Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 23 - Aperfeiçoamento de Professores
21/07/2009
 
ou

Formação continuada de professores – Uma releitura das áreas de conteúdo

Anna Maria Pessoa de Carvalho (org.) – Editora Cengage Learning – Brasil – 2003

O livro faz uma reflexão sobre as mudanças provocadas na sociedade, decorrentes do processo de globalização da informação, apontando novos caminhos para a construção de projetos pedagógicos. A obra trata da formação continuada dos professores de nossas escolas do ponto de vista de seus conteúdos específicos, contemplando as várias áreas de ensino.


Ensinar a Ensinar

Amélia Domingues de Castro & Anna Maria Pessoa de Carvalho – Editora Cengage Learning – Brasil – 2001

O livro reúne textos de vários autores que, de forma geral, enfocam o sistema educacional brasileiro como uma realidade social, procurando sempre estabelecer uma relação entre a reflexão e a ação didática, não permitindo assim que esta seja reduzida a uma mera tecnologia. Segundo as organizadoras, o objetivo da obra é estabelecer um diálogo com professores, pesquisadores e futuros docentes sobre os aspectos e rumos do ensino fundamental e médio no Brasil.


O trabalho docente: teoria & prática

Ana Gracinda Queluz e Myrtes Alonso - Editora Thomson Pioneira – 1999

A obra é fruto do trabalho desenvolvido no Núcleo de Formação de Professores do Programa de Pós-graduação em Educação e Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Os 17 autores reunidos no livro têm como tema central de seus textos a formação do professor.


O Paradigma Emergente e a Prática Pedagógica

Marilda Aparecida Behrens - Editora Vozes – Brasil - 3ª edição – 2009

Segurança e tradição é tudo o que não teremos na ruptura de paradigmas, esta é a mensagem que a autora deste livro nos traz, por meio de uma visão holística (do todo) da prática pedagógica. Nesta obra, apresenta-se a importância do enfoque na produção do conhecimento como meio para desenvolver alunos e professores.


Professor do futuro e reconstrução do conhecimento

Pedro Demo - Editora Vozes – Brasil – 2004

O texto discute a importância estratégica do professor numa sociedade intensiva de conhecimento e seu papel fundamental na constituição e funcionamento desta sociedade, onde ocupa lugar decisivo e formativo.


Os sete saberes necessários à educação do futuro

Edgar Morin - Editora Cortez – Brasil – 2001

O livro aborda temas fundamentais para a educação contemporânea, por vezes ignorados ou deixados à margem dos debates sobre política.


10 novas competências para ensinar

Philippe Perrenoud – Editora Artmed – Brasil – 2000

O livro trata dos desafios na área de educação contemporânea. Dá ênfase às competências, abordando os seguintes tópicos: organizar e administrar a aprendizagem e seu desenvolvimento, utilizar novas tecnologias e trabalhar em equipe, entre outros.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.