Portal do Professor

Início do Conteúdo

Aula 10: Construindo e vivenciando o lançamento de disco no CAp-UFRJ.

Autor e Co-autor(es)

Miguel Victor Neves Saraiva imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Construir o disco através do material de sucata;

Vivenciar o movimento do lançamento de disco com o material construído;

Desenvolver a coordenação motora de movimentos conjugados dos membros inferiores e membros superiores através do lançamento de disco;

Duração das atividades

50 minutos/1 aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, inicie esta aula perguntando se algum aluno já ouviu falar ou teve contato, através de uma brincadeira, com uma prova de atletismo conhecida como lançamento de disco. Em seguida, explique a origem da modalidade lançamento de disco, mostrando também suas técnicas para o lançamento. Após esta conversa, será distribuído para cada aluno um pedaço de mangueira aberta por uma tesoura e dois círculos de papelão (foto 1).

undefined

Foto 1: Professor Miguel Saraiva

Dica: Esse material deverá ser preparado com antecedência e explicado a sua procedência, pois, em se tratando de material de sucata devemos contextualizar a importância do aproveitamento deste tipo de materiais, não só para a construção de brinquedos, mas em muitos casos para a utilização no dia a dia das pessoas. Exemplifique.

Em seguida, o professor pedirá que cada aluno desenhe o que quiser nos papelões e coloquem o nome, para identificar o seu disco. Acabando a decoração, os alunos encaixarão a mangueira nas bordas dos papelões, e será passada uma fita adesiva para fixar a mangueira no papelão (foto 2).

undefined

Foto 2: Professor Miguel Saraiva

Dica: auxilie os alunos na construção do disco, mas não faça tudo, estimule-os nessa etapa de construção do material.

undefined

Foto 3: Professor Miguel Saraiva

Depois de construído o disco (foto 3), os alunos irão experimentar o lançamento de disco livremente pela quadra. Em seguida, o professor mostrará o movimento correto do lançamento de disco e pedirá para que os alunos reproduzam esse movimento pela quadra.

Para terminar a aula, o professor reunirá a turma e fará uma avaliação da aula.

Recursos Complementares

Site da Confederação Brasileira de Atletismo: www.cbat.org.br

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lan%C3%A7amento_de_disco

Avaliação

No final da aula o professor perguntará aos alunos qual foi a maior dificuldade que eles encontraram na construção do disco e qual foi o melhor movimento que eles acharam para lançar o disco.