Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 54 - Formação de Professores
03/05/2011
 
ou

A Educação para o Século XXI

Jaques Delors – Editora Artmed – Brasil - 2005

A obra contém uma seleção de textos que oferece um leque de pontos de vista sobre as diferentes questões da educação atual, proporcionados por iminentes especialistas contemporâneos. Esses revelam uma grande confiança na capacidade das instituições e dos sistemas de enfrentar os desafios do futuro. O desejo manifestado pelos educadores de se mostrarem à altura dos desafios, antigos e novos, é uma das mensagens mais estimulantes que nos transmitem.


O Professor, a Escola e a Educação

Flávia B. Ramos e Jayme Paviani (Org.) – Editora Educs – Brasil - 2010

Segundo a obra, a qualidade da educação depende do professor e das condições teórico-científicas e das condições da escola e da sociedade. Logo o livro busca tratar de assuntos como - professores - papel do educador, educação - teoria, filosofia da educação, sociologia educacional.


Seja o professor que você gostaria de ter

Serrano Freire – Editora Wak – Brasil – 2010 – 2ª edição

Uma educação empreendedora só se faz com pessoas sonhadoras.

Com pessoas que tenham como sonho a transformação dos meios para alcançar o idealizado. Que acreditem em seus talentos, que desenvolvam suas competências e aprimorem habilidades, que, sobretudo, tenham a educação como instrumento de desenvolvimento do ser espiritual.

A escola do século XXI precisa de educadores visionários, verdadeiros empreendedores. São estes, sim, os grandes transformadores do presente, que trazem o futuro para hoje, que aliam sonho e competência. Que não enxergam apenas os seus limites, mas que imaginam como superá-los.


Ensinar Aprendendo – Novos Paradigmas na Educação

Içami Tiba – Editora Integrare – Brasil – 2006 – 18ª edição

Questões fundamentais na relação professor-aluno são abordadas nesta nova edição revista e ampliada de Ensinar Aprendendo. Nesta obra, o psiquiatra e educador Içami Tiba aborda o ato de ensinar aprendendo sob novos paradigmas da Educação. Dentre eles, a necessidade de o professor ter consciência de que está ajudando a construir um país quando capacita o aluno a ser um profissional competente e um cidadão consciente da sua importância na composição da sociedade.

A preparação intelectual do professor, através de pós-graduações, mestrados e doutorados tem relação direta com o ranking das melhores escolas do país. Esse fato, entretanto, não deve ser encarado de forma isolada, mas sim como estopim de um circulo virtuoso: bons professores - melhor ensino - maior vontade de aprender dos alunos - melhores alunos - melhores mestres (alunos) - melhores professores.


Escolas que Aprendem

Peter M. Senge, Nelda Cambron-Maccabe, Timothy Lucas & ET AL - Editora Artmed – Brasil - 2005

Um dos pontos fortes dessa proposta é a sua descrição de práticas que estão tendo sucesso em todo o mundo em escolas que tentam reinventar-se usando os princípios da aprendizagem organizacional. Com contribuições de pesquisadores proeminentes, além de gestores escolares bem-sucedidos, professores, administradores, pais e alunos, o livro oferece uma riqueza de ferramentas práticas, experiências e orientações que podem ser usadas para ajudar as escolas (e as suas salas de aula e as comunidades que as rodeiam) a aprender a aprender.


Educação e Tecnologias – O Novo Ritmo da Informação

Vani Moreira Kenski – Editora Papirus – Brasil – 2007

Parti da idéia de que o tema "Educação e tecnologias" deveria ser abordado de forma abrangente, simples e esclarecedora, mas sem deixar de apresentar e refletir sobre os grandes avanços que as tecnologias podem oferecer à educação. Dessa forma, inicio o livro com um exemplo surpreendente de como é possível fazer educação mediada pelas mais novas tecnologias digitais. Dediquei o resto do livro para contar a longa história de relacionamentos entre os vários tempos da sociedade, os avanços tecnológicos sucessivos e os seus reflexos na educação.


O Elogio da Pedagogia

Luiz Gonzaga Teixeira – Editora Loyola - Brasil

Este livro cruza o cotidiano com o erudito para afirmar a necessidade da pedagogia contra os males do mundo moderno. É a discussão da importância da educação na atualidade e do sentido da relação pedagógica. O autor toca pontos importantes para a formação do professor e de todos os que refletem sobre o trabalho pedagógico, quando resgata a esperança na e pela educação e defende a centralidade da escola na sociedade e na cultura.


O Bem-Estar dos Professores

Álvaro Marchesi - Editora Artmed – Brasil – 2008 – 1ª edição

Se a profissão docente tem um forte componente moral; se exige um compromisso ativo e positivo com as novas gerações; se deve contribuir para a felicidade dos alunos; se deve manter o otimismo e a esperança no futuro das novas gerações e da humanidade, não há remédio senão admitir que o agente dessa atividade, o professor, necessita sentir-se partícipe do projeto e, consequentemente, deve viver e transmitir certa forma de felicidade em sua atividade docente. E ele só pode sentir-se feliz em seu trabalho se gostar do que faz, se sentir satisfação com isso, se encontrar sentido em educar seus alunos.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.