Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 25 - Matemática Descomplicada
26/08/2009
 
ou

Matemática Divertida e Curiosa

Malba Tahan – Editora Record – Brasil

Recreações e curiosidades da matemática, que transformam a aridez dos números e a exigência de raciocínio numa brincadeira, ao mesmo tempo útil e recreativa. O professor Júlio César de Mello e Souza, sob pseudônimo de Malba Tahan, consegue um verdadeiro milagre: a união da ciência com o lúdico, transformando sua leitura num agradável passatempo.


A Matemática através dos Tempos – Edição ampliada

William P. Berlinghoff, Fernando Q. Gouvêa - Editora Edgard Blücher - Brasil

Obra em estilo informal e agradável, acessível a professores, estudantes e curiosos em geral que queiram saber mais sobre as origens da matemática.


Metodologia do Ensino da Matemática

Dione Lucchesi de Carvalho - Editora Cortez - Brasil

O livro subsidia o futuro professor no domínio dos conteúdos básicos e da metodologia da matemática e sugere uma transformação no modo de perceber e compreender o papel dessa disciplina no currículo escolar.


A Rainha das Ciências – Um Passeio Histórico pelo Maravilho Mundo da Matemática

Gilberto G. Garbi - Editora Livraria da Física - Brasil

O livro é um delicioso e apaixonante relato de quatro milênios de história da matemática, para cuja compreensão bastam os conhecimentos adquiridos no segundo grau.


Uma História da Matemática

Florian Cajori - Editora Ciência Moderna – Brasil

O leitor tem diante de si a primeira tradução para a língua portuguesa da obra do professor Florian Cajori, renomado especialista no assunto. O livro, rico em detalhes e fatos ausentes em outros textos, foi traduzido para as principais línguas ocidentais, tratando-se de referência habitual, e por que não dizer obrigatória, em todos os trabalhos de historiadores matemáticos.


A Matemática das Coisas

Nuno Crato – Editora Livraria da Física – Brasil

Este é um livro de histórias matemáticas, histórias de vilões que procuram roubar segredos, de heróis que codificam as suas mensagens etc. São também histórias de confusões nas auto-estradas por não se seguirem regras da geometria cartesiana, de erros nos calendários por se desconhecerem boas regras de aproximação numérica. São, finalmente, histórias da beleza e do poder da matemática. É a matemática em ação, contada de forma que todos a entendam, de maneira que os jovens se entusiasmem e que os professores se inspirem.


Clube de Matemática - Jogos Educativos

Mônica Soltau da Silva – Editora Papirus – Brasil

Esta obra apresenta um projeto que pode ser um diferencial no seu dia-a-dia como educador: um Clube de Matemática que acredita no potencial dos alunos participantes e investe em suas idéias para aprimorar o trabalho.

Inclui 20 jogos educativos confeccionados pelos próprios participantes do Clube, flexíveis a diversas áreas do conhecimento e séries.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.