Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 36 - Ciências nos anos iniciais
19/03/2010
 
ou

Ciências: Fácil ou Difícil ?

Nélio Bizzo – Editora Ática – São Paulo - 1998

É uma obra destinada, principalmente, a professores do primeiro ciclo do ensino fundamental, mas também é de interesse de professores do segundo ciclo e de educação infantil. O livro apresenta, com uma linguagem muito clara e direta, maneiras interessantes e atuais de abordar o ensino de ciências nas escolas. Bizzo mostra como o professor pode lançar mão do conhecimento cotidiano dos alunos para a construção do conhecimento de ciências, não para formar cientistas, mas sim cidadãos que compreendam o aspecto científico do mundo à sua volta.


Mais Ciência para Crianças

Elizabeth A. Sherwood - Robert A. Williams - Robert E. Rockwell - Instituto Piaget

Uma obra recheada de experiências e atividades ligadas ao domínio das ciências, caracterizadas pela facilidade de execução e pelo seu caráter prático. As instruções são de compreensão fácil e os resultados atrairão as atenções das crianças, provocando, igualmente, a sua imaginação.


Para Nós Professores e Professoras de Ciências

Delma Faria Shimamoto – Editora Unijuí – Brasil - 2008

Este livro destina-se aos professores de ciências, a todos os educadores e a todos que procuram uma leitura agradável e proveitosa. É composto por narrativas, às vezes dramáticas, às vezes cômicas, que permitem visualizar a dinâmica das aulas de ciências tanto no seu aspecto didático quanto no aspecto das interações entre professores e alunos.


Ciência, Tecnologia e Formação de Professores para o Ensino Fundamental

Gilberto Lacerda Soares – Editora UnB – Brasil - 2005

Com prazer e disposto a desmistificar questões relacionadas à educação, à ciência e à tecnologia, Gilberto Lacerda Santos escreve este livro com a idéia de surgir gradativamente uma nova forma de produção de conhecimento científico e tecnológico.


Ciências no Ensino Fundamental – O conhecimento físico

Ana Maria Pessoa de Carvalho e outros – Editora Scipione – São Paulo - 1998

No cotidiano escolar, compreender significa ser capaz de aplicar o conhecimento a situações novas, de maneira autônoma. Por essa razão, mais do que entender o conteúdo apresentado, o aluno deve apropriar-se dele e desenvolver as possibilidades de utilizá-lo na prática.


Ensino de Ciências: fundamentos e métodos

Marta Maria Pernambuco, José André Angotti, Demetrio Delizoicov – Editora Cortez -

Este livro destina-se aos docentes que lecionam a disciplina de ciências na educação fundamental e aos que atuam nos cursos de formação de professores de Ciências da Natureza - física, química, biologia e afins. A obra pressupõe que os conhecimento da ciência e da tecnologia devem ser concebidos como parte da cultura a ser acessada por todos os estudantes. Defende o uso e a interpretação de situações significativas para os alunos - as quais constituem temas relevantes para estudo - como pontos de partida que, articulados à conceituação científica, devem estruturar a programação de ensino.


Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula

Antoni Zabala (Org.) – Editora Artes Médicas Sul - Porto Alegre – 1999 – 2ª edição

A partir de uma abordagem muito prática, este livro mostra como trabalhar 42 conteúdos procedimentais que pertencem a diferentes áreas do ensino fundamental.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.