Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 50 - O Coordenador Pedagógico na Escola
01/02/2011
 
ou

O Coordenador Pedagógico e o Cotidiano da Escola

Vera Maria Nigro de Souza Placco e Laurinda Ramalho de Almeida (Org) – Editora Loyola – Brasil

A obra relata o cotidiano da escola com seus desafios, seus movimentos e processos, bem como a aguda compreensão de seu papel na rede de relações que permeiam a vida da escola.


O Coordenador Pedagógico e o Espaço da Mudança

Vera Maria Nigro de Souza Placco e Laurinda Ramalho de Almeida – Editora Loyola – Brasil – 2001

Os textos foram selecionados a partir de dois pontos comuns: a crença no trabalho da coordenação pedagógica e na necessidade da formação continuada e o interesse de vários autores em partilhar com profissionais do ensino e estudantes suas descobertas e expectativas de ultrapassar o estabelecido e construir novas modalidades de prática pedagógica.


O Coordenador Pedagógico e Questões da Contemporaneidade

Vera Maria Nigro de Souza Placco e Laurinda Ramalho de Almeida – Editora Loyola – Brasil – 2006

Neste volume de uma série dirigida a coordenadores pedagógicos são apontadas as principais questões da contemporaneidade que interferem, no contexto escolar e social, no desempenho dos educadores.


Coordenação do Trabalho Pedagógico

Celso dos Santos Vasconcellos – Editora Libertad – Brasil – 2002

O livro aborda temas importantes para o educador: projeto político-pedagógico, reuniões pedagógicos, papel da supervisão educacional/coordenação pedagógica, trabalho coletivo, currículo, (in) disciplina, avaliação da aprendizagem etc.


Trabalhando Habilidades

Celso Antunes - Editora Scipione – Brasil – 1ª edição - 2010

O objetivo do livro é despertar as pessoas envolvidas com educação para a importância do estímulo das habilidades operatórias em sala de aula, nos diversos níveis de estudo: educação infantil, ensino fundamental, médio e superior. Para cada um deles, o autor propõe habilidades específicas e orienta o professor sobre procedimentos que ajudarão os alunos a desenvolvê-las. Você vai encontrar nesta obra, entre outros, os seguintes temas: o que é inteligência; a educação das inteligências e a aprendizagem; inteligências, conteúdos e habilidades operatórias; Piaget, Gardner, Goleman e as habilidades; as habilidades operatórias por nível educacional.


Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção possível

Ilma Passos Alencastro Veiga (Org) – Editora Papirus – Brasil – 2005

Os textos dessa coletânea tratam de temas como: construção coletiva, gestão na escola, relações de poder, autonomia, princípios básicos de planejamento participativo e outros. Debate fundamental sobre as questões referentes à qualidade de ensino para todos.


Planejamento Dialógico: como construir o projeto político – pedagógico da escola

Paulo Roberto Padilha - Editora Cortez – Brasil

Este livro mostra que na educação o planejamento não pode ser dissociado da construção do projeto político-pedagógico. Uma escola que não consegue se decidir por um projeto educacional caminha sem direção e tem poucas chances de contribuir para a formação cidadã e para o pleno desenvolvimento das atuais e futuras gerações.


Coordenador Pedagógico - O técnico e psicopedagogo institucional

Circe Ferreira Lomonico - Editora Edicon – Brasil – 2005 – 3ª edição

Baseando-se em experiências profissionais, bem como em pesquisas acadêmicas, o livro oferece aos profissionais responsáveis pela coordenação psicopedagógica, um paradigma atualizado de suas funções.

Diversos projetos pedagógicos e/ou psicopedagógicos enriquecem esta obra a fim de auxiliar o trabalho dos envolvidos com a coordenação do processo ensino-aprendizagem: coordenador, orientador, psicopedagogo institucional, bem como dos estudantes de pedagogia e de psicopedagogia institucional.


Diário de um Educador: temas e questões atuais

Celso Antunes – Editora Papirus - Brasil

Tal como as páginas do diário de um adolescente que escreve sobre o primeiro amor, o livro revela a paixão de um educador por sua profissão. O autor compartilha com o leitor idéias, reflexões, lembranças curiosas e estimulantes que construiu em mais de 40 anos de trabalho em salas de aula, mostrando as diferenças e semelhanças entre a escola de hoje e aquela que viveu. São crônicas em que o autor escreve sobre diversas maneiras de dar uma aula, estímulo à leitura, construção de significações, exercícios para aprendizagem significativa, disciplina e indisciplina - questões sempre atuais no cotidiano escolar. Abra este diário e descubra o que pensa um dos mais conceituados educadores deste país.


A Linguagem do Afeto: como ensinar virtudes e transmitir valores

Celso Antunes - Editora Papirus – Brasil

Nunca se discutiu tanto a importância de ensinar virtudes e transmitir valores para as crianças como nos últimos anos, quando essa necessidade pareceu mostrar-se tão significativa e imperiosa. Mas quais valores ensinar? Como ter certeza de que tais ensinamentos ficariam gravados na mente infantil? E, sobretudo, até que ponto o ensino de valores realmente ajudaria o ser humano a construir-se de modo ético e socialmente responsável? Acreditamos, sinceramente, que esse livro responda a essas dúvidas. Obra para professores, mas principalmente para pais, busca mostrar em todas as suas linhas que a grande herança que podemos deixar não é a representada pelos bens materiais, mas pela ação integral e ilimitada de quem ama educar e ama a quem educa.''


Escola: espaço do projeto político-pedagógico

Ilma Passos Alencastro Veiga e Lúcia Maria G. Resende – Editora Papirus – Brasil - 1998

Essa coletânea reúne experiências educativas - envolvendo pesquisas de docência e atividades de extensão - e destaca aquelas que se relacionam a processos de formação continuada dos profissionais de educação. Na proposta de fundir teoria e prática, o professor terá em mãos um livro rico em vivências educativas que trafegam pela diversidade multicultural, pelos dilemas dos processos avaliativos e das instâncias colegiadas sem perder de vista o desafio de basear a construção da cidadania nas salas de aula.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.