Circe Maria Fernandes Bittencourt – São Paulo – Cortez Editora – 2004
O livro aborda aspectos do ensino e aprendizagem dessa disciplina do ponto de vista dos problemas teóricos que fundamentam o conhecimento escolar e dos problemas das práticas em sala de aula.
Selva Guimarães Fonseca – São Paulo – Editora Papirus – 4ª edição - 2005
O texto dessa obra está dividido em duas partes. A primeira contém uma análise das principais dimensões do ensino de história, que são temas centrais nos cursos de formação docente; a história da disciplina e seus objetivos, o currículo, a questão dos livros didáticos etc. A segunda parte apresenta questões didáticas, práticas de ensino, sugestões de metodologia, relatos, técnicas de ensino e comentários críticos. Ao final, encontram-se reflexões e sugestões para o desenvolvimento da prática pedagógica nos processos de formação profissional.
Leandro Karnal (Org.) - São Paulo – Editora Contexto, 5ª edição – 2008
Catorze profissionais reconhecidos da área unem suas experiências e concepções em um livro que lança novas luzes sobre o trabalho do professor, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio. O livro não fica apenas na discussão de teorias - a partir delas questiona certas práticas de sala de aula e propõe outras, mais eficazes para despertar o interesse dos alunos pela matéria e mais compatíveis com a responsabilidade social do historiador.
Circe Bittencourt (Org.) – 5ª edição - São Paulo – Editora Contexto – 2001
Esta coletânea estimula a discussão e a reflexão dos professores preocupados com a formulação do ensino de história que envolve a redefinição dos conteúdos e dos métodos de ensino. Uma obra fundamental para professores e estudantes de História e para todos quantos se interessam pelos rumos da educação no Brasil.
Jaime Pinsky (Org.) – Editora Contexto – 1ª Edição – 1997
A obra discute as formas de os historiadores 'criarem' o fato histórico, dos livros didáticos reproduzirem estas 'verdades' e de muitos professores apresentarem-nas como definitivas. Embora com posições teóricas diferentes, os autores colocam-se numa postura antipositivista e ressaltam a importância da historicidade e até o subjetivismo como ingredientes da leitura do passado.
Sônia L. Nikitiuk (Org) – São Paulo – Editora Cortez – 5ª edição – 2001
Em um mundo em rápida transformação, mudam o aluno, a escola e o ensino. Como lidar com essas mudanças? Os autores discutem estas e outras questões, procurando apontar novos caminhos na complexa arte de ensinar/aprender história.
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