Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 4 - Família na Escola
30/08/2008
 
ou

Pais que Educam

Autor: Ceres Alves de Araújo, Brasil, 2005, Editora Gente.

 

O livro mostra como fazer da educação dos filhos uma aventura prazerosa, enriquecedora e inesquecível para todos os membros da família. Por isso, o processo de educação deve ser visto como via de mão dupla, na qual os pais devem cumprir com seu papel de educadores, mas estarem abertos para aprender com eles. No decorrer dos capítulos, Ceres esclarece que o primeiro limite a ser ensinado a uma criança começa nos primeiros meses de vida, pois é necessário aprender o momento de "estar" e "não estar". Ela ensina em sua obra, entre outras coisas, como estabelecer uma comunicação eficiente e carinhosa com os filhos, como prepará-lo para o mundo e até impor alguns limites quando necessário. E nessa linha, a autora fala do relacionamento entre pais e filhos desde o nascimento até a adolescência, esclarecendo uma séries de dúvidas dos pais. (Fonte: Editora Gente)


Escola sem Conflito: Parceria com os Pais

Autor: Tania Zagury, Brasil, Editora Record.

Em que escola matricular seus filhos? Como se relacionar com coordenadores, diretores e professores? Como tornar o seu filho um bom estudante? Estas e muitas outras dúvidas são esclarecidas nessa obra em que Tania fundamenta e orienta pedagogicamente os pais tanto em relação à escolha da escola, quanto em relação à avaliação segura e permanente da instituição escolhida. A autora revela que por mais de dois séculos, família e escola viveram uma verdadeira lua-de-mel. O que a escola pensava era o que os pais pensavam. A família endossava e confirmava toda e qualquer determinação da escola. Com isso, para as crianças, existia uma identificação e homogeneidade em relação às figuras de autoridade - no caso, pais e professores. Atualmente, essa relação vem sofrendo modificações. Hoje em dia não existe tanta harmonia e confiança entre pais e educadores. A situação da escola também ficou, portanto, bastante desconfortável e a autoridade do professor diminuída. Muitos pais vivem questionando e reclamando, acreditando sempre que a escola errou ou não agiu de forma adequada com seus filhos. Outros, depois de consumada a matrícula, consideram sua missão terminada e deixam a encargo da escola qualquer problema relacionado à educação. Em ESCOLA SEM CONFLITO: PARCERIA COM OS PAIS, Tania mostra que essas atitudes não contribuem em nada para o crescimento intelectual e afetivo das crianças e apresenta soluções práticas para o problema. (Fonte: http://www.taniazagury.com.br)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.