Marcos Baltar – Editora Educs – Brasil – 2009 – 1ª edição
É uma obra destinada a professores da educação básica e superior e a pesquisadores de linguagens.
Marciel Consani – Editora Contexto – Brasil
Como introduzir o rádio de forma adequada nos projetos pedagógicos das instituições de ensino? Esta obra, dinâmica e concisa, pensada e desenvolvida para professores, apresenta ao educador, de forma simples e objetiva, a linguagem radiofônica como recurso pedagógico. Ricamente ilustrado, com dicas de exercícios organizadas por modalidade e com indicação de grau de complexidade, o livro amplia o repertório de referências teóricas e atividades práticas de professores e agentes culturais. Fundamental para todos os profissionais comprometidos com a transformação da sociedade por meio da educação.
Nelson de Luca Pretto e Sandra Pereira Tosta (Orgs) – Editora Autêntica – Brasil
Com este livro, o leitor poderá trafegar por diversas abordagens e experiências educativas com rádio no Brasil e em outros países. Numa linguagem acessível, esta publicação, importante para se pensar a educação e suas interfaces, do passado aos dias atuais, é voltada para professores, estudiosos, pesquisadores, comunicadores e envolvidos com educação em geral e áreas correlatas.
Zeneida Alves de Assumpção – Editora Annablume – Brasil – 2009 – 1ª edição
Este livro analisa a interface comunicação-educação no espaço escolar, em especial o rádio, como ferramenta interdisciplinar de ensino, possibilitando ao educando o conhecimento das linguagens midiáticas, das culturas e da construção da realidade. Assim, professores e alunos poderão compreender que o rádio como sujeito semiótico, desde os seus primórdios, teve papel relevante nos cenários da educação e da cultura, da política e da sociedade. Na questão didático-pedagógica da ação educativa, o uso da rádio no espaço escolar promove a criatividade, a socialização, a cidadania, o desenvolvimento da habilidade de fala e de escrita, desperta o gosto pela pesquisa e leitura, eleva a autoestima e o interesse do educando na sala de aula.
Cyro César – Editora Summus – Brasil – 2009 – 1ª edição
Nesta obra, o autor oferece os princípios básicos para quem quer conhecer todas as etapas do processo radiofônico, desde a preparação pessoal do locutor até o papel da ética nas transmissões. Entre os tópicos abordados estão - a história do rádio; características da linguagem radiofônica; exercícios e técnicas de locução; desenvolvimento, criação e apresentação de noticiários; o rádio e as novas tecnologias.
Luiz Artur Ferraretto – Editora Doravante – Brasil – 3ª edição
A obra apresenta um estudo completo sobre este que é o mais popular veículo de comunicação brasileiro. Descreve o funcionamento de uma emissora, conta a história de radiodifusão e detalha as técnicas de redação, edição, reportagem, entrevista, produção, apresentação e locução. Aborda o texto informativo, interpretativo e opinativo, trazendo, ainda, um guia de utilização da língua portuguesa. Tudo explicado em linguagem simples e direta, recorrendo sempre que necessário a exemplos e ilustrações.
Antonio Carlos Xavier – Editora Respel – Brasil – 2006
Este livro investiga a linguagem que o radialista usa para manter os altos índices de audiência em um programa de rádio. Busca saber quais as estratégias verbais desenvolvidas pelo comunicador para prender o ouvinte ao programa. O autor mostra neste livro que a boa aceitação de qualquer programa de rádio não está apenas relacionada ao talento do comunicador, mas também tem a ver com o formato artístico, os temas abordados e a interação com os ouvintes durante o programa que são os ingredientes fundamentais para o sucesso de qualquer programa radiofônico.
Zeneida Alves de Assumpção – Editora Annablume – Brasil
A autora, educadora e jornalista, propõe a reutilização do rádio num sistema de circuito interno a ser aplicado nas escolas do ensino fundamental. Seu objetivo é que a comunicação educativa prepare o aluno, através da produção e execução da programação radiofônica, para o exercício da cidadania.
Ângela Schaum – Editora Mauad – Brasil – 2002
A autora expõe, a partir de reflexões de respeitados teóricos da comunicação, como Paul Virilio, Baudrillard e Muniz Sodré, as possibilidades oferecidas pela Educomunicação.
Adilson Citelli (Coord.) – Editora Cortez – Brasil
Volume 6 da coleção Aprender e Ensinar com Textos – Publicidade, Cinema e TV, Rádio, Jogos, Informática. Os objetivos da obra são os de estudar e propor alternativas para as atividades escolares a partir dos meios de comunicação e das novas tecnologias.
Ismar de Oliveira Soares (Org.) – Editora Paulinas – Brasil
O livro Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação coincide com o lançamento, pela Universidade de São Paulo - USP, de uma Licenciatura em Educomunicação. Encontra-se, igualmente, em sintonia com o Programa mais Educação, do MEC, que escolheu a Educomunicação como um dos macrocampos do projeto Ensino Médio Inovador, discutindo caminhos para tornar a educação uma experiência significativa para as novas gerações. O diferencial está na visão sistêmica do novo conceito, propondo que professores e alunos passem a ser gestores de sua comunicação, sócios de uma mesma empreitada, cúmplices de um mesmo projeto: a ampliação do "coeficiente comunicativo" das ações no âmbito da comunidade escolar.
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