Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 33 - Atividades Extracurriculares
21/01/2010
 
ou

Teatro na Escola - Peças para crianças de 7 e 8 anos – Volume 1

Ruth Salles – Editora Fundação Peiropolis –1ª edição – 2007 – Brasil

Obra integrante do projeto Dom da Palavra, desenvolvido pelo Instituto Artesocial. Seu objetivo é levar a poesia, o teatro e a música para as escolas, capacitando professores a utilizá-las como instrumento pedagógico, dando às crianças e aos jovens a oportunidade de experimentarem estas artes como protagonistas.


Teatro na Escola - Peças para crianças de 10 anos – Volume 3

Ruth Salles –– Editora Fundação Peiropolis –1ª edição –2007 – Brasil

Obra integrante do projeto Dom da Palavra, desenvolvido pelo Instituto Artesocial. Seu objetivo é levar a poesia, o teatro e a música para as escolas, capacitando professores a utilizá-las como instrumento pedagógico, e dando às crianças e aos jovens a oportunidade de experimentarem estas artes como protagonistas.


Teatro na Escola - Peças para crianças de 11 anos – Volume 4

Ruth Salles –– Editora Fundação Peiropolis – 1ª edição – 2007 – Brasil

Obra integrante do projeto Dom da Palavra, desenvolvido pelo Instituto Artesocial. Seu objetivo é levar a poesia, o teatro e a música para as escolas, capacitando professores a utilizá-las como instrumento pedagógico, e dando às crianças e aos jovens a oportunidade de experimentarem estas artes como protagonistas.


O Ensino de Música na Escola Fundamental

Alicia Maria Almeida Loureiro – Editora Papirus – 1ª edição – 2003 - Brasil

A autora discorre sobre o sentido e o significado da educação musical, seus aspectos mais importantes, seu lugar no atual currículo do ensino fundamental, discutindo a formação pedagógica do educador musical e as possibilidades e os limites para a educação musical como disciplina. Suas pesquisas, de campo e bibliográfica, permitem-lhe comprovar a importância da música na formação da criança e do jovem.


Drogas: Práticas Criativas

Leda Miranda Hühne e Maria Braga (Organizadoras) – Editora Uapê – 2004 – Brasil

As autoras mostram que é possível abordar o tema drogas, em todas as disciplinas, bem como utilizando atividades extracurriculares, sejam rodas de leitura, debates de livros ou filmes etc.


O sorriso de Mona Lisa

(Mona Lisa Smile) EUA, 2003, 117 minutos

O filme, dirigido por Mike Newell, recria o ambiente e os costumes da década de 50. O longa conta a história da professora Katherine Watson (Julia Roberts) que dá aulas de história da arte em uma tradicional escola só para mulheres nos Estados Unidos. No filme, a professora irá tentar abrir a mente de suas alunas para um pensamento liberal, enfrentando a administração da escola e as próprias garotas.


Mudança de Hábito 2

(Sister Act 2) EUA, 1993, 107 minutos

Comédia dirigida por Bill Duke. Deloris Van Cartier (Whoopi Goldberg) agora é uma cantora famosa, que retorna a São Francisco para ajudar suas amigas freiras a salvar um colégio barra-pesada na vizinhança, dando aulas de música aos adolescentes rebeldes.


Entre os muros da escola

(Entre les murs) França, 2008, 128 minutos

Dirigido pelo francês Laurent Cantet, o filme foi Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes. François Marin (François Bégaudeau) trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. François busca estimular seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.