Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 37 - Inglês no Fundamental
09/04/2010
 
ou

Teacher Tools

Vivian Magalhães – Editora Equilíbrio - Brasil

Esta obra contém ferramentas para que o professor otimize suas aulas de língua inglesa, com dicas e atividades compiladas pela autora ao longo de mais de 25 anos de docência. Entre elas, uma lista de 120 palavras homófonas (mesma pronúncia, mas grafias diferentes) e uma página de referência com inúmeros sites úteis. Ao todo, a obra contém 112 atividades distribuídas por dez capítulos.


O Ensino de Línguas para a Comunicação

H. G. Widdwonson – Editora Pontes

Este livro é uma tentativa de aclarar certas questões que parecem surgir com a adoção de uma abordagem comunicativa para o ensino de línguas, especificamente no ensino de inglês para falantes de outras línguas.


Comunicação e Tecnologia no Ensino de Línguas

Ruth Rapaport – Editora Ibpex - Vol 08 - Coleção Metodologia do Ensino - Brasil

Esta obra traz um panorama da história da comunicação humana, mostrando as suas funções, as diversas formas que pode adquirir, além de trazer o conceito de tecnologia e explicar como ocorreu seu surgimento e sua evolução. A autora demonstra como esses itens são inter-relacionados na transmissão de conhecimento, aplicando todos esses saberes ao ensino de línguas. Apresenta ainda diversas metodologias utilizadas para esse fim e exemplifica como a tecnologia pode auxiliar o professor a alcançar seus objetivos. Atividades práticas e indicações culturais estão presentes ao final de cada capítulo, para que o leitor possa aprofundar ainda mais seu aprendizado e aprimorar sua forma de transmiti-lo.


Linguística Aplicada – Ensino de Línguas & Comunicação

José Carlos Paes de Almeida Filho – Editora Pontes – 2007 – Brasil

Algumas observações, outras asserções e hipóteses, todas as facetas se oferecem com a esperança de esboçar a pintura teórica do grande processo de aprender e ensinar línguas.


Criatividade no Ensino de Inglês – A Resource Book

Francisco Gomes Matos – Editora Disal – Brasil - 2004 – 1ª Edição

Aplaudido por especialistas de renome internacional, como David Crystal, Ronald Carter, Sidney Parnes, Eunice Alencar e Andrei Aleinikov, Criatividade no Ensino de Inglês é um livro pioneiro.


Reflexão e Ações no Ensino-aprendizagem de Línguas

Leila Barbara, Rosinda de Castro Guerra Ramos (Organizadoras) - Editora Mercado de Letras – Brasil – 2009 – 2ª Edição

Esta coletânea mostra como pesquisadores e professores podem conduzir pesquisas em parceria e se desenvolver profissionalmente em conjunto, com benefícios mútuos. Os artigos enfocam as características de um programa de formação contínua de docentes de inglês e seus efeitos e relatam mudanças que ocorreram na sala de aula e na vida de professores que dele fizeram parte, entre outros pontos.


Cem Aulas sem Tédio – Para o professor de língua estrangeira

Vanessa Menezes Amorim e Vivian Magalhães – Editora SBS – Brasil – 2003 – 1ª Edição

O livro surgiu de um hábito adotado pelos professores de inglês, espanhol e alemão, no Centro de Línguas de um grande colégio em Porto Alegre: a cooperação. Já na sua décima primeira edição, o livro tem agradado pela sua linguagem simples e bem-humorada, pelas idéias versáteis que podem ser aplicadas ao ensino de qualquer idioma, e pela apresentação detalhada e comentada das atividades.


Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas

José Carlos Paes de Almeida Filho – Editora Pontes – 1998 - Brasil

Este livro toma uma perspectiva crítica produtiva de ensino comunicativo como seu elemento catalizador para caracterizar as múltiplas variantes de ensino contemporâneo de línguas no Brasil e exterior e avança, ao longo dos capítulos, na sua caracterização, manifestações, esteio teórico e potencial de ensino e pesquisa para a nossa época.


A Construção do Pensamento e da Linguagem

Lev Vygotsky – Editora Martins Fontes –

Neste livro, Vigotski estuda questões fundamentais do pensamento infantil, formula concepções inteiramente novas para a época em que o escreveu, articula seu pensamento em um bem urdido aparato conceitual e sedimenta o processo infantil de aquisição da linguagem e do conhecimento com um sistema de categorias bem definidas, subordinando todo o seu trabalho a uma clara orientação epistemológica.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.