Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 63 - Gestão de Sucesso
29/11/2011
 
ou

Liderança em Gestão Escolar

Heloisa Lück – Editora Vozes – Vol. IV - Série Cadernos de Gestão – Brasil – 2008 – 1ª edição

Neste volume da Série Cadernos de gestão, a autora propõe aos gestores escolares que orientem sua atenção ao exercício da liderança efetiva em sua própria atuação profissional e na dos membros da comunidade escolar e para que promovam em suas escolas a criação de uma cultura escolar orientada para o compartilhamento de uma liderança marcada pelo comprometimento conjunto com os objetivos educacionais, pelo espírito de equipe e proatividade.


Nos Bastidores da Educação Brasileira – A gestão vista por dentro

Sônia Simões Colombo, Paulo A Gomes Cardim e colaboradores – Editora Artmed – Brasil – 2010 – 1ª edição

Este livro reúne análises profundas sobre os caminhos adotados na administração das instituições de ensino, oferecendo grandes contribuições sobre as boas práticas de gestão para a conquista da excelência educacional.


A Gestão Participativa na Escola

Heloisa Lück – Editora Vozes – Vol. III - Série Cadernos de Gestão - Brasil – 2006 – 1ª edição

A série Cadernos de gestão foi desenvolvida para o gestor educacional refletir sobre o seu trabalho. Neste volume a autora fala dos processos de melhoria da gestão escolar e a importância da gestão participativa nesse panorama e na formação humano social a que a escola se propõe.


História da Administração Escolar no Brasil – Do diretor ao gestor

Azilde L. Andreotti, José Claudinei Lombardi, Lalo Watanabe Minto – Editora Alínea e Átomo – Brasil – 2010 – 1ª edição

Este livro reúne textos sobre a trajetória do gestor escolar em todos os grandes períodos históricos da educação brasileira. Os textos foram organizados de forma a permitir uma leitura contextualizada da educação. A abordagem teórico-metodológica que a configura possibilita o entendimento da organização escolar brasileira e da gestão escolar como produto das transformações da sociedade ao longo da história.


Gestão Escolar e Inovação

Casemiro de Medeiros Campos – Editora Melo – Brasil –

A supervisão ao trabalho docente acompanhando, incentivando e avaliando as práticas pedagógicas dos professores deve ter como pressuposto o reconhecimento da autonomia. Para a garantia do sucesso e êxito das suas ações isto requer o diálogo orientado por um plano de trabalho bem definido por metas e ações subsidiado por um sistema de avaliação ou instrumentos de úteis que produzam informações gerenciais fidedignas e atualizadas sobre o que precisa para assumir determinadas decisões. É necessário ao gestor escolar o exercício da paciência para a mediação e negociação diante dos problemas que lhe chegam, evitando o seu envolvimento pessoal imediato em questões polêmicas na escola. Por isto é preciso que a formação continuada do gestor escolar se faça pelo cuidado de si como indivíduo que trabalha com seres humanos e fortaleça seu aspecto de cunho profissional por meio de programas para a inovação da escola.


Gestão Escolar: Saber Fazer

Casemiro de Medeiros Campos, Milena Marcintha Alves Brás (Org.) – Edições UFC – Brasil

Os artigos foram estruturados sobre uma leitura metodológica centrada na antropologia. A idéia nuclear foi levar para o grande público da educação e demais interessados a possibilidade de uma outra abordagem sobre as problemáticas e os dilemas comuns à função do gestor escolar. O propósito é reconstruir os significados e sentidos da ação do gestor como um processo condução articulada entre a prática e a teoria. Assim, o esforço dos autores consistiu em conduzir uma análise da gestão escolar de forma crítica, sobretudo, com a preocupação de interpretar a realidade não se limitando ao contexto seja da escola pública, seja da escola privada.


Excelência na Educação: A Escola de Qualidade Total

Cosete Ramos – Editora Qualitymark – Brasil

A autora defende os 14 pontos de Deming e os princípios do educador William Glasser como aplicáveis à escola. Propõe parcerias entre alunos e dirigentes com o objetivo de implantar a Qualidade na Educação. É o primeiro livro no Brasil a tratar do tema Qualidade na área educacional. Serve de introdução aos conceitos básicos dessa nova ciência, sendo do interesse de todos que almejam um Brasil melhor.


Como Encantar Alunos da Matrícula ao Diploma

Hamilton Werneck – Editora DP&A - Brasil – 2000 – 2ª edição

A obra aborda como deve ser uma administração escolar moderna, capaz de unir qualidade de ensino e interação com os alunos.


A Gestão da Escola: Desafios a Enfrentar

Sofia Lerche Vieira – Editora DP&A/Lamparina – Brasil – 2002

Formar cidadãos socialmente responsáveis é tarefa da escola. Escolha ao mesmo tempo pessoal e coletiva dos profissionais que nela atuam, criar um ambiente de aprendizagem colaborativa depende de todos. Num mundo em que novas e diversificadas demandas se colocam sobre a escola, enfrentar esses desafios, sem dúvida, é tarefa urgente e inadiável. Ao despertar tantas perguntas, este livro certamente há de apontar caminhos para a formulação de novas respostas.


Metodologia de Projetos – Uma ferramenta de planejamento de gestão

Heloisa Lück – Editora Vozes – Brasil – 2003 – 1ª edição

Este livro é uma ferramenta de grande utilidade para orientar trabalhos na promoção de resultados efetivos. São dicas básicas para a fundamentação, organização, direcionamento e também monitoramento e avaliação de projetos.


Supervisão Escolar e Gestão Democrática

Roberto Giancaterino – Editora Wak – Brasil – 2010 – 1ª edição

O autor discorre sobre a dimensão democrática da administração escolar, enfocando a supervisão educacional como uma aliada na aprendizagem do aluno, trazendo à tona implicações imbricadas em inúmeras relações vinculadas à formação dos professores que, ocasionalmente ou por opção, assumem como gestores/diretores e supervisores escolares.

A obra faz uma análise criteriosa sobre democratização da gestão educacional e das políticas públicas adotadas, viabilizando novas estratégias de trabalho a todo aquele que se preocupa com os caminhos percorridos pela educação.


A Gestão da Escola

Rosamaria Calaes de Andrade – Editora Artmed – Coleção Escola em Ação – Volume 4 – Brasil – 2003

Essa obra aborda as competências e as atribuições do novo diretor, gestor e líder, que precisa também estudar para se atualizar e conhecer as mais recentes contribuições dos educadores sobre processos de capacitação de lideranças educacionais.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.