Regina Zilberman e Tânia M. K. Rösing (Organizadoras) - Editora Global – 2009 - Brasil
As organizadoras da obra dialogam com as iniciativas de professores motivados a superar problemas que as escolas enfrentam atualmente. Consagrados profissionais discutem e expõem os modos de vivenciar a literatura na escola, dentro e fora da sala de aula, apresentando abordagens inovadoras da poesia infantil, de ações com a literatura no ensino médio e confrontam o livro e o computador, a internet e a biblioteca.
Emile Faguet – Editora Casa da Palavra - 2009
Escrito no início do século XX, o livro permanece atual quase 100 anos após sua primeira publicação (1911), principalmente quando se leva em conta o excesso de informação dos dias atuais, em que a otimização da leitura se faz oportuna. “A arte de ler é a arte de pensar com um pouco de ajuda”, disse Faguet. Dessa forma, o autor sugere o primeiro passo para um melhor aproveitamento de qualquer livro: identificar os objetivos da leitura e os diferentes tipos de livros, bem como suas particularidades. A tradução é de Adriana Lisboa.
Luzia de Maria – Editora Globo – Brasil – 2009 – 1ª edição
Com rara felicidade, no extenso primeiro capítulo, que ocupa metade do livro, Luzia de Maria traça um panorâmico retrato da leitura: como ela tem se tornado uma exigência deste século XXI; o seu caráter libertário e transformador; sua inegável contribuição na conquista da expressão oral e escrita; seu papel na vitalidade do cérebro; entre outros aspectos. Tudo isso com um diferencial que confere sabor e leveza ao texto - a autora ancora sua argumentação, não na pedagogia, mas na fala daqueles que ela considera os mais excepcionais leitores: os escritores. Assim, podemos afirmar que este livro traz ainda um valor agregado: depois da convivência com Luzia de Maria e deste passeio pela obra daqueles escritores que ela elegeu como parceiros Nélida Piñon, Moacyr Scliar, Mário Vargas Llosa, Italo Calvino, e outros - nós, leitores, saímos de seu livro instigados pelo desejo de ler.
João Wanderley Geraldi e Lígia Chiappini Leite (org.) – Editora Ática – Brasil – 1997
A obra é uma coletânea que aborda aspectos pedagógicos e sociais da área de português a partir da experiência em sala de aula. Traz importantes reflexões de especialistas da USP, Unicamp e Universidade Federal de Sergipe sobre atividades com textos. São 12 artigos reunidos em quatro tópicos: fundamentos, práticas de sala de aula, sobre a leitura nas escolas, e sobre a produção de textos na escola.
Alberto Manguel – Editora Companhia das Letras
A obra apresenta fragmentos de experiências de todo tipo de leitor: o encantamento com o aprendizado da leitura, a leitura compulsiva de tudo (livrinhos de escola, cartazes de rua, rótulos de remédios), o prazer de acompanhar a multiplicação dos significados de uma palavra, de descobrir o final da história. Ao narrar as conformações da leitura em diferentes épocas – com histórias como a do grão-vizir da Pérsia que carregava sua biblioteca quando viajava, acomodando-a em 400 camelos treinados para andar em ordem alfabética -, Alberto Manguel nos ensina que a leitura é a mais civilizada das paixões e que sua história é uma celebração da alegria e da liberdade.
Paulo Freire – Editora Cortez – Brasil – 46ª edição
O presente livro de Paulo Freire constitui-se em: uma palestra sobre a importância do ato de ler, uma comunicação sobre as relações da biblioteca popular com a alfabetização de adultos, e um artigo que expõe a experiência de alfabetização de adultos desenvolvida pelo autor e sua equipe em São Tomé e Príncipe.
Maria do Rosario Mortatti Magnani - Editora Martins Fontes – Brasil – 2001 – 2ª edição
Este estudo tem como pano de fundo a concepção de literatura como fenômeno social e histórico, caracterizando-se, assim, o texto literário como um conjunto de códigos e de leis que regem esses códigos, o qual envolve tanto as condições de emergência e utilização de determinados escritos em determinadas épocas, como o funcionamento social da língua.
Richard Bamberger – Editora Ática – 1988 – 4ª edição
O livro traça um panorama do ensino da leitura em várias partes do mundo.
Maria Dinorah – Editora Vozes – 1996 - Brasil
Leva a criança a desenvolver a sensibilidade, a criatividade, o senso crítico e a aprender português, além de ser uma excelente oportunidade para refletirmos sobre as dificuldades de aprendizado nas escolas de 1º grau.
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