Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 41 - Educação e Cidadania
28/06/2010
 
ou

A Construção da Cidadania na Escola

Hamilton Werneck – Editora Ceitec – Brasil - 9ª edição

Este livro procura resgatar a dignidade do professor, destacando a importância de seu profissionalismo ao mesmo tempo em que ressalta o valor da convivência humana entre educador e educando, promotora de encontros e desencontros que ultrapassam as fronteiras meramente curriculares.


Escola e Cidadania: o Papel da Escola na Formação para a Democracia

Philippe Perrenoud – Editora Artmed – Brasil - 2004

A educação para a cidadania só terá chance de produzir efeitos se for um problema de todos e se perpassar todas as disciplinas e todos os momentos da vida escolar. Levá-la a sério significa, portanto, ir além das boas intenções e dos discursos, significa transformar profundamente os programas, as atitudes e as práticas.


Valores Éticos e Cidadania na Escola

Ramiro Marques – Editorial Presença – Portugal - 2003

Lugar privilegiado de aprendizagem, a escola pode igualmente desenvolver um papel estruturante na formação ética dos alunos. Um conjunto de competências direcionadas a uma educação para a cidadania é o que propõe este livro. Profundo conhecedor de temas como pedagogia, ética e métodos de ensino, o autor pretende incutir atitudes de autoestima, respeito mútuo e regras de convivência com o objetivo de formar cidadãos solidários, independentes e civicamente responsáveis.


A Construção dos Saberes e da Cidadania: da Escola à Cidade

Georges Apap - Editora Artmed – Brasil – 2002 – 1ª edição

Como comprovar que não há cidadania sem acesso ao saber e, sobretudo, que não pode haver construção do saber sem conquista e exercício da cidadania? Como criar as condições para desenvolver o espírito crítico e criativo? Como podemos pensar o saber e a cidadania na periferia e em nossas sociedades? Para responder a essas perguntas este livro propõe reflexões e estratégias concretas para transformação dessa realidade (oficinas, situações de aprendizagem, projetos etc) destinadas a um vasto público – professores, responsáveis por associações entre outros.


Diferenças e Preconceito na Escola: Alternativas Teóricas e Práticas

Julio Groppa Aquino - Editora Summus – Brasil – 1998

A dicotomia "preconceito versus cidadania" tem-se apresentado como uma das questões mais inquietantes da atualidade. Como proporcionar, na trajetória escolar, uma convivência pacífica entre pessoas diferentes? Como compatibilizar, na escola e na sala de aula, as igualdades democráticas com as particularidades humanas e sociais, sejam elas de gênero, geração, étnicas, religiosas, cognitivas ou culturais? Frente a tais questões, esta coletânea de diferentes autores foi elaborada na tentativa de instrumentalizar ações conseqüentes para se enfrentar as diferenças e o preconceito no dia-a-dia da escola.


Os Direitos Humanos na Sala de Aula

Ulisses F. Araújo e Júlio Groppa Aquino – Editora Moderna – Brasil – 2001

O livro tem como objetivo essencial a construção de uma escola e de uma sociedade alicerçadas nos princípios éticos da justiça, da liberdade, da solidariedade e do respeito às diferenças.


Aceita um Conselho? - Como organizar o colegiado escolar

Ângela Antunes - Editora Cortez – Brasil - 2002

Este livro, resultado da reflexão sobre uma prática vivida no interior da escola, consegue oferecer às horas agitadas da escola e da sala de aula instrumentos concretos para a realização da Escola Cidadã. Trata-se de uma contribuição original, didática e competente a todos aqueles que lutam por uma educação pública com qualidade humana para todos. A obra demonstra que, para o educador, não basta defender certos princípios ou idéias; o educador precisa apontar caminhos, mostrar como se caminha, e fazer o caminho junto.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.