Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 35 - Escolas Multisseriadas
01/03/2010
 
ou

Participação e Práticas Educativas: a construção coletiva do conhecimento

Sérgio Pedro Herbert, Heloísa Helena Duval de Azevedo, José Fernando Kieling, Danilo Romeu Streck (Organizadores) – Editora Líber Livro - Brasil

As contribuições deste livro abordam diferentes temáticas que têm processos participativos na construção do conhecimento, como ponto central. Entre os temas estão: a passagem de ouvintes a produtores de programas e locutores de rádio comunitária; o papel e a importância do cinema na educação escolar; a formação da sensibilidade para com o meio ambiente; a experiência no acompanhamento de Cooperativas de Catadores de Resíduos Sólidos; a educação no meio rural ou educação do campo; e os cursos de educação formal propostos pelos Movimentos Sociais do Campo.


Por uma Educação Romântica

Rubem Alves – Editora Papirus – Brasil

Estremeço quando me dizem que há entrevistadores de televisão e de jornais à minha espera. Sei, de antemão, a primeira pergunta que vão me fazer: ? O que é que o senhor acha da educação no Brasil??. A pergunta é banal porque eles já esperam uma resposta estereotipada. Querem que eu denuncie a falta de verbas, a condição de indigência dos professores, o mau aproveitamento dos alunos etc. Mas isso todo mundo já sabe. É um equívoco pensar que com mais verbas a educação ficará melhor, que os alunos aprenderão mais, que os professores ficarão mais felizes. Como é um equívoco pensar que, com panelas novas e caras, o mau cozinheiro fará comida boa. Educação não se faz com dinheiro. Educação se faz com inteligência. E aí, frustrando as expectativas dos entrevistadores, eu falo sobre coisas lindas que estão acontecendo por esse Brasil afora, no campo da educação. Porque o fato é que, a despeito de todas as coisas ruins e andando na direção contrária, há professores que amam os seus alunos e sentem prazer em ensinar.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.