Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 34 - Recreio Criativo
08/02/2010
 
ou

Lazer e Educação

Nelson Carvalho Marcellino – Editora Papirus – 10ª edição – Brasil

Uma reflexão filosófico-educacional sobre o lazer como elemento pedagógico de significação. Trata-se da incorporação do lazer na educação como movimento da vida, como provocação de estímulo em uma civilização para a qual o lazer tem apenas aspectos funcionais.


Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação

Tizuko Morchida Kishimoto (Organizadora) – Editora Cortez - 7ª edição - Brasil

A coletânea de artigos que incorpora o livro mostra como o brincar surge ao longo da história da humanidade relacionado à criança e à educação.


Dicionário Crítico do Lazer

Christianne Luce Gomes (Organizadora) – Editora Autêntica - Brasil

Este livro é fruto do empenho coletivo de administradores, bacharéis em artes cênicas, comunicação social, relações públicas, turismo; economistas, educadores, jornalistas, psicólogos, professores de educação física e sociólogos. A obra possibilita o acesso a 50 verbetes relacionados ao lazer, tornando-se uma referência obrigatória para aqueles que desejam aprofundar conhecimentos sobre o tema.


Trabalhando com Recreação

Vinicius Ricardo Cavallari e Vany Zacharias – Editora Ícone –10ª edição – Brasil

O livro pretende auxiliar os profissionais que têm incertezas quanto a sua atuação em detalhes específicos da rotina de um recreacionista. Dividida em quatro partes, a obra aborda, em primeiro lugar, os conceitos fundamentais. A segunda parte trata das áreas específicas de atuação; a terceira apresenta a estrutura e a elaboração de atividades práticas, mostrando como montar um bom programa de atividades recreativas. E a quarta parte descreve algumas atividades práticas para ilustrar e contribuir com o acervo do leitor.


Caldeirão de Recreação - Atividades, Jogos, Exercícios, Pique, Recreação

José Ricardo Martins Machado e Marcus Vinícius da Silva Nunes – Editora Sprint - Brasil

A obra apresenta um conjunto de atividades pedagógicas diversificadas e dinâmicas que favorecem o desenvolvimento da criança, fornecendo subsídios para que o professor oportunize um programa educativo de atividades motoras (piques, jogos, exercícios e atividades rítmicas), que aumentam as habilidades dos alunos, melhorando seu desempenho em todas as atividades, tanto esportivas quanto cotidianas. O objetivo é que por meio das atividades propostas, os profissionais possibilitem a vivência dos alunos nas atividades, deixando a sensação de que eles podem e devem ser atuantes e conseguem brincar de forma prazerosa.


Dinâmicas de Recreação e Jogos

Silvino José Fritzen – Editora Vozes – Brasil

O livro apresenta uma grande variedade de dinâmicas de recreação e jogos, úteis à integração pessoal e grupal. Tais jogos preocupam-se em desenvolver nos jovens, especialmente, a socialização, a comunicação, a coordenação e os reflexos etc.


Lazer, Recreação e Educação Física

Christianne Luce Gomes e Hélder Ferreira Isayama (Organizadores) Editora Autêntica - Brasil

Qual é a diferença entre lazer e recreação? Como esses dois conceitos estão inseridos no contexto da educação física? Do ponto de vista histórico, o que a educação física tem oferecido para a formação de cidadãos em nosso país? Por que, na atualidade, fala-se tanto em lazer? Essas questões são abordadas neste livro com o intuito de levar o leitor a fazer reflexões sobre a educação física e as relações do indivíduo com o corpo, o espaço, o tempo e os conteúdos culturais de lazer. A reflexão sobre o lazer como direito do cidadão e sobre a educação física como atividade cultural, social, política e pedagógica pode ajudar o professor na tarefa de formar cidadãos mais conscientes e atuantes.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.