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Álgebra Vetorial no CAp UFRJ: Explorando o Conceito de Homotetia

Autor e Co-autor(es)

Daniella Assemany imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Fernando Celso Villar Marinho, Lílian Spiller

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Espera-se que, ao final desta aula, o aluno seja capaz de representar homotetias de figuras geométricas planas apresentadas no sistema cartesiano.

Duração das atividades

1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Conceito de vetor

- Representação de pontos e vetores no plano cartesiano

- Adição de vetores e multiplicação de um vetor por escalar

- Semelhança de polígonos

Estratégias e recursos da aula

Inicialmente, propomos que seja feita uma “ponte” com a representação gráfica da multiplicação de um vetor por um número real não-nulo k. Acreditamos que as observações dos alunos em relação às modificações provocadas pela variação de k no resultado desta multiplicação propiciam a base para entender um caminho para a generalização do conceito de homotetia de figuras.

Em seguida, sugerimos a apresentação da noção de homotetia:

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Professor, para um maior aprofundamento dos conhecimentos acerca desses cont eúdos, sugerimos o link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=6&uf=RJ , acessando a opção: Matemática no Ensino Médio

Recursos Complementares

Avaliação

Aplicação de atividades que abordem o tema para a fixação dos conteúdos apresentados.

O link abaixo apresenta sugestões de exercícios para serem aplicados ao final desta aula.

http://www.cap.ufrj.br/matematica/PortaldoProfessorMec/atividades/Atividades_Homotetia.pdf