Portal do Professor

Início do Conteúdo

?Chapeuzinho Amarelo? se parece com "Chapeuzinho Vermelho"?

Autor e Co-autor(es)

Walleska Bernardino Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Escolar Ind?gena L?nguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Educa??o Escolar Ind?gena L?nguas Desenvolvimento da linguagem oral
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de escrita
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Conhecer a narrativa de Chico Buarque inspirada na releitura do cl?ssico ?Chapeuzinho Vermelho?;
? reproduzir uma narrativa cronol?gica somente com imagens;
? levantar hip?teses, confirmando-as ou refutando-as;
? comparar dois enredos diferentes;
? discutir sobre medos e anseios.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos dever?o ter conhecimento da hist?ria ?Chapeuzinho Vermelho?.

Estratégias e recursos da aula

? Discuss?es orais com alunos organizados em c?rculo;
? proje??o de imagens da hist?ria ?Chapeuzinho Vermelho?;
? e-book da hist?ria ?Chapeuzinho Amarelo?;
? folhas para desenho;
? produ??o textual.

Aula 1
Atividade 1

Em uma roda, a professora mostrar? as imagens da hist?ria de ?Chapeuzinho Vermelho? e pedir? aos alunos para ajud?-la a contar a hist?ria, tendo como base os desenhos.

O professor poder? xerocar as ilustra??es de forma ampliada e afix?-las no quadro.




Dispon?vel em:

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/_RsHTPq0zpNk/ShixQmREMmI/AAAAAAAAAPU/xAFkzlNAWkU/s400/Slide1.JPG&imgrefurl=http://feitopelavivi.blogspot.com/&usg=__WvJno3AKAxadN-I2bCCYydEd9no=&h=300&w=400&sz=40&hl=pt-BR&start=8&sig2=7L7NCfBxk39Ly9NCCCQvQw&tbnid=WLYnXTL6j-TD9M:&tbnh=93&tbnw=124&prev=/images%3Fq%3Dslides%2Bchapeuzinho%2Bamarelo%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR&ei=cVzaSv31Gsy0tgeo98HXBw


Atividade 2

Depois de relembrada a hist?ria, o professor dever? conversar com os alunos. Para tanto, poder? ter como base as seguintes quest?es:


1. Voc?s j? imaginaram uma ?Chapeuzinho? diferente?
2. Como ela seria? Vermelha?
3. Onde ela moraria?
4. Seria uma boa menina?
5. Teria uma vov??
6. Morreria de medo do lobo?


Importante: estes questionamentos servem para o professor agu?ar a criatividade dos alunos quanto ? nova hist?ria que apresentar?. Por isso, ? importante deixar os alunos ? vontade para usarem a criatividade.

Atividade 3

Neste momento, o professor falar? aos alunos que conhece uma hist?ria um pouco diferente da hist?ria da ?Chapeuzinho Vermelho?. ? uma hist?ria que tem uma ?Chapeuzinho?, no entanto, ela n?o ? ?Vermelha?; ? ?Amarela?. Logo, indagar?:
? ?Ser? por que a hist?ria que eu vou contar a voc?s tem uma ?Chapeuzinho Amarelo??


Dispon?vel em:
http://1.bp.blogspot.com/_RqkgBZ0ZZGw/SfctV7q0gBI/AAAAAAAAACg/eUHVkFif7tE/s400/chapeu_a.jpg Acesso em 16/10/09

Importante: os alunos, por meio da indaga??o, levantar?o hip?teses que depois poder?o ser confirmadas ou refutadas, como, por exemplo, o fato de a Chapeuzinho ser amarela porque morre de medo. Confirmando-as ou n?o, ? importante que o professor ressalte a capacidade imaginativa discente para pensar nas hip?teses, especialmente na hip?tese acertada, se for o caso.

Depois das hip?teses, os alunos, ainda em c?rculo, ver?o um ?e-book? da hist?ria ?Chapeuzinho Amarelo?, de Chico Buarque, projetado em um data-show. O professor poder? deixar os alunos lerem silenciosamente primeiro, para, em seguida, ler a hist?ria em voz alta. O e-book ? de autoria de Kate Weiss.

E-book dispon?vel em:
http://recantodasletras.uol.com.br/visualizar.php?idt=1 02457
Acesso em 16/10/09

Importante: a vantagem do e-book ? que ele pode ser salvo em qualquer armazenador digital e em seguida disponibilizado sem a conex?o com a internet.


Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque

?Era a Chapeuzinho Amarelo.
Amarelada de medo.
Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho.
J? n?o ria.
Em festa, n?o aparecia.
N?o subia escada, nem descia.
N?o estava resfriada, mas tossia.
Ouvia conto de fada, e estremecia.
N?o brincava mais de nada, nem de amarelinha.
Tinha medo de trov?o.
Minhoca, pra ela, era cobra.
E nunca apanhava sol, porque tinha medo da sombra.
N?o ia pra fora pra n?o se sujar.
N?o tomava sopa pra n?o ensopar.
N?o tomava banho pra n?o descolar.
N?o falava nada pra n?o engasgar.
N?o ficava em p? com medo de cair.
Ent?o vivia parada, deitada, mas sem dormir, com medo de pesadelo.
Era a Chapeuzinho Amarelo?
E de todos os medos que tinha
O medo mais que medonho era o medo do tal do LOBO.
Um LOBO que nunca se via,
que morava l? pra longe,
do outro lado da montanha,
num buraco da Alemanha,
cheio de teia de aranha,
numa terra t?o estranha,
que vai ver que o tal do LOBO
nem existia.
Mesmo assim a Chapeuzinho tinha cada vez mais medo do medo do medo do medo de um dia encontrar um LOBO.
Um LOBO que n?o existia.
E Chapeuzinho amarelo,
de tanto pensar no LOBO,
de tanto sonhar com LOBO,
de tanto esperar o LOBO,
um dia topou com ele
que era assim:
car?o de LOBO,
olh?o de LOBO,
jeit?o de LOBO,
e principalmente um boc?o
t?o grande que era capaz de comer duas av?s,
um ca?ador, rei, princesa, sete panelas de arroz?
E um chap?u de sobremesa.
Mas o engra?ado ? que,
assim que encontrou o LOBO,
a Chapeuzinho Amarelo
foi perdendo aquele medo:
o medo do medo do medo do medo que tinha do LOBO.
Foi ficando s? com um pouco de medo daquele lobo.
Depois acabou o medo e ela ficou s? com o lobo.
O lobo ficou chateado de ver aquela menina olhando pra cara dele,
s? que sem o medo dele.
Ficou mesmo envergonhado, triste, murcho e branco-azedo,
porque um lobo, tirado o medo, ? um arremedo de lobo.
? feito um lobo sem p?lo.
Um lobo pelado.
O lobo ficou chateado.
Ele gritou: sou um LOBO!
Mas a Chapeuzinho, nada.
E ele gritou: EU SOU UM LOBO!!!
E a Chapeuzinho deu risada.
E ele berrou: EU SOU UM LOBO!!!!!!!!!!
Chapeuzinho, j? meio enjoada, com vontade de brincar de outra coisa.
Ele ent?o gritou bem forte aquele seu nome de LOBO umas vinte e cinco vezes,
Que era pro medo ir voltando e a menininha saber com quem n?o estava falando:
LO BO LO BO LO BO LO BO LO BO LO BO LO BO LO BO LO BO LO BO LO
A?, Chapeuzinho encheu e disse:
?P?ra assim! Agora! J?! Do jeito que voc? t?!?
E o lobo parado assim, do jeito que o lobo estava, j? n?o era mais um LO-BO.
Era um BO-LO.
Um bolo de lobo fofo, tremendo que nem pudim, com medo de Chapeuzim.
Com medo de ser comido, com vela e tudo, inteirim.
Chapeuzinho n?o comeu aquele bolo de lobo, porque sempre preferiu de chocolate.
Ali?s, ela agora come de tudo, menos sola de sapato.
N?o tem mais medo de chuva, nem foge de carrapato.
Cai, levanta, se machuca, vai ? praia, entra no mato,
Trepa em ?rvore, rouba fruta, depois joga amarelinha,
Com o primo da viz inha, com a filha do jornaleiro,
Com a sobrinha da madrinha
E o neto do sapateiro.
Mesmo quando est? sozinha, inventa uma brincadeira.
E transforma em companheiro cada medo que ela tinha:
O raio virou orr?i;
barata ? tabar?;
a bruxa virou xabru;
e o dia bo ? bodi?.
( Ah, outros companheiros da Chapeuzinho Amarelo: o G?odra, a Jacoru, o Bar?o-tu, o P?o Bich? pa?
E todos os tronsmons.)


Dispon?vel em: http://blog.mafaldacrescida.com.br/?p=30 Acesso em 16/10/09

Atividade 4

Conhecida a hist?ria da ?nova Chapeuzinho?, o professor pedir? aos alunos que ilustrem as partes da narrativa assim como ele mostrou no in?cio da aula, com a hist?ria da ?Chapeuzinho Vermelho?.
Importante: o professor pode determinar junto com os alunos quantas e quais as partes seriam interessantes ilustrar. Depois, daria uma folha A4 para cada parte. Assim, se definirem 5 cenas, teriam os alunos 5 folhas ilustradas que, posteriormente, poderiam ser transformadas em um pequeno livro e disponibilizado na biblioteca da escola para outras turmas.

Aula 2
Atividade 1

Nessa aula, a professora levantar? diferen?as e semelhan?as entre as duas hist?rias: ?Chapeuzinho Vermelho? e ?Chapeuzinho Amarelo?. Para tanto, dever? propor a elabora??o de proposi??es e dividir a turma em dois grupos para responder as assertivas em verdadeiras ou falsas. Exemplo:


? Sobre a hist?ria da ?Chapeuzinho Vermelho?:
( ) O lobo come a vov? da Chapeuzinho.
( ) A Chapeuzinho sonhava com o lobo?
( ) Chapeuzinho vai levar picol?s ? vov??
( ) Chapeuzinho encontrou com o lobo a caminho da casa da vov?.
( ) O lobo ? muito sabido.
( ) O lobo se disfar?ou de vov? da Chapeuzinho.
( ) A vov? foi resgatada pelo Corpo de Bombeiro.
( ) Chapeuzinho era uma menina muito sabida e n?o tinha medo do lobo.
( ) O lobo insiste com Chapeuzinho que ? um lobo para ela ficar com medo dele.
( ) A Chapeuzinho ? uma menina muito custosa.


? Sobre a hist?ria da ?Chapeuzinho Amarelo?:
( ) O maior medo da Chapeuzinho era o lobo.
( ) A Chapeuzinho foi levar doces para sua vov?.
( ) O lobo morava num buraco da Fran?a.
( ) N?o se sabe como Chapeuzinho encontrou com o lobo.
( ) A boca do lobo era muito grande.
( ) Assim que Chapeuzinho encontrou o lobo, foi perdendo o medo.
( ) O lobo gostou de saber que Chapeuzinho n?o tinha medo dele.
( ) O lobo da Chapeuzinho acabou se transformando num bolo.
( ) Chapeuzinho deixou de ter medo do lobo depois que encontrou com uma lebre.
( ) A vov? de Chapeuzinho foi engolida pelo lobo.

Atividade 2

Terminado o jogo, o professor pedir? aos alunos para escreverem uma hist?ria. Para tanto dever?o se colocar no lugar da Chapeuzinho Amarelo e relatar os medos que teriam. Esta hist?ria pode ser escrita em prosa ou em forma de poema e dever? passar por reescritas at? ser postada no mural da escola.


Importante: o professor incentivar? os alunos a relatarem seus medos e anseios. Assim, poder? contribuir para uma produ??o detalhada e cheia de sentimentos.

Recursos Complementares

O professor poder? sugerir ainda aos alunos assistirem ao desenho animado do Pernalongas que prop?e uma nova releitura da hist?ria do ?Chapeuzinho Vermelho?. Dispon?vel em:
http://www.youtube.com/watch?v=ppjIPBsg4EA Acesso em 16/10/09


Essa atividade ? interessante, porque o professor poder? explicar aos alunos que muitas outras releituras podem ser feitas a partir de uma hist?ria. Poder? confirmar essa afirma??o por meio da narrativa que os pr?prios alunos criar?o acerca da Chapeuzinho Amarelo. Logo, esta atividade propicia o in?cio do trabalho com o intertexto.

Avaliação

Os alunos ser?o avaliados conforme sua contribui??o no momento em que o professor requisita: a contagem da hist?ria do ?Chapeuzinho Vermelho?; o levantamento de hip?teses sobre a ?Chapeuzinho Amarelo?; a ilustra??o da hist?ria de Chico Buarque e o momento do jogo sobre as duas hist?rias. Na avalia??o ser?o ent?o privilegiados: o racioc?nio cronol?gico para contar a hist?ria bem como a presen?a dos elementos que comp?em a narrativa (narrador, espa?o, tempo, personagens, lugar); a capacidade criativa para elaborar hip?teses; o empenho na composi??o dos desenhos e a habilidade para comparar os dois enredos.