Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 15 - Vídeos Escolares
06/03/2009
 
ou

Vídeo e educação

Joan Ferrés, Editora Artmed

A maior parte dos efeitos socializadores da televisão são de caráter subliminar. Tanto no campo da informação como no campo da publicidade e do entretenimento, os efeitos socializadores da televisão somente podem ser entendidos a partir do conhecimento da lógica das emoções, dos mecanismos do inconsciente e das comunicações inadvertidas. Considerando tais aspectos, o presente livro objetiva abordar os mecanismos subliminares mediante os quais a TV exerce sua influência socializadora.


O ensino através dos audiovisuais

Marcello Giacomantonio, Summus Editorial/Editora da USP, SP

Aspectos fundamentais da técnica dos audiovisuais, num livro atualizado, escrito em linguagem bem clara. Numerosas ilustrações tornam o texto mais acessível. Para professores, publicitários e pessoas em geral ligadas ao uso de audiovisuais.


Linguagem total: uma pedagogia dos meios de comunicação.

Francisco Gutiérrez, Editora Summus

O autor trata da realidade da escola e da televisão. Levanta propostas alternativas para o estabelecimento de relações entre estas instituições, que tragam prazer, sentido e significado à vida dos estudantes. Fala, ainda, sobre a Pedagogia da Comunicação, responsável por uma abordagem pedagógica dos meios de comunicação.


Imagem-máquina: a era da tecnologias do virtual

André Parente, Editora 34

Coletânea de 24 textos que giram em torno dos problemas colocados pelas novas tecnologias da imagem. Entre os autores - brasileiros, canadenses, franceses, italianos e norte-americanos - figuram nomes como Edmond Couchot, Rogério Luz, Derrick de Kerckhove, Julio Plaza, Philippe Quéau, Arlindo Machado, Jean-Louis Weissberg, Paul Virilio, Serge Dentin, Jean Baudrillard, Laymert Garcia dos Santos, Antonio Negri, Félix Guattari, Raymond Bellour, Jean-Paul Fargier, Nelson Brissac, Katia Maciel, Jean-françois Lyotard.


Informação, linguagem e comunicação

Décio Pignatari, Editora Perspectiva

Esta obra introduziu os estudos de comunicação no Brasil em registros semiótico, informacional e cultural. A obra se divide em duas partes: a primeira é o corpo expositivo, teórico-prático, das questões mais importantes do processo comunicacional; a segunda, uma reunião de artigos e ensaios sobre tópicos específicos da cultura de massa.


O roteirista profissional: televisão e cinema

Marcos Rey, Editora Ática

Este livro é um guia claro, seguro, detalhado para a elaboração de roteiros de TV e cinema. Não se limita a mero apoio para quem já fez cursos especializados. Nem é um retrospecto de item essenciais, mas um verdadeiro ABC, desde a escolha de uma idéia até a realização final do roteiro.


A imagem nas mãos: o vídeo popular no Brasil

Luiz Fernando Santoro, Editora Summus

Relato circunstanciado do que tem sido o emprego do vídeo no Brasil e na América Latina, como instrumento de informação, animação, conscientização e mobilização. As conclusões práticas visam ajudar no emprego do vídeo para a autonomia cultural da sociedade latino-americana.

 

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.