Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 43 - Redação no Ensino Médio
31/08/2010
 
ou

Redação: Palavra & Arte

Marina Ferreira e Tânia Pellegrini – Editora Atual – Brasil – 2006

Esta obra é indispensável ao aluno do ensino médio e a todos que pretendem ler e escrever bem, redigindo textos com mais tranqüilidade e seguros de que, no mundo das palavras, sempre é possível ir além. O livro traz diferentes tipos de texto, com destaque para o texto literário, em diálogo em outras linguagens, como a do cinema, da pintura, da fotografia e da charge.


Descomplicando a Redação - Ensino Médio

Jaqueline da Silva Aguiar e Ednir Melo Barbosa – Editora FTD - Brasil

Este livro ajuda o professor a direcionar o ensino da redação para que seus alunos aprendam a evitar os erros mais comuns e sejam capazes de conduzir o tema na hora de escrever. Apresenta muitas sugestões de temas atuais a serem desenvolvidos pelos alunos, orienta na condução do tema na hora de escrever e dá dicas de como evitar os erros mais comuns. Apresenta também alguns critérios de avaliação, dá dicas de correção gramatical e de como proceder na hora de fazer a redação e exemplos de redações consideradas acima da média, fracas ou anuladas pela banca, mostrando os acertos e problemas nesses textos.


Superdicas para escrever bem diferentes tipos de textos

Edna M Barian Perrotti – Editora Saraiva – Brasil

Com este livro, o leitor perderá o receio de escrever, aprendendo que a fluência escrita pode ser desenvolvida. Em cada uma das 60 superdicas desta obra, ele terá uma verdadeira aula de como escrever bem. Encontrará, em seqüência, um curso prático de redação. Apresentadas em linguagem simples e acessível, todas as dicas têm o embasamento teórico de estudos recentes em lingüística, análise do discurso e produção de textos.


Como escrever melhor – informações e técnicas para sua redação

Márcia Olivieri – Editora Idea – Brasil

O livro traz técnicas, dicas e informações importantes para melhorar as redações de diferentes tipos : descrição, narração, dissertação, resenha. A redação empresarial também é destacada, com regras de etiquetas e formatos para e-mails , cartas e comunicação interna (memorandos, etc). Por fim há um prático guia do Novo Acordo Ortográfico.


Problemas de Redação

Alcir Pecora – Editora WMF Martins Fontes – Brasil

O objetivo deste trabalho é apresentar um diagnóstico dos problemas mais recorrentes na produção escrita de vestibulandos e universitários, e analisar esse diagnóstico à luz das noções relativas ao discurso.


Redação – teoria e prática

Marcelo Braga – Editora Campus – Brasil

Esta obra tem como objetivo oferecer condições de produção de texto ao aluno que sente dificuldades para elaborar um texto em prosa. De forma prática e objetiva, faz uso de uma didática simples e precisa, de uma linguagem clara e eficiente, sem se preocupar com as explicações desnecessárias, que dificultam o aprendizado. Sugestões, por meio de textos e exercícios são presentes em toda a obra, com o objetivo de facilitar a produção textual.


Redação Descomplicada

Carlos Pimentel – Editora Saraiva – Brasil

A obra mostra ao leitor os entraves gramaticais, os problemas de estilo e os bloqueios encontrados na hora de escrever uma dissertação, um relatório, um texto literário, um e-mail, uma carta. Explica os diferentes tipos de textos e a estrutura redacional desvendando os segredos da comunicação escrita com exemplos retirados do cotidiano, de redações de candidatos a concursos públicos e vestibulares, de excertos provenientes da mídia impressa. Ao final de cada capítulo, por meio de exercícios especialmente desenvolvidos para aprimorar as técnicas de redação, o leitor pode treinar a teoria aprendida, conferindo as respostas no gabarito do final do volume, que conta com um capítulo inteiro dedicado a redações de concursos públicos e vestibulares.


Minimanual Compacto de Redação e Estilo: teoria e prática

Ana Tereza Pinto de Oliveira – Editora Rideel - Brasil

Neste Minimanual Compacto reunimos toda a matéria do Ensino Médio de língua portuguesa, explicada detalhadamente e ilustrada com vários exemplos. Para maior assimilação da teoria e auto-avaliação, esta obra traz exercícios resolvidos de toda a matéria e inúmeros testes de vestibular de universidades. Veja alguns dos tópicos abordados: Origens da língua portuguesa, Comunicação e linguagem, O texto e suas categorias, Poesia, Prosa, Figuras de linguagem, Análise e interpretação de texto.


Como um Romance

Daniel Pennac – Editora Rocco - Brasil

Mais que um ensaio, Como um romance é uma declaração de amor ao ato de ler. Num relato inteligente, poético e divertido, Pennac questiona, através da recriação ficcional do ambiente de uma sala de aula, a razão de os jovens não gostarem de ler.


Técnica de Redação: o que é preciso saber para bem escrever

Lucília Helena do Carmo Garcez – Editora Martins Fontes – Brasil

Os manuais reunidos nesta coleção oferecem a instrumentação necessária para o trabalho intelectual nos diferentes níveis e nas mais diversas áreas. O estudante que está se preparando para o vestibular, o pesquisador de humanas ou exatas que escreve uma tese, o funcionário que redige um documento etc. encontrarão aqui informações preciosas e orientações inteligentes para o seu trabalho.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.