Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 7 - Especial Dia do Professor
15/10/2008
 
ou

A vida e o ofício dos professores

Belmira Bueno, Editora Escrituras, 2000, Brasil

 

Na primeira parte do livro, docentes da USP explicam os pressupostos, fundamentos e modos de execução do projeto de educação contínua que deu origem a esta obra. Na segunda parte, textos dos professores da rede pública que participam do projeto são retratos amadurecidos dos mestres sobre suas vidas, o magistério e o ofício de ensinar.


Marinheiros e Professores

Celso Antunes, Editora Vozes, 2001, Brasil

 

Crônicas simples sobre escola, ensino, disciplina, inteligências emocionais, criatividade, construtivismo, inteligências múltiplas, professores, alunos... De perspectiva construtivista, mostra que o acesso a um ensino mais realista e a técnicas pedagógicas mais avançadas pode ser praticado por qualquer professor, desde que conhecendo fundamentos básicos da educação.


Os professores: entre o prazer e o sofrimento

Claudine Blanchard-Laville, Editora Loyola, 2005, Brasil

 

Prazer e sofrimento: é entre esses dois pólos que oscilam os professores no exercício cotidiano de sua prática. Como compreender suas dificuldades? Como ajudá-los a desenvolver suas capacidades para abordar esse ofício tão arriscado no plano psíquico? Este livro nos leva numa viagem ao centro do universo do professor. Para guiar-nos, a autora oferece a chave de seu itinerário pessoal. Descobrimos num relato vívido e sensível uma teorização que renova as análises provenientes da corrente Pedagogia e Psicanálise. A autora abre novas pistas para acompanhar os professores a possíveis espaços de liberdade.


São deuses os professores? O segredo dos professores de sucesso

Patrícia Patrício, Editora Papirus, 2005, Brasil

 

Nesta obra estão reunidas experiências de professores bem-sucedidos, bem como o perfil de mestre desejado por alunos do ensino médio no contexto atual. A autora investiga os processos vividos por tais professores, analisando suas trajetórias acadêmicas, suas histórias de vida, a prática em sala de aula e os recursos pessoais de cada um, o que lhe permitiu problematizar e distinguir os elementos marcantes de suas práticas.


Adorável Professor

(Mr. Holland´s Opus), EUA, 1995, 140 minutos

 

Em 1964, um músico (Richard Dreyfuss) decide trabalhar como professor para ter mais dinheiro e poder se dedicar a composição de uma sinfonia. Inicialmente ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música. As coisas se complicam ainda mais quando sua mulher (Glenne Headly) dá à luz a um filho surdo. Para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor. Depois de trinta anos lecionando no mesmo colégio, uma grande decepção o aguarda.


A história de Ron Clark

A história de Ron Clark

(The Ron Clark Story), EUA, 2006, 91 minutos

 

Ron Clark (Matthew Perry) é um professor temporário que experimenta um misto de nervosismo e ansiedade ao aguardar o momento de começar no emprego. Mas, antes mesmo de iniciar, demonstra uma rara sensibilidade ao saber se aproximar de um garoto que tinha sido colocado em um castigo humilhante por outro professor. Os métodos de Clark se mostraram mais do que eficientes, pois classificou sua classe em primeiro lugar no município, por quatro anos seguidos. Sonhando grande, ele vai para Nova York, onde consegue emprego em uma escola do Harlem. Para surpresa do diretor, Ron quer ser professor da pior turma do colégio. Ninguém sabia, mas ele estava reescrevendo não apenas a sua história, mas também a de várias outras pessoas.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.