja o de convocar em cada educando a sua potência de criação, e o processo educacional se organiza como um tempo e um espaço em que educandos e educadores experimentem um movimento permanente de criação dessas possibilidades.”


Práticas de Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos

Raquel da Silva Rocha, Solange Gois de Souza – Editora Cortez – Brasil – 2013

“Ao escrever esta obra, as autoras estão falando de 'educação popular', educação esta que tem como referência os fazeres, conhecimentos e experiências de pessoas e comunidades desfavorecidas. As autoras partem de tudo aquilo que é significativo para essas pessoas e através de reflexões buscam juntas construir novos caminhos no processo de alfabetização.”


Alfabetização de Jovens e Adultos – Teoria e Prática

Suzana Schwartz – Editora Vozes – Brasil – 2010

“Entre diversas ideias, teorias, métodos, em qual acreditar? Como se posicionar criticamente em um tema repleto de nuances e detalhes? É principalmente ao encontro deste questionamento que este livro busca oferecer uma proposta de caminho possível aos professores da EJA, mesmo que este se faça ao andar e demande certa flexibilidade, para diagnosticar o que precisam saber sobre os saberes dos alunos para iniciar as aulas e como avaliá-los processualmente.”


Educação de Jovens e Adultos

Maria Antônia de Souza – Editora Intersaberes – Brasil – 2012

“Educação de jovens e adultos, de Maria Antônia de Souza, estimula o debate em torno do tema na formação do professor. São discutidos os principais desafios enfrentados na prática diária com alunos mais velhos e com experiência de vida. Por meio da reflexão e da análise da realidade, a obra busca melhorar a qualidade do ensino desses jovens e adultos no Brasil.”


Educação de Jovens e Adultos

Jaqueline Moll (Org.) – Editora Mediação – Brasil – 2011

“Este livro apresenta um conjunto inédito de práticas e projetos pedagógicos desenvolvidos em programas e serviços de educação de jovens e adultos. Assumem os autores o desafio de construir um espaço escolar diferente para esses alunos, "de permanência com aprendizagem", considerando-os plenos de possibilidades em termos da sistematização de saberes e sem desconsiderar a sua expectativa de uma "escola de verdade". Nesse sentido, desenvolvem propostas interdisciplinares, passando pela alfabetização, pela literatura, pela arte, pelo teatro e por ambientes informatizados, entre outros espaços educativos. Vale a pena ler para aprender com eles.”


EJA – Planejamento, Metodologias e Avaliação

Jussara Margareth de Paula Loch, Katiuscha Lara Genro Bins e outros – Editora Mediação – Brasil – 2010 – 2ª edição

“Há, no imaginário escolar, a procura por resultados homogêneos, por uniformidade. Entretanto, uma escola que não desenvolve o olhar e a escuta para as diferenças não é uma escola inclusiva, quando se considera a tarefa de educar jovens e adultos e se levam em conta suas singulares histórias de vida. É preciso efetuar as adaptações curriculares necessárias, considerar a diversidade dos sujeitos e construir um ambiente de liberdade individual e social, com práticas pedagógicas baseadas no respeito à dignidade dos alunos de todas as idades, tal como os autores defendem nesta publicação.”


Contribuições para o Debate sobre Educação de Jovens e Adultos

Fernanda Paixão de Souza Gouveia, Tania Maria Almenara da Silva (Orgs.) – Editora Appris – Brasil –

“A Educação de Jovens e Adultos para além de uma modalidade de ensino é um campo de conhecimento científico que vem sendo alimentado por produções acadêmicas comprometidas com os interesses de seus sujeitos trabalhadores. Embora advindas de diferentes referenciais, é um campo que, no geral, questiona como esta modalidade vem sendo tratada na trajetória da educação brasileira e como não responde, satisfatoriamente, às demandas dos sujeitos atendidos. Este livro busca se somar a estas produções e apresenta reflexões que vão da recente experiência da EJA integrada à formação profissional à experiência de práticas e formação do docente que atua nesta modalidade. Esperamos que este trabalho contribua para o debate da EJA no Brasil atual.”


Educação Escolar de Jovens e Adultos

Stella C. Bertholo Piconez – Editora Papirus – Brasil – 2002

“Considerando-se que grande parte da população ainda não chegou à sala de aula em nosso país, que a educação escolar pode ajudar a constituir cidadãos, e que o desenvolvimento humano é questão de oportunidade, a autora questiona a formação do professor, a educação escolar de jovens e adultos e as possibilidades de oferecer uma educação de qualidade. Com base em sua experiência, e tendo em vista o compromisso social da universidade de estudar e apresentar alternativas para os problemas educacionais, ela trata a questão da alfabetização e da educação escolar para todos como desafio possível, se houver a interação prática-teoria-prática.”


Educação de Jovens e Adultos e seus Diferentes Contextos

Silvana Cortada (Org.) – Editora Paco Editorial – Brasil – 2013

“Este livro traz uma importante abordagem da Educação de Jovens e Adultos (EJA), possibilitando aos leitores a reflexão os territórios em que a EJA se efetiva, redirecionando, dessa forma, seu olhar para os alunos analfabetos ou semialfabetizados, compreendendo-os como sujeitos participativos, capazes de serem reinventores de sua própria história. A obra ainda encaminha o leitor para o universo da inclusão de alunos cegos ou surdos, aborda a inclusão digital como uma ferramenta fundamental para esse público, declara como esses alunos se envolvem com o ensino da matemática, apresenta a riqueza do multiculturalismo presente nas salas de aula, retrata o adolescente que cumpre medidas socioeducativas e, fundamentalmente, enaltece o encantamento que a EJA desperta naqueles que dela participam.”

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