Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 45 - Educação Étnico-racial
20/10/2010
 
ou

Almanaque Pedagógico Afro-brasileiro

Rosa Margarida C. Rocha – Mazza Edições – Belo Horizonte

O livro apresenta aos professores do ensino fundamental e médio uma bem-cuidada proposta de como inserir os conteúdos afro-brasileiros na sala de aula, de maneira planejada e contínua. Há várias atividades e jogos; um calendário com as datas mais importantes relativas aos temas afro-brasileiros e um manancial de informações e ilustrações cuidadosamente pesquisadas sobre personalidades negras e o tema étnico-racial.


Educação das Relações Étnico-Raciais

Rosa Margarida de Carvalho Rocha – Mazza Edições – Belo Horizonte

A obra traz orientações para os professores do ensino fundamental de como incluir o tema étnico-racial em todas as disciplinas do currículo. A obra foi dividida em quatro partes: Relações étnico-raciais e o cotidiano escolar; Dimensão Étnico-Racial e a Prática Pedagógica; Pensando um plano pedagógico de ação e Oficinas de Sensibilização.


Múltiplos olhares sobre educação e cultura

Juarez Dayrell - Ed. UFMG - Belo Horizonte

Textos de cientistas das áreas de educação, antropologia e sociologia, reunidos pelo Núcleo Educação, Cultura e Sociedade da Faculdade de Educação da UFMG, organizados em três blocos temáticos. O primeiro se desenvolve em torno da ciência antropológica e as suas contribuições para a discussão da educação; o segundo apresenta uma seleção de temas e questões emergentes na teoria e práticas educacionais, tais como a tecnologia e informação, religião, etnias, juventude e infância, compreendidas como processos culturais; o terceiro aborda a instituição escolar como um espaço sociocultural, analisando aspectos de sua história e os sujeitos que a constituem.


O Negro no Brasil de Hoje

Kabengele Munanga e Nilma Lima Gomes – Editora Global – Brasil

Neste livro buscou-se contar um pouco da história esquecida ou deformada dos povos africanos que ajudaram a construir o país em que vivemos, uma história que pertence a todos nós, brasileiros, sem discriminação de cor, idade, gênero, etnia e religião.


Ser Negro no Brasil Hoje

Ana Lúcia E. F. Valente – Editora Moderna - Brasil

A antropóloga Ana Lúcia Valente convida o leitor a desencobrir os fatos que se escondem sob a aparência de democracia social e propõe uma discussão complexa para a busca dos meios eficazes de combate ao racismo.


Bonecas Negras, cadê?

Maria Zilá Teixeira de Matos – Mazza Edições – Belo Horizonte

A obra traz propostas para professores de todas as disciplinas – e que se adaptam facilmente a qualquer série do ensino fundamental – de numerosas práticas pedagógicas que utilizando- se de questionamentos de preconceitos, preparam o jovem para dialogar e se posicionar frente ao racismo com argumentos científicos, éticos e jurídicos.


Coleção Griot Mirim

Madu Costa, Madu Galdino, Martha Rodrigues e Mara Evaristo - Mazza Edições – Belo Horizonte

Griot é o contador de histórias africano que passa a tradição dos antepassados de geração em geração. O objetivo dessa coleção é trabalhar a identidade afrodescendente na imaginação infantil. E é justamente à imaginação que esses livros falam a partir de uma composição sensível, de textos curtos e poéticos, associados a belas ilustrações. Modo lúdico de reforçar a autoestima da criança a partir da valorização de seus antepassados, de sua cultura e de sua cor.


A Cor do Preconceito

Carmen Lucia Campo, Sueli Carneiro e Vera Vilhena – Editora Ática – Brasil

Mira é uma excelente aluna e, graças à sua dedicação, consegue uma bolsa de estudos em um dos melhores colégios de sua cidade. Mas ao trocar sua escola pública da periferia onde mora por um colégio de elite, a adolescente negra se vê confrontada com a questão de sua identidade. Preconceito, racismo e intolerância farão parte da trajetória que levará a personagem a uma percepção mais madura de si mesma e da pluralidade do mundo em que vive. Acompanham a obra - Suplemento de leitura com projetos interdisciplinares e um cuidadoso trabalho com os temas transversais.


Igualdade das Relações Étnico-raciais na Escola

Ana Lúcia Silva e Souza e Camilla Croso (Org.) – Editora Peirópolis - Brasil

Este livro, dirigido a todas as pessoas envolvidas no processo educacional, quer justamente levar a público essas vozes e opiniões, com o intuito de contribuir para o aprimoramento das políticas públicas, conteúdos programáticos e práticas educacionais comprometidos com a reeducação das relações étnico-raciais e com o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas.


Racismo e Anti–racismo na Educação- Repensando nossa escola

Eliane Cavalleiro (Org.) - Editora Selo Negro – Brasil

Diversos olhares sobre o ambiente da sala de aula procuram captar os racismos presentes nesse cotidiano. Alguns dos assuntos que nos alertam para uma educação anti-racista são a revista especializada em educação, o livro infantil, o tratamento dado à África e outros.


Diversidade Étnico-racial e Educação Superior Brasileira

Ahyas Syss (Org.) – Editora Quartet – Brasil

Os leitores deste livro vão conhecer um pouco da história da desigualdade e do preconceito racial no Brasil, o que os núcleos de estudos afro-brasileiros e indígenas de algumas universidades públicas estão fazendo para superar esses problemas quase sempre colocados para baixo do tapete e como a academia e a sociedade estão recebendo essas experiências de intervenção.


A África na Sala de Aula: visita à história contemporânea

Leila Leite Hernandez - Editora Selo Negro – São Paulo – 2005

Quando se fala da África, uma pergunta precisa ser formulada; existe uma África única, uma identidade comum a todo o continente? É a essa pergunta que Leila Leite Hernandez responde neste livro. Ela nos convida a abandonar nossos pressupostos e estereótipos, propondo um tipo de estudo: aprendermos a enxergar a África como um entrelaçamento de diversas culturas e processos históricos, de identidades complexas e, muitas vezes, contraditórias.


Cidadania em Preto e Branco – discutindo as Relações Raciais

Maria Aparecida Silva Bento – Editora Ática – São Paulo

A obra informa e amplia a conscientização sobre a problemática do racismo no Brasil. Estimula o leitor à reflexão sobre si próprio, sobre os acontecimentos de seu cotidiano e sobre os fatos históricos ligados às teorias raciais.


Brasil Afrobrasileiro

Maria Nazareth Soares Fonseca (Org.) – Editora Autêntica – Belo Horizonte

Com uma proposta multidisciplinar, o livro pretende contribuir para o aprofundamento da discussão dos processos produzidos pela sociedade brasileira de invisibilidade das diferenças quando, de alguma forma, procura apaziguar os conflitos étnico-raciais para fortalecer-se enquanto totalidade harmônica e integrada.


Lendas e Mitos dos Índios Brasileiros

Walde-mar de Andrade e Silva – Editora FTD – Brasil

A obra apresenta 24 lendas indígenas, selecionadas e interpretadas pelo pintor e contador de histórias Walde-Mar de Andrade e Silva. Ilustrado com 25 obras desse artista, o livro é fruto de sua convivência de oito anos com as principais tribos do Xingu. De um lado, a obra mostra a riqueza de detalhes e as cores vibrantes da pintura naturalista; do outro, um texto revelador da sensibilidade desse aluno do índio e da natureza.


Contos Indígenas Brasileiros

Daniel Munduruku – Editora Global - Brasil

Este livro nos mostra que a palavra cria, enfeitiça, embriaga, gera monstros, faz heróis, remete-nos para nossa própria memória ancestral e dá sentido ao nosso estar no mundo. Foi com esta paixão e certeza que este livro foi escrito por meio da seleção de mitos que representam a caminhada de diversos povos indígenas.


O Casamento entre o Céu e a Terra – Contos dos Povos Indígenas do Brasil

Leonardo Boff – Editora Salamandra - Brasil

Os relatos, mitos e contos reunidos neste livro procuram ressaltar a contribuição inestimável que os povos indígenas brasileiros deram a nossa história: na linguagem, nos nomes de cidades, rios e montanhas, na culinária, nos costumes cotidianos, na religiosidade e na forma de compreender a natureza. Revisitemos a sabedoria indígena e sonhemos, por um momento, os mesmos sonhos que eles sonharam. Ao final, teremos descoberto mil razões para viver mais e melhor, todos juntos, na mesma Aldeia Comum, generosa e bela, o planeta Terra.


Histórias dos Índios no Brasil

Manuela Carneiro da Cunha – Editora Companhia das Letras – Brasil

A obra reúne 27 colaboradores, entre especialistas brasileiros e do exterior, que atuam em diferentes áreas de pesquisa, como antropologia, história, arqueologia e linguística. Apresentado de forma extremamente bem cuidada, o livro dá grande importância à iconografia, trazendo documentos pouco conhecidos e inéditos, além de mapas ilustrativos e vinhetas alusivas à cultura material dos povos indígenas destacados nos estudos. É uma obra de referência única, indispensável, afinada com a nova política educacional do país, que valoriza a pluralidade cultural como o mais importante patrimônio do Brasil.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.