Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 48 - Educação de Jovens e Adultos
20/12/2010
 
ou

Educação de Jovens e Adultos – Saberes e Fazeres

Felipe Gustsack, Moacir Fernando Viegas, e Valdo Barcelos (Org) – Editora Edunisc – Brasil – 1ª edição - 2007

Este livro é resultado de trabalhos intensos e diferenciados de pesquisas e práticas entre educadores e educandos dessa modalidade de educação. Nessa dimensão, constitui-se como um estudo coletivo que procurou envolver os sujeitos da prática educativa, destacando-se também por ter sido organizado a várias mãos. Os documentos de pesquisa e as experiências aqui apresentados procedem de períodos e espaços pedagógicos diferentes, constituindo um cenário significativo dessa modalidade de educação na região sul do Brasil.


Diálogos na Educação de Jovens e Adultos

Leôncio Soares, Maria Amélia Giovanetti, e Nilma Lino Gomes (Orgs.) – Editora Autêntica – Brasil

Esta coletânea tem como fio condutor a compreensão da Educação de Jovens e Adultos enquanto um campo político, de formação e de investigação que está irremediavelmente comprometido com a educação das camadas populares e com a superação das diferentes formas de exclusão e discriminação existentes em nossa sociedade, as quais se fazem presentes tanto nos processos educativos escolares quanto nos não-escolares. Essa tem sido a orientação do NEJA – Núcleo de Educação de Jovens e Adultos – Pesquisa e Formação – da Faculdade de Educação da UFMG, cujas práticas, interrogações e pesquisas são descritas, refletidas e analisadas neste livro.


Práticas de Educação de Jovens e Adultos - Complexidades, Desafios e Propostas

Marisa Narcizo Sampaio , Rosilene Souza Almeida - Editora

A proposta deste livro é contribuir para o processo de formação de educadores de jovens e adultos, através de problematizações, reflexões e relatos relacionados com a prática pedagógica. Os artigos contemplam uma variedade de aspectos relacionados à EJA: experiências de projetos, práticas de formação continuada de professores, elaboração de projeto político-pedagógico, indicações para a prática, diversidade de espaços, sujeitos da EJA e culturas, fundamentação política e histórica da EJA no Brasil hoje. Aqui o leitor encontrará reflexões teóricas e metodológicas sobre o processo de alfabetização e escolarização de jovens e adultos, tendo a participação de profissionais que pesquisam e atuam com a EJA em diversos contextos.


Novos Caminhos na Educação de Jovens e Adultos

Sérgio Haddad – Editora Global – Brasil – 1ª edição - 2007

A pesquisa tomou como desafio, investigar sete regiões metropolitanas no campo das políticas municipais de EJA. Depois de um balanço quantitativo sobre a ação desses municípios na primeira fase da investigação, as equipes de trabalho de cada região metropolitana, constituídas por investigadores reconhecidos na temática, realizaram estudos de casos sobre uma experiência local que fosse significativa por uma quantidade de informações e análises que se desdobram nos textos desta publicação.


Aprendendo com a diferença: estudos e pesquisas em educação de jovens e adultos

Leôncio Soares (Org) - Editora Autêntica – Belo Horizonte – 2005

Os cinco capítulos deste livro são de autores que se dedicam à pesquisa de temas atuais da Educação de Jovens e Adultos, e o leitor perceberá que esta publicação não vem apenas salientar a necessidade de discutir de forma mais ampla essas questões, mas, e principalmente, repensar sua prática sob pontos de vista diferenciados e atuais. Entre os temas discutidos neste livro estão: o êxito no ensino da educação tardia, os percalços e as motivações desses jovens e adultos; e a experiência da alfabetização, sua compreensão e seus significados.


Desafios da Educação de Jovens e Adultos – Construindo práticas de alfabetização

Eliana Borges Correia Albuquerque, Telma Ferraz Leal – Editora Autêntica – Brasil

O projeto pedagógico que orientou o programa Brasil Alfabetizado em Recife, foi elaborado por professores e alunos de pós-graduação da UFPE, que hoje constituem o Centro de Estudo em Educação e Linguagem no Centro de Educação. A execução de toda a formação continuada dos professores alfabetizadores foi realizada pro professores e alunos de pós-graduação das universidades públicas do Recife (UFPE, UFRPE e UPE).


Pedagogia da autonomia – Saberes necessários à prática educativa

Paulo Freire – Editora Paz e Terra – São Paulo

Numa linguagem acessível e didática, o autor reflete sobre saberes necessários à prática educativo-crítica fundamentados numa ética pedagógica e numa visão de mundo alicerçados em rigorosidade, pesquisa, criticidade, risco, humildade, bom senso, tolerância, alegria, curiosidade, esperança, competência, generosidade, disponibilidade... molhada pela esperança.


10 perguntas que fazemos quando alfabetizamos jovens e adultos

Elisiani Vitória Tiepolo – Editora Aymará – Brasil

Jovens e adultos de EJA têm urgência em aprender a decodificar o mundo, suas imagens e histórias. E os educadores de EJA, diante dessa urgência, fazem-se muitas perguntas. Dizem que são as perguntas que movem o mundo. Isso porque, talvez, a dificuldade esteja mais em expor os problemas do que em solucioná-los. Porém, cabe aos educadores a dupla tarefa de perguntar e de responder. Foi pensando nisso que este livro foi escrito, pois, se temos certezas, devemos ter dúvidas, porque são as dúvidas que criam a necessidade de solucioná-las, se não definitivamente (o que já sabemos impossível), pelo menos para dar direção ao nosso trabalho pedagógico.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.