Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 67 - Criatividade na Sala de Aula
14/02/2012
 
ou

Atividades Criativas para a Sala de Aula

Mark Labrow – Editora Vozes – Brasil

Este livro é mais do que apenas uma lista de exercícios que têm por objetivo melhorar o desempenho de jovens atores ou apoiar a criação do teatro na escola. Por meio deste material, Mark Labrow oferece exercícios práticos, de fácil aplicação, que os professores podem utilizar com seus pupilos para ajudá-los a se adaptar ao mundo em rápida evolução no qual estão crescendo.


Criatividade, Personalidade e Educação

Albertina Mitjáns Martínez – Editora Papirus – Brasil

Apresenta uma nova forma de compreender a determinação psicológica da criatividade e esboça suas implicações tanto na esfera metodológica quanto na criativa. São retomadas descobertas de outros autores, aqui integradas num novo quadro conceitual. Também são expostos os resultados de pesquisas e experiências pedagógicas, com o objetivo de fundamentar e ilustrar as teses essenciais.


A Criatividade na Sala de Aula

Celso Antunes – Editora Vozes – Brasil

A criatividade constitui conceito associado a diferentes atributos ligados à originalidade, variedade, espontaneidade e facilidade em ver e entender de maneiras diferentes as coisas do mundo. Até relativamente poucos anos atrás pensava-se que se constituía como feliz acidente da natureza ou produto de herança genética de alguns e que a escola e os professores pouco poderiam fazer para estimulá-la. Pesquisas recentes sobre a genialidade alteraram essa idéia e enfatizaram a extraordinária participação da escola no desenvolvimento de uma pensar criativo. Este livro aborda uma síntese dessas conclusões e experiências e propõe desafios e estratégias para sua prática no dia-a-dia da atividade escolar.


Criatividade: Descobrindo e Encorajando

Solange Múglia Wechsler – Editora Livro Pleno – Brasil

O que é criatividade; como aplicar a criatividade nas mais diversas áreas; qual é o embasamento científico da criatividade. Estas são algumas das perguntas que este livro se propõe a responder. Baseando-se em pesquisas, estudos e exercícios, a autora apresenta uma visão abrangente e interdisciplinar da relevância da criatividade não só visando a solução de problemas da vida diária, como também como ajuda primordial para o desenvolvimento do indivíduo nas suas mais variadas funções.


Como Desenvolver o Potencial Criador

Eunice Soriano de Alencar – Editora Vozes – Brasil

Aborda distintos aspectos da criatividade, como traços de personalidade, imaginação, bloqueios emocionais e técnicas de resolução criativa de problemas. O texto desmistifica a idéia de que a criatividade é um dom de poucos, e chama a atenção para o enorme desperdício do potencial criativo.


Dialogando com a Criatividade

Saturnino de La Torre – Editora Madras – Brasil

Nesta obra, você conhecerá a criatividade como uma realidade viva e interativa. Ela é uma personagem interior, com a qual é possível manter um diálogo, uma comunicação. Trata-se de uma obra que não aborda simplesmente o tema da formação da criatividade, sua identificação, desenvolvimento e avaliação, mas que a recria com exemplos práticos e interessantes.


Toc, Toc... Plim, Plim

Angela Magda Rodrigues Virgolim, Denise de Souza Fleith, Mônica Souza Neves-Pereira – Editora Papirus – Brasil

Esse é um livro sobre o prazer de criar. Resulta de uma série de reflexões acerca da prática das autoras em Psicologia da Criatividade e tem o propósito de desmistificar idéias errôneas associadas ao ato de criar. Constituída de exercícios inteligentes e lúdicos, a obra também se propõe a instrumentar os profissionais da educação para o desenvolvimento de habilidades criativas.


Criatividade: Abrindo o Lado Inovador da Mente

José Predebon – Editora Atlas – Brasil – 2010 – 7ª edição

Este livro foi planejado para desmistificar o tema da criatividade pessoal, equivocadamente vista como um dom de poucos, enquanto mostra formas e recursos para desenvolver esse potencial absolutamente normal, característico da espécie humana. Com o correr do tempo, após seu lançamento em 1997, esta obra tornou-se uma referência para os interessados no uso da imaginação, tanto nos campos profissionais como na vida pessoal.


Criatividade: Expressão e desenvolvimento

Angela M. R. Virgolim e Eunice M. L. Soriano Alencar - Editora Vozes – Brasil

O livro oferece ao leitor conhecimentos relativos às dimensões psicológicas e sócio-culturais da criatividade, apresentando as suas distintas facetas e aplicação em domínios diversos, como a psicologia, a pedagogia, as ciências e as artes.


Medidas de Criatividade - Teoria e Prática

Eunice Maria Lima Soriano Alencar, Maria de Fátima Bruno-Faria, Denise de Souza Fleith - Editora Artmed – Brasil – 2010 – 1ª edição

Este livro proporciona não apenas o avanço do conhecimento sobre os diferentes aspectos da criatividade como também o seu florescimento em ambientes diversos, tanto nas instituições de ensino quanto no ambiente organizacional.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.