Portal do Professor

Início do Conteúdo

Trabalhando com LH

Autor e Co-autor(es)

Grazielle Tomaz de Almeida imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno será capaz de exercitar a habilidade de reflexão e analise da língua portuguesa, sobretudo no que diz respeito ao uso do LH.

Duração das atividades

aproximadamente 4 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sobre a organização da escrita alfabética.

Estratégias e recursos da aula

As atividades propostas neste plano didático têm como objetivo principal ampliar o vocabulário da criança, em especial no que diz respeito ao uso do LH. Para isso iremos propor atividades que possibilitem reflexão, analise e conclusões sobre a grafia.

I_ Apresente às crianças um quadro com palavras. Neste coloque somente palavras que possuem LH. Confira algumas sugestões.

Solicite que as crianças façam uma observação, e digam o que verificam no quadro. A princípio elas devem anunciar que todas as palavras que constituem o quadro possuem LH. Após esta percepção, oriente a conversa para que percebam por quais vogais seguem as palavras com LH. Percebemos que todas as vogais podem acompanhar o LH.

II_ Professor(a) neste momento, é importante convidar as crianças a perceberem e dizerem com o som de qual letra podemos, em algumas palavras, confundir o uso do LH. Deseja-se que as crianças apontem o L, como acontece com_ família, óleo, mobília, etc.

Com intuito de consolidar esta percepção apresente o seguinte “jogo dos 7 erros”. No quadro há 7 erros ortográficos referentes ao L e LH. Os alunos devem circular ou marcar um X, nas palavras que estão erradas. Sugiro ainda, que solicite a eles que as palavras erradas sejam reescrita corretamente.

Uma outra atividade interessante é escrever algumas palavras e solicitar que as crianças completem com L ou LH. Veja alguns exemplos:

FO__L__I A

FAGU_LH__A

RETA__LH__O

VE_L__I N H A

PI__LH__A

III_ Apresente ao grupo um DETETIVE ORTOGRÁFICO. Em atividades de “detetive” a criança deve descobrir alguma “regra” de uso para escrita ortográfica.

_ Professor(a), confira aqui no portal, minha a aula intitulada USO DO H. Lá você encontrará dicas de como iniciar a brincadeira de Detetive Ortográfico com o uso do H.

Neste caso, apresente palavras com L e com LH para que sejam colocadas no diminutivo. A criança deve concluir que: No diminutivo as palavras mantêm o L se no original é com L e manterá o LH se originalmente a palavra for com LH. Observe:

BoLa_ boLinha teLHa - teLHinha
MaLa_ maLinha fiLHa - fiLHinha

IV_ Para finalizar sugiro um dominó com LH. Você poderá ainda, se desejar, ampliar o jogo para palavras com H de um modo geral (CH, LH, NH e H). Este pode ser produzido com imagem e palavra ou somente palavra. Isso deve ser definido de acordo com sua possibilidade de trabalho e também com o perfil da turma.

Em média este jogo deve possuir 28 peças. Poderão jogar dois participantes, sendo que cada um recebe 7 peças e ficam 14 na mesa para quando for preciso comprar. O jogador deverá criar uma seqüência de modo que a imagem segue a escrita desta. Você poderá, oferecer as crianças os cartões para que elas escrevam as palavras que poderão ser definidas pelo professor(a) ou ser elaborada em conjunto com a turma.

Para uma maior durabilidade do jogo, recomendo que trabalhe com cartolina ou papel cartão e se possível plastificar.

Avaliação

As habilidades referentes à escrita ortográfica, devem ser avaliadas constantemente em atividades diversas. Em especial, destaco e sugiro a avaliação dos objetivos ora propostos, em atividades em que o uso do LH esteja desvinculado da proposta principal. Penso, que são nestas ocasiões que podemos avaliar mais concretamente se os alunos estão efetivamente fazendo uso das capacidades trabalhadas. Contudo, nada impede que o professor(a) faça um ditado de palavras ou frases periodicamente, o que certamente é sempre muito positivo, em turmas de alfabetização. No caso de avaliar por meio do ditado, é interessante que no intervalo de 20 a 30 dias repita o ditado com as mesmas palavras e então faça uma comparação que visa constatar os avanços e possíveis limites individuais e coletivos. Você pode ainda, fazer uso das palavras escritas com algum erro, apresentando-as no quadro/lousa e vá discutindo com o grupo o erro. Em absoluto, esta atividade deve expor a criança, que por ventura cometeu o equívoco. O momento deve ser de oportunidade de crescimento para todos da turma.