Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 46 - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia-2010
09/11/2010
 
ou

O ABC da Metodologia

Paulo Leandro Maia – Editora Leud – Brasil

As possibilidades de reflexão sobre trabalhos científicos não se esgotam neste livro. O intuito deste será mostrar passo a passo todos os procedimentos exigidos pelas instituições de pesquisa e universidades, reunindo também as dúvidas que ao longo da carreira docente se ouve dos alunos.


Física do Impossível

Michio Kaku – Editora Rocco – Brasil

O teletransporte de Jornada nas estrelas, a capacidade de ficar invisível da série de Harry Potter e a viagem no tempo de De volta para o futuro servem de ponto de partida da pesquisa do cientista Michio Kaku no lançamento da obra. No livro, ele mostra até que ponto alguns elementos que se popularizaram na ficção podem se tornar realidade num futuro não muito distante. Com sólida base científica e linguagem acessível, ele atesta, pelas leis da física, os limites e as possibilidades de teorias consideradas delirantes até bem pouco tempo.


Química na Cabeça

Alfredo Luis de Mateus – Editora UFMG – Brasil

O livro atende a um público curioso, ávido por experimentos, explicações e fatos interessantes sobre a química. As várias experiências aqui reunidas mostram mais de perto alguns materiais - a água, os cristais, os plásticos, corantes e pigmentos - e como eles se comportam em determinadas situações. As atividades apresentadas ao longo do texto são simples, acessíveis e capazes de criar um grande interesse nos leitores, mostrando que para a química chegar à sua cabeça deve antes passar por suas mãos. Este é o caminho mais curto e ao mesmo tempo o mais rico. Então, o que você está esperando? Mãos à obra!


Química na Cabeça 2

Alfredo Luis de Mateus – Editora UFMG – Brasil

A obra reúne mais experimentos criativos que transformam materiais comuns encontrados em casa em divertidas explorações. Aprenda a fazer uma garrafa de PET personalizada, crie imagens com o calor ou com a luz, escreva com elétrons, descubra que os plásticos têm memória, desenvolva uma tinta magnética e muito mais. Combinando um pouco de arte com um toque de “faça você mesmo”, cada experimento é apresentado com instruções passo a passo e fotos. A ciência por trás de cada fenômeno é introduzida em uma linguagem acessível e vai agradar pais e professores que queiram iniciar jovens no prazer das investigações científicas caseiras e escolares.


Os grandes experimentos científicos

Michel Rival – Editora Jorge Zahar - Brasil

Como foi possivel medir o diâmetro da Terra, a velocidade do som, a distância entre as estrelas? Neste livro são apresentados cronologicamente cerca de 40 experimentos científicos pioneiros.


Aprendendo a aprender: uma introdução à metodologia científica

Cleverson Bastos e Vicente Keller – Editora Vozes – Brasil

Neste livro os autores introduzem o leitor/aluno nos métodos de aprendizagem. O estudo proveitoso, a leitura eficiente, o projeto de pesquisa acadêmico, os métodos de raciocínio, as correntes metodológicas são assuntos desenvolvidos de maneira simples e objetiva, em linguagem acessível àqueles que desejam aprender a aprender.


Metodologia da Ciência

Fábio Appolinário – Editora Thomson Learning – Brasil

Nesta obra o leitor encontrará uma abordagem da metodologia científica que privilegia tanto os aspectos teóricos e filosóficos da ciência quanto seus aspectos práticos. Escrito de forma clara e com uma sequência lógica, Metodologia da Ciência é um guia passo-a-passo para a produção de trabalhos científicos, incluindo desde o planejamento e a elaboração de instrumentos de coleta de dados até a análise dos resultados e conclusões. Trata-se de um texto didático simples e conciso, fruto de anos de experiência em sala de aula no ensino de metodologia científica para alunos de diversos cursos e áreas do conhecimento.


Metodologia científica ao alcance de todos

Celicina Borges Azevedo – Editora Manole - Brasil

Esta obra discorre acerca dos princípios da metodologia científica, estimulando o estudante e ensinando-o a aprender a pensar, a fazer perguntas e a formular hipóteses. De forma clara e didática, a autora apresenta os principais conceitos relacionados ao método científico, ao experimento controlado e à pesquisa através de levantamentos, além de abordar a criação de projetos e a importância das feiras de ciências.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.