Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 5 - Gestão Escolar
19/09/2008
 
ou

Gestão Escolar Democrática

Luiz Fernandes Dourado, Editora Alternativa, 2003, Brasil

 

O livro busca disseminar resultados da pesquisa “Gestão escolar na rede municipal de ensino em Goiânia: a perpectiva dos dirigentes escolares”, desenvolvida pelo Nedesc, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego).

Ao discutir a visão dos dirigentes escolares sobre os processos de gestão da escola, constitui-se em importante contribuição àqueles que buscam a construção permanente da gestão democrática da escola pública em Goiás.


Gestão Escolar, Democracia e Qualidade de Ensino

Vitor Henrique Paro, Editora Ática, 2007, Brasil

 

Este livro consolida os resultados de anos de dedicação de Vitor Henrique Paro à pesquisa teórica e prática na área educacional. O autor examina o conceito de qualidade do ensino e sua relação com a democracia na organização da escola. Por meio de meticulosa pesquisa empírica realizada na rede de escolas públicas de ensino fundamental, Vitor Henrique Paro investiga também a visão dos agentes escolares quanto às implicações da estrutura didática e administrativa no desempenho escolar e na construção da cidadania. Ao confrontar conceitos teóricos com a prática cotidiana, este livro propõe reflexões sobre o papel sociopolítico da educação e apresenta propostas para a implantação de mudanças com vistas ao ensino para a democracia.

 

 


Administração Escolar e Educacional: planejamento, políticas e gestão

Soraia Chafic El Kfouri Salerno, Editora Alínea, 2007, Brasil

 

Nesta obra, que é a tese de doutorado da professora Soraia Chafic El Kfouri Salerno, a autora estuda a questão de forma acadêmica, além de colocar em prática sua vivência no campo educacional, onde atua há bom tempo nas mais diversas posições, adquirindo visões internas e externas do sistema educacional brasileiro.

A obra mostra uma realidade com a qual a autora diverge e luta para mudar, contribuindo assim para a transformação do sistema educacional e da escola, que faça dos alunos verdadeiros cidadãos.

 


Gestão Escolar e Sujetividade

Maria Lúcia de Abrantes Fortuna, Editora Xamã, 2000, Brasil

 

A autora empreende notável esforço em considerar a gestão democrática de uma escola pública em seu aspecto subjetivo e cotidiano, oferecendo ao leitor a possibilidade de compreender qual a dimensão ocupada pelos sujeitos nos processos de gestão democrática.


Interfaces da Gestão Escolar

Anerdis A Monteiro Belotto, Cleia Maria da Luz Riveiro, Elisa Pereira Gonsalves, Editora Alínea, 1999, Brasil

 

O tema Gestão Escolar vem se configurando historicamento como um desafio para educadores e educadoras. Da herança das transposições acríticas das teorias administrativas à denúncia das relações entre organização escolar e reprodução capitalista, alguns caminhos foram construídos, sinalizando novas possibilidades de problematização no campo de administração escolar.

Este livro apresenta temáticas que emergem através da pontuação de tópicos relacionados à área de gestão escolar, pretendendo oferecer ao leitor uma seleção de temas e problemas considerados fundamentais para o campo da administração escolar.

 

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.