Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 14 - Filosofia na Escola
14/02/2009
 
ou

Dicionário Escolar de Filosofia

Plátano Editora

Este dicionário é útil para os adolescentes que estudam filosofia pela primeira vez, não apenas pela linguagem acessível e direta, mas também pela seleção de conteúdos. O DEF inclui inovadores índices temáticos que ajudam os estudantes a encontrar a informação de que precisam. Inclui também um apêndice de símbolos lógicos, explicados com clareza, e uma cronologia que abrange os principais acontecimentos filosóficos e culturais de 600 a.C. até ao ano 2000.


Filosofia na Escola - O Prazer da Reflexão

Terezinha Azeredo Rios e Marcos Antônio Lorieri

Editora Moderna

Pensar seriamente não significa pensar "de cara fechada". E pensar à moda da filosofia é trazer para a escola, ao lado do rigor e da seriedade, a alegria. Este livro traz um convite ao exercício da reflexão filosófica, um olhar diferente e prazeroso que tem a intenção de ampliar o saber e o sabor no contexto do trabalho educativo.


Filosofia na Escola: Diferentes Abordagens

Editora Loyola

A presente coletânea reúne textos que são, direta ou indiretamente, resultado da participação de professores do Departamento de Filosofia e História da Educação (DEFHE), da Faculdade de Educação da Unicamp, no curso Filosofia & Vida, promovido em 2005 pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, em convênio com a citada universidade.


O Advogado do Diabo (The Devil Advocate), EUA, 1997, 144 min

 

Kevin Lomax (Keanu Reeves), advogado de uma pequena cidade da Flórida que nunca perdeu um caso, é contratado por John Milton (Al Pacino), dono da maior firma de advocacia de Nova York. Kevin recebe um alto salário e várias mordomias, apesar da desaprovação de Alice Lomax (Judith Ivey), sua mãe e uma fervorosa religiosa, que compara Nova York a Babilônia. No início tudo parece correr bem, mas logo Mary Ann (Charlize Theron), a esposa do advogado, sente saudades de sua antiga casa e começa a testemunhar aparições demoníacas. Suspense com direção de Taylor Hackford.


Hamlet (Hamlet), EUA, 1996, 235 min

Após terminar seus estudos, Hamlet, príncipe da Dinamarca, retorna ao palácio onde encontra seu tio Claudius casado com Gertrude, sua mãe. Três amigos de Hamlet falam a ele sobre um fantasma que parece ser seu falecido pai, que morreu há poucos meses. O drama tem direção de Kenneth Branagh.


A.I. – Inteligência Artificial - (A.I. Artificial Intelligence), EUA, 2001, 145 min

Num futuro onde as calotas polares derreteram, uma nova forma de inteligência artificial auxilia a humanidade em sua saga sobre o planeta Terra. É neste contexto que um garoto irá passar por uma jornada emocional inesquecível. Filme de ficção científica dirigido por Steven Spielberg, com William Hurt, Jude Law Haley, e Joel Osment no elenco.


A Ilha das Flores, Brasil, 13 minutos

Considerado um dos melhores documentários em curta-metragem do cinema brasileiro, o filme fala sobre a pobreza do povo brasileiro de forma única e irônica, através da Ilha das Flores, que serve como depósito de comida que a classe média não consome e banquete para os necessitados. Documentário com direção de Jorge Furtado.


O Nome da Rosa (The Name of the Rose), ITA-FRA-ALE, 1986, 130 min

Em 1327, o monge franciscano William de Baskerville (Sean Connery) e o noviço Adso von Melk (Christian Slater) chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. Baskerville pretende participar de um conclave, mas sua atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. Ele começa a investigar o caso, mas antes que conclua as investigações, chega ao local o grão-inquisidor Bernardo Gui (F. Murray Abraham), disposto a torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Suspense dirigido por Jean-Jacques Annaud.


Matrix (The Matrix), EUA, 1999, 144 min

Em um futuro próximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos, em um imenso sistema de computadores. Ele sempre acorda gritando no momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade. Filme de ação, dirigido por Andy Wachowski e Larry Wachowski.


Quando Nietzsche Chorou (When Nietzsche Wept), EUA, 2007, 104 minutos.

Filme dirigido por Pinchas Perry, baseado no premiado romance de Irvin Yalom, conta a história de um encontro fictício entre o filósofo alemão Friedrich Nietzsche (Armand Assante) e o médico Josef Breuer (Bem Cross), professor de Sigmund Freud (Jamie Elman). Nietzsche é ainda um filósofo desconhecido, pobre e com tendência suicidas, que começa a se tratar com Breuer. O tratamento vira uma verdadeira aula de psicanálise, onde os dois terão que mergulhar em si próprios, num difícil processo de auto-conhecimento. Eles então descobrem o poder da amizade e do amor.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.