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JOGO DE DOMINÓ

Autor e Co-autor(es)

Fernanda Maurício Simões imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que os alunos:

·         Avancem no processo de apropriação do sistema de escrita.

·         Reconheçam globalmente as palavras apresentadas.

Duração das atividades

1 aula de 40 minutos que, por ser uma brincadeira, pode ser repetida várias vezes

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Para essa atividade, o aluno deve reconhecer as letras do alfabeto e a direção utilizada na escrita (da esquerda para direita e de cima para baixo)

Estratégias e recursos da aula

Nessa aula, sugerimos a utilização do jogo de dominó como recurso didático para possibilitar aos alunos avançarem no processo de apropriação do sistema de escrita. As crianças podem jogá-lo individualmente ou em dupla. Recomendamos que o dominó seja feito com palavras que se referem a uma mesma temática: conjunto de frutas ou de animais, por exemplo. O trabalho com palavras mais próximas do vocabulário dos alunos facilita o processo de sua leitura global e os auxilia  a acessarem o significado das palavras e não ficarem presos em sua decodificação. 

As crianças deverão receber fichas contendo o desenho e o nome das palavras referentes ao tema. O objetivo é formar pares correspondentes: desenho – nome. A título de sugestão, elaboramos fichas referentes a um conjunto de frutas. Sugerimos que você monte suas fichas com frutas que os alunos conheçam.

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Avaliação

            Ao final da atividade, esperamos que os alunos avancem no processo de apropriação de escrita e na leitura global de palavras, de forma a acessarem seu significado mais rapidamente e não ficarem presos em unidades menores da língua, como os fonemas e as sílabas.