Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 29 - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
04/11/2009
 
ou

Metodologia Científica ao Alcance de Todos

Celicina Borges Azevedo – Editora Manole – Brasil - 2ª Edição - 2009

Esta obra discorre acerca dos princípios da metodologia científica, estimulando o estudante e ensinando-o a aprender a pensar, a fazer perguntas e a formular hipóteses. De forma clara e didática, a autora apresenta os principais conceitos relacionados ao método científico, ao experimento controlado e à pesquisa através de levantamentos, além de abordar a criação de projetos e a importância das feiras de ciências.


Ciência na Tela – Experimentos no Retroprojetor

Alfredo Luis Mateus; Débora d’Ávila Reis; e Helder de Figueiredo e Paula -

Editora UFMG – Apoio Finep – Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia| Pontociência - 2009.

É um livro que abre possibilidades para professores e divulgadores das ciências. Os experimentos de química, física e biologia descritos utilizam o retroprojetor das mais variadas formas, aproveitando todo o seu potencial para gerar interatividade com os alunos. As fotografias e ilustrações descrevem passo a passo como preparar e apresentar cada experimento, e os leitores ainda encontrarão material de apoio, como vídeos e arquivos no portal pontociência.


O Grande Circo da Física

Jearl Walker – Coleção Aprender Fazer Ciência - Editora Gradiva – Portugal – 2ª edição – 2001

Uma série impressionante de questões e respostas sobre o funcionamento das coisas no mundo de todos os dias e das coisas que não se vêem todos os dias. O livro mostra-nos como a ciência, neste caso a física, pode ser tão espetacular como o circo e tão surpreendente como surpreendente é o mundo.


Cordel e Ciência - A Ciência em Versos Populares

Ildeu de Castro Moreira; Luisa Massarani; Carla Almeida (Organizadores) – Editora Vieira & Lent – Co-edição Museu da Vida/ Fiocruz - 2005.

O livro reúne 22 libretos de cordel de cinco cordelistas. Versos populares e leitura prazerosa em relatos de descobertas científicas, questões relacionadas à saúde (dengue, vacinação, transplante, diabetes etc) ou ao meio-ambiente, episódios da vida de cientistas como Newton, Einstein, Sabin, e Oswaldo Cruz, e descrições de acontecimentos astronômicos, como a conquista da lua etc.


Terra Incógnita - A Interface entre Ciência e Público

Luisa Massarani; Jon Turney; Ildeu de Castro Moreira (Organizadores) - Editora Vieira & Lent, Casa da Ciência: UFRJ e Fiocruz, 2005.

O livro reúne textos dos maiores especialistas em divulgação científica do mundo e oferece ao público brasileiro um conjunto de análises e reflexões sobre a divulgação científica, seus impasses e dilemas.


Ciências Físicas no Brasil

Ernst W. Hamburguer – Editora Livraria da Física – Brasil - 2006

Coletânea de textos com explicações e ilustrações sobre as diversas áreas da física. Ideal para professores do ensino médio e interessados em descobrir o fascinante mundo da física.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.