Portal do Professor

Início do Conteúdo

Jogando com os números inteiros

Autor e Co-autor(es)

Karina da Conceição Batista imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá desenvolver suas habilidades na realização de operações com os números inteiros.

Duração das atividades

Aproximadamente 75 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno já tenha aprendido a operar no conjunto dos inteiros.

Estratégias e recursos da aula

A proposta dessa aula é que os alunos desenvolvam suas habilidades na resolução de operações com os números inteiros. O jogo possui um tabuleiro e cartas de cores variadas que apresentam as operações que deverão ser resolvidas. Os três tipos de cartas diferem-se pelo grau de dificuldade.

Cartas amarelas – Nível I
Cartas Azuis – Nível II
Cartas vermelhas – Nível III

Para a realização do jogo, será necessário um dado e pinos que representem a posição do jogador no tabuleiro. As cartas deverão ficar separadas por cor, mas com as operações viradas para baixo. A sugestão é que a atividade seja realizada em dupla. Após definirem a ordem de quem iniciará a partida, o primeiro participante joga o dado e percorre a quantidade de casas correspondente ao valor retirado no dado. A cor da casa onde ele parou define a que nível de operação ele terá que resolver. Ele então, sorteia entre as cartas da referida cor, a que ele terá que calcular. O parceiro de jogo confere os cálculos realizados, e se a resposta estiver correta, o jogador permanece nessa casa. Caso contrário, ele retorna para a posição anterior, que no caso seria o início. Desse modo, a vez passa ao segundo jogador que repetirá o mesmo procedimento. Sempre que o aluno acerta, ele avança e descarta a operação que já foi realizada por ele e corrigida pelo colega. Todas as vezes que errar, o participante se mantém na posição em que estava na rodada anterior.

Tabuleiro

Cartas com as operações

Avaliação

O professor terá a oportunidade de observar os alunos durante toda a realização do jogo e registrar dúvidas freqüente, ou até mesmo falas interessantes dos próprios alunos em quanto eles trabalham para promover uma discussão posterior.