Heloisa Lück – Editora Vozes – Vol. IV - Série Cadernos de Gestão – Brasil – 2008 – 1ª edição
Neste volume da Série Cadernos de gestão, a autora propõe aos gestores escolares que orientem sua atenção ao exercício da liderança efetiva em sua própria atuação profissional e na dos membros da comunidade escolar e para que promovam em suas escolas a criação de uma cultura escolar orientada para o compartilhamento de uma liderança marcada pelo comprometimento conjunto com os objetivos educacionais, pelo espírito de equipe e proatividade.
Sônia Simões Colombo, Paulo A Gomes Cardim e colaboradores – Editora Artmed – Brasil – 2010 – 1ª edição
Este livro reúne análises profundas sobre os caminhos adotados na administração das instituições de ensino, oferecendo grandes contribuições sobre as boas práticas de gestão para a conquista da excelência educacional.
Heloisa Lück – Editora Vozes – Vol. III - Série Cadernos de Gestão - Brasil – 2006 – 1ª edição
A série Cadernos de gestão foi desenvolvida para o gestor educacional refletir sobre o seu trabalho. Neste volume a autora fala dos processos de melhoria da gestão escolar e a importância da gestão participativa nesse panorama e na formação humano social a que a escola se propõe.
Azilde L. Andreotti, José Claudinei Lombardi, Lalo Watanabe Minto – Editora Alínea e Átomo – Brasil – 2010 – 1ª edição
Este livro reúne textos sobre a trajetória do gestor escolar em todos os grandes períodos históricos da educação brasileira. Os textos foram organizados de forma a permitir uma leitura contextualizada da educação. A abordagem teórico-metodológica que a configura possibilita o entendimento da organização escolar brasileira e da gestão escolar como produto das transformações da sociedade ao longo da história.
Casemiro de Medeiros Campos – Editora Melo – Brasil –
A supervisão ao trabalho docente acompanhando, incentivando e avaliando as práticas pedagógicas dos professores deve ter como pressuposto o reconhecimento da autonomia. Para a garantia do sucesso e êxito das suas ações isto requer o diálogo orientado por um plano de trabalho bem definido por metas e ações subsidiado por um sistema de avaliação ou instrumentos de úteis que produzam informações gerenciais fidedignas e atualizadas sobre o que precisa para assumir determinadas decisões. É necessário ao gestor escolar o exercício da paciência para a mediação e negociação diante dos problemas que lhe chegam, evitando o seu envolvimento pessoal imediato em questões polêmicas na escola. Por isto é preciso que a formação continuada do gestor escolar se faça pelo cuidado de si como indivíduo que trabalha com seres humanos e fortaleça seu aspecto de cunho profissional por meio de programas para a inovação da escola.
Casemiro de Medeiros Campos, Milena Marcintha Alves Brás (Org.) – Edições UFC – Brasil
Os artigos foram estruturados sobre uma leitura metodológica centrada na antropologia. A idéia nuclear foi levar para o grande público da educação e demais interessados a possibilidade de uma outra abordagem sobre as problemáticas e os dilemas comuns à função do gestor escolar. O propósito é reconstruir os significados e sentidos da ação do gestor como um processo condução articulada entre a prática e a teoria. Assim, o esforço dos autores consistiu em conduzir uma análise da gestão escolar de forma crítica, sobretudo, com a preocupação de interpretar a realidade não se limitando ao contexto seja da escola pública, seja da escola privada.
Cosete Ramos – Editora Qualitymark – Brasil
A autora defende os 14 pontos de Deming e os princípios do educador William Glasser como aplicáveis à escola. Propõe parcerias entre alunos e dirigentes com o objetivo de implantar a Qualidade na Educação. É o primeiro livro no Brasil a tratar do tema Qualidade na área educacional. Serve de introdução aos conceitos básicos dessa nova ciência, sendo do interesse de todos que almejam um Brasil melhor.
Hamilton Werneck – Editora DP&A - Brasil – 2000 – 2ª edição
A obra aborda como deve ser uma administração escolar moderna, capaz de unir qualidade de ensino e interação com os alunos.
Sofia Lerche Vieira – Editora DP&A/Lamparina – Brasil – 2002
Formar cidadãos socialmente responsáveis é tarefa da escola. Escolha ao mesmo tempo pessoal e coletiva dos profissionais que nela atuam, criar um ambiente de aprendizagem colaborativa depende de todos. Num mundo em que novas e diversificadas demandas se colocam sobre a escola, enfrentar esses desafios, sem dúvida, é tarefa urgente e inadiável. Ao despertar tantas perguntas, este livro certamente há de apontar caminhos para a formulação de novas respostas.
Heloisa Lück – Editora Vozes – Brasil – 2003 – 1ª edição
Este livro é uma ferramenta de grande utilidade para orientar trabalhos na promoção de resultados efetivos. São dicas básicas para a fundamentação, organização, direcionamento e também monitoramento e avaliação de projetos.
Roberto Giancaterino – Editora Wak – Brasil – 2010 – 1ª edição
O autor discorre sobre a dimensão democrática da administração escolar, enfocando a supervisão educacional como uma aliada na aprendizagem do aluno, trazendo à tona implicações imbricadas em inúmeras relações vinculadas à formação dos professores que, ocasionalmente ou por opção, assumem como gestores/diretores e supervisores escolares.
A obra faz uma análise criteriosa sobre democratização da gestão educacional e das políticas públicas adotadas, viabilizando novas estratégias de trabalho a todo aquele que se preocupa com os caminhos percorridos pela educação.
Rosamaria Calaes de Andrade – Editora Artmed – Coleção Escola em Ação – Volume 4 – Brasil – 2003
Essa obra aborda as competências e as atribuições do novo diretor, gestor e líder, que precisa também estudar para se atualizar e conhecer as mais recentes contribuições dos educadores sobre processos de capacitação de lideranças educacionais.
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