Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 28 - Seja um Professor
14/10/2009
 
ou

Histórias para o Coração do Professor

Alice Gray - Editora United Press - Brasil

O livro apresenta uma carinhosa seleção de histórias da vida real. Cheias de sabedoria e incentivo são dedicadas àqueles que são mestres na arte de impactar o curso de nossas vidas. As histórias são extraídas da vida real e fazem do livro uma leitura alternativa ao cotidiano do professor. Além de fornecer novas idéias sobre a arte do magistério com citações e frases de incentivo ao final de cada história. Uma leitura leve e descontraída com poder de cativar o professor atuante.


Ao Professor, com o Meu Carinho

Rubem Alves - Editora Verus - Brasil

Neste livro de crônicas, Rubem Alves, com seu estilo peculiar e contundente, provoca em seu leitor o ato e a arte de pensar. E repensar a educação e todo o sistema educacional. O autor convida o professor, em particular, a uma reflexão para o cotidiano em sala de aula, com direito a puxões de orelha naqueles que fizeram da arte da decoreba uma prática. Rubem Alves mostra que a tarefa primordial do educador é seduzir o aluno para que ele deseje, e desejando, aprenda. Nas crônicas deste livro, Rubem Alves quer seduzir também o professor para que ele possa se realizar em sua vocação de mestre.


Como Vencer na Vida sendo Professor: Depende de Você!

Hamilton Werneck - Editora Vozes – Brasil

Neste livro, o Prof. Werneck, com sua habitual verve e bom humor, oferece uma série de estímulos e motivações positivas para quem deseja sair-se bem no espinhoso, mas também gratificante ofício de ensinar. "Tenha orgulho de sua profissão" - diz ele. Mais: "Encha o peito e diga o que você é, o que você sabe, o que estudou e o que é capaz de fazer (...) A sociedade precisa conhecer a sua imagem, dentro da moldura que você escolheu. Professor, professora, não tenham vergonha de ser!"


São Deuses os Professores? O Segredo dos Professores de Sucesso

Patricia Patrício - Editora Papirus - Brasil

Nessa obra estão reunidas experiências de professores bem-sucedidos, bem como o perfil de mestre desejado por alunos do ensino médio no contexto atual. A autora investiga os processos vividos por tais professores, analisando suas trajetórias acadêmicas, suas histórias de vida, a prática em sala de aula e os recursos pessoais de cada um, o que lhe permitiu problematizar e distinguir os elementos marcantes de suas práticas. O objetivo da autora é promover a socialização de práticas que têm "dado certo" no contexto definido, mostrando seus caminhos.


Carta a um Jovem Professor

Philippe Meirieu - Editora Artmed - Brasil

Você tem o desejo de transmitir e a paixão de ensinar. Foi para isso que você se tornou professor... ou vai se tornar. Não para se desgastar impondo disciplina. Não para sucumbir a reformas ministeriais contraditórias. Nem para tentar desesperadamente tapar as brechas de uma sociedade individualista. Assim, você se pergunta, às vezes, se não errou de ofício. Gostaria de convencê-lo de que não é nada disso: não existe contradição entre seu projeto pessoal e as exigências da escola. Gostaria de lhe mostrar que você pode se dedicar plenamente à transmissão de saberes e, ao mesmo tempo, assumir a dimensão política do seu trabalho. Pois é no próprio cerne do ato de ensinar que se processa a educação do cidadão e que se constrói uma sociedade democrática...


Histórias de Professores que Ninguém Contou

Gabriel Chalita - Editora Gente - Brasil

Você conhecerá algumas histórias vividas em sala de aula por mestres que fizeram a diferença no futuro de seus alunos, orientando-os e estimulando-os a descobrirem e realizarem suas potencialidades. Algumas histórias de narrativas ouvidas, mexidas e remexidas, romanceadas, outras inventadas, originárias da experiência de Gabriel Chalita, por conviver com tantos e tão diferentes professores.


Ser Professor no Brasil: História Oral de Vida

Selva Guimarães Fonseca - Editora Papirus - Brasil

Pelo registro das histórias de vida de diferentes gerações de professores, a autora analisa como a maneira de ensinar de cada um está profundamente ligada à maneira de ser, a gostos, vontades, necessidades, práticas religiosas e políticas desenvolvidas ao longo do tempo. Reconstruindo trajetórias de vida, os sujeitos - autora e narradores - reconstroem identidades, experiências e práticas em diversos momentos e espaços culturais da nossa história.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.