Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 22 - História no Ensino Fundamental
01/07/2009
 
ou

Ensino de História: fundamentos e métodos

Circe Maria Fernandes Bittencourt – São Paulo – Cortez Editora – 2004

O livro aborda aspectos do ensino e aprendizagem dessa disciplina do ponto de vista dos problemas teóricos que fundamentam o conhecimento escolar e dos problemas das práticas em sala de aula.


Didática e Prática de Ensino de História

Selva Guimarães Fonseca – São Paulo – Editora Papirus – 4ª edição - 2005

O texto dessa obra está dividido em duas partes. A primeira contém uma análise das principais dimensões do ensino de história, que são temas centrais nos cursos de formação docente; a história da disciplina e seus objetivos, o currículo, a questão dos livros didáticos etc. A segunda parte apresenta questões didáticas, práticas de ensino, sugestões de metodologia, relatos, técnicas de ensino e comentários críticos. Ao final, encontram-se reflexões e sugestões para o desenvolvimento da prática pedagógica nos processos de formação profissional.


História na sala de aula – Conceitos, Práticas e Propostas

Leandro Karnal (Org.) - São Paulo – Editora Contexto, 5ª edição – 2008

Catorze profissionais reconhecidos da área unem suas experiências e concepções em um livro que lança novas luzes sobre o trabalho do professor, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio. O livro não fica apenas na discussão de teorias - a partir delas questiona certas práticas de sala de aula e propõe outras, mais eficazes para despertar o interesse dos alunos pela matéria e mais compatíveis com a responsabilidade social do historiador.


O saber histórico na sala de aula

Circe Bittencourt (Org.) – 5ª edição - São Paulo – Editora Contexto – 2001

Esta coletânea estimula a discussão e a reflexão dos professores preocupados com a formulação do ensino de história que envolve a redefinição dos conteúdos e dos métodos de ensino. Uma obra fundamental para professores e estudantes de História e para todos quantos se interessam pelos rumos da educação no Brasil.


O Ensino de História e a Criação do Fato

Jaime Pinsky (Org.) – Editora Contexto – 1ª Edição – 1997

A obra discute as formas de os historiadores 'criarem' o fato histórico, dos livros didáticos reproduzirem estas 'verdades' e de muitos professores apresentarem-nas como definitivas. Embora com posições teóricas diferentes, os autores colocam-se numa postura antipositivista e ressaltam a importância da historicidade e até o subjetivismo como ingredientes da leitura do passado.


Repensando o ensino de história

Sônia L. Nikitiuk (Org) – São Paulo – Editora Cortez – 5ª edição – 2001

Em um mundo em rápida transformação, mudam o aluno, a escola e o ensino. Como lidar com essas mudanças? Os autores discutem estas e outras questões, procurando apontar novos caminhos na complexa arte de ensinar/aprender história.


História e prática: pesquisa em sala de aula

André Luiz Joanilho - Editora Mercado de Letras - Brasil

A intenção deste trabalho é estimular os profissionais da área a produzir o seu próprio material, e também discutir o papel da escola pública no contexto da sociedade.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.