Portal do Professor

Início do Conteúdo

Aprecia??o em Artes Visuais

Autor e Co-autor(es)

Eliane Candida Pereira imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de S?o Paulo

Mary Grace Martins (orienta??o)

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Aprecia??o significativa em arte visual

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Desenvolver habilidades apreciativas, o olhar e a observa??o.
  • Saber acessar fontes de informa??o sobre Obras de Arte dispon?veis na Internet
  • Trabalhar em duplas colaborativamente

Duração das atividades

3 horas aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Verificar se os alunos conhecem ferramentas de tradu??o na Internet pode ser interessante para a organiza??o das pesquisas em Museus Virtuais.

Estratégias e recursos da aula


1? etapa:
Apresente a imagem Fishing Boats on the Beach at Saintes-Maries-de-la-Mer , de Van Gogh , dispon?vel no Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/8854/fishing_boats.jpg :


Fishing Boats  


Provoque que os alunos manifestem diferentes pontos de observa??o envolvendo o qu?, como, quem, por que e quando : o que a obra exibe objetivamente e quais sentimentos e lembran?as suscita; como imaginam que foi feita (suas caracter?sticas da produ??o ) e quando acham que foi feita (o seu contexto de produ??o).

2? etapa:

Revele a autoria dos quadros e, na sala de inform?tica, convide-os a explorar , em duplas, informa??es sobre a obra no site Van Gogh Museum, acessando:


http://www3.vangoghmuseum.nl/vgm/index.jsp?page=2659&collection=451&lang=en

data/img-2


L? encontrar?o as informa??es em ingl?s e n?o h? op??o para tradu??o em portugu?s no pr?prio site. Mostre-lhes que podem descobrir o que est? escrito usando uma ferramenta de tradu??o on line. Um delas est? dispon?vel no Google.

Para traduzir, selecionem e colem o endere?o da p?gina do Museu:  http://www3.vangoghmuseum.nl/vgm/index.jsp?page=2659&collection=451&lang=en


Acessem http://www.google.com.br/language_tools
?

data/img-3

Na linha abaixo de ?Traduzir a P?gina da Web? colem o endere?o do Museu. Observem se no primeiro bot?o logo abaixo est? escrito o idioma original, no caso ingl?s, e no bot?o seguinte, escolham portugu?s. Cliquem no bot?o traduzir.

Pronto! Abrir? a p?gina traduzida para que leiam as informa??es sobre a obra!

Estimule coment?rios sobre o que descobriram sobre a obra e pe?a que visitem outras obras do artista, buscando saber mais sobre ele.

3? etapa:

Em duplas, os alunos devem pesquisar por ?Museus Virtuais? na Internet e selecionar um site que apresente imagens de obras de arte para promover uma "visita" aos colegas da turma. Nesse site, devem selecionar algumas obras para apresenta??o, fazendo uso da ferramenta de tradu??o, se necess?rio.

Com o auxilio de um projetor multim?dia as duplas podem socializar os sites encontrados, exibindo as imagens selecionadas para os outros alunos. Oriente os alunos a conduzirem uma aprecia??o das imagens, perguntando aos demais o que veem e quais as suas impress?es, antes de comentarem porque resolveram selecion?-las e de contarem a autoria e outros dados sobre a obra.

Caso a escola n?o tenha um projetor, os alunos podem disponibilizar os endere?os e indicar os t?tulos das imagens para que os outros alunos as visitem, fa?am anota??es e depois socializem impress?es. O mais importante ? oferecer espa?os e oportunidades para o desenvolvimento das habilidades apreciativas!
?

Recursos Complementares

Avaliação

1. Observe quais elementos das obras s?o suscitados pelos alunos durante as socializa??es, bem como, a amplitude e o aprofundamento dos coment?rios sobre as mesmas, j? que a Aprecia??o ? uma compet?ncia a ser desenvolvida nesse trabalho.

2. Verifique como os alunos organizaram a divis?o de pap?is na pesquisa por Museus Virtuais na Internet.

3. Observe se os alunos utilizaram corretamente as ferramentas de busca e  tradu??o on line, conforme indicado.

4. Organize devolutivas para as duplas sobre as suas observa??es e permita que os alunos comentem suas opini?es sobre essa sequ?ncia de atividades.