Portal do Professor

Início do Conteúdo

Aprendendo com textos: g?nero di?rio

Autor e Co-autor(es)

Marta Pontes Pinto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: g?neros discursivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Desenvolver o gosto pela leitura;
  • interpretar retirando informa??es oferecidas pelo texto;
  • interpretar o texto fazendo infer?ncias;
  • resolver exerc?cios envolvendo os questionamentos apresentados;
  • conhecer as carcter?sticas do g?nero di?rio;
  • produzir textos em forma de di?rio.

Duração das atividades

03 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Saber ler com flu?ncia e rapidez.
  • Saber narrar.

Estratégias e recursos da aula

  • Leituras, exerc?cios.
  • Utiliza??o do laborat?rio de inform?tica.


Aula 1
Atividade 1

O professor dever? perguntar aos alunos quem ? que, na turma, escreve di?rios. Escolher um aluno que respondeu afirmativamente para contar ? turma como ? que o faz. Diariamente, semanalmente, escreve tudo: "tim-tim por tim-tim"?


Atividade 2
Para iniciar a atividade 2, o professor dever? perguntar se j? leram alguma obra liter?ria em que o autor escreve sob a forma de "di?rio. Na sequ?ncia, dever? levar os alunos ao laborat?rio de inform?tica para terem conhecimento de alguns modelos de di?rio dispon?veis em:

http://querido.diario.dela.zip.net/

http://diariosroubados.blogspot.com/2008/11/dirio-de-uma-modelo.html

http://diariosroubados.blogspot.com/2009/01/dirio-de-um-maluco.html

http://diariosroubados.blogspot.com/2009/03/diario-de-um-universitario.html

http://diariosroubados.blogspot.com/2009/01/dirio-de-segunda-feira.html

Na sequ?ncia, o professor dever? comentar sobre a obra "O di?rio de Anne Frank". Como ele n?o ? pr?prio para essa faixa et?ria, dele se explorar? somente a estrutura. Assim, o aluno ter? a oportunidade de conhecer as caracter?sticas do di?rio.

http://www.starnews2001.com.br/anne-frank/diary.htm

Importante:  Professor, o Di?rio de Anne Frank cont?m seus pensamentos e reflex?es na forma de cartas nas quais Anne relata sua vida cotidiana, ao mesmo tempo em que questiona sua situa??o durante o tempo em que permaneceu escondida num ref?gio no centro de Amsterdam entre 12 de junho de 1942 a 1 de agosto de 1944. ? a reflex?o e o desabafo de uma adolescente que acredita que um dia voltaria a viver em liberdade e feliz.

Aula 2

Atividade

O professor dever? entregar aos alunos c?pia do texto "Confiss?es de um vira-Lata" transcrito a seguir. Os alunos dever?o ler o texto silenciosamente e depois de conversarem sobre ele com a professora, dever?o responder ?s quest?es sugeridas abaixo.

CONFISS?ES DE UM VIRA-LATA


Sou vira-lata com orgulho.
Coisas simples me fazem feliz: um bom prato de comida, ?gua fresca, carinho na barriga e cafun?...

Posso conseguir isso e muito mais, s? preciso olhar pra voc? e abaixar as orelhas.
Quer apostar que conquisto voc??

PEQUENAS CONSIDERA??ES SOBRE MIM QUE FIZ AO LONGO DA VIDA:

* Se ficar encarando uma pessoa por bastante tempo, voc? acaba conseguindo o que quer.
* Quando se trata de sexo, se voc? n?o conseguir o que quer de primeira, implore. Abaixe as orelhas e olhe bem nos olhos... Nada mais eficaz.
* N?o saia sem identifica??o.
* Seja direto com as pessoas; demonstre seus sentimentos. S? tenha cuidado com os locais que escolhe pra isso.
* Saiba quando segurar a l?ngua e quando us?-la.
* Sempre deixe espa?o para uma boa soneca em sua programa??o.
* Cumprimente as pessoas de forma amig?vel: uma bela cheirada no meio das pernas ? muito eficaz. (comigo funciona!)
* Quando fizer algo de errado, semp re assuma a culpa (assim que for arrastado do seu esconderijo embaixo da cama).
* Se n?o for molhado e babado, n?o ? um beijo de verdade.
* Quando sair para ver o mundo, lembre-se: sempre pare para cheirar as rosas? e as ?rvores, a grama, as pedras, os hidrantes? O mundo pode ter pressa, eu n?o!
* Nunca deixe passar uma oportunidade de dar uma fugidinha.
* Sinta o ar puro e o vento em seu rosto como se fosse a oitava maravilha do mundo. Ali?s, ?.
* Quando as pessoas queridas chegarem em casa, sempre corra para cumpriment?-las. Mesmo que estejam usando a melhor roupa do arm?rio e que voc? tenha acabado de brincar no quintal.
* Quando for do seu interesse, seja obediente. Preste bem aten??o: S? QUANDO FOR DO SEU INTERESSE.
* Deixe que os outros saibam quando invadirem seu territ?rio.
* Tire umas sonecas e se espreguice antes de levantar.
* Corra, saltite e brinque diariamente.
* Coma com gosto e entusiasmo. Pare quando estiver satisfeito.
* Seja fiel A QUEM ? FIEL COM VOC?.
* Nunca finja ser algo que voc? n?o ?.
* Se o que voc? quiser estiver enterrado, cave at? encontrar.
* Se uma pess oa estiver tendo um dia ruim, fique em sil?ncio, sente perto dela e encoste-se gentilmente.
* Alegre-se ao conseguir aten??o e deixe que as pessoas o toquem.
* Evite morder se uma simples rosnada funcionar.
* Em dias de calor agrad?vel, pare para deitar de barriga para cima na grama.
* Em dias muito quentes, beba muita ?gua e deite sob a sombra de uma ?rvore.
* Quando estiver contente, pule e balance todo o corpo.
* N?o importa o quanto voc? fo r censurado, n?o se sinta culpado e n?o fa?a bico... corra de volta e fa?a as pazes.
* Delicie-se com o simples prazer de uma longa caminhada.

Interpreta??o e compreens?o do texto:


1- Voc? concorda que o c?ozinho do texto tem comportamentos muito parecidos com o dos humanos?  Sim - N?o. Por qu??

1.1. Fa?a um levantamento das atitudes que ele tem iguais ?s suas.

2- Quais as atitudes dele que te desagradam?

3. O que ele quis dizer com:
a- "?s? preciso olhar pra voc? e abaixar as orelhas."
b- "PEQUENAS CONSIDERA??ES SOBRE MIM QUE FIZ AO LONGO DA VIDA."
c- "(assim que for arrastado do seu esconderijo embaixo da cama)".

Aula 3

Atividade

Produ??o de texto:

O professor dever? estimular os alunos a produzirem textos expressivos conforme uma das sugest?es abaixo. Chamar a aten??o para os aspectos formais e de conte?do. Escolha um dos temas para escrever um bonito texto. O texto dever? ser recolhido para corre??o.


1- Relembre um epis?dio de sua vida, uma data que foi importante, uma pessoa, um susto, uma alegria e conte em forma de di?rio.
2- Como voc? notou, o caozinho come?ou a fazer seu di?rio e depois se desviou dando alguns conselhos. N?o fa?a como ele, diga o que voc? faz. Relate cronologicamente fatos e acontecimentos do dia-a-dia consignando opini?es e impress?es, confiss?es e/ou medita??es.

Quando terminar,  ilustre seu texto para ser colocado, se quiser, no mural da sala.

Recursos Complementares

Para complementar as aulas sobre o g?nero "di?rio", o professor poder? locar o filme "O Di?rio de uma paix?o" para os alunos assistirem.

Mais informa??es no site:

http://filmesfree.tv/diario-de-uma-paixao/

Avaliação

O professor dever? recolher os textos para corre??o.

Observar se a produ??o do di?rio ? vista pelos alunos n?o apenas como express?o do que sentem/pensam, mas tamb?m como um espa?o para a reflex?o de suas pr?prias a??es.