Marcos Vin?cio Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
Aprender e valorizar as diferentes formas de brincar.
Experimentar diferentes formas de driblar.
Colaborar com o trabalho em grupo.
Desenvolver a capacidade de marca??o.
Nesta aula os alunos n?o precisam ter conhecimentos pr?vios.
A primeira atividade desenvolvida ser? o pique ?rabo do rato? neste pique cada aluno recebe um peda?o de barbante (de aproximadamente cinq?enta cent?metros) e prende na parte de tr?s do seu cal??o de maneira que ele fique pendurado para fora, cada aluno recebe uma bola. Um dos alunos ser? escolhido para ser o pegador, os outros alunos ser?o os fugitivos. Os aluno se deslocam por toda a quadra quicando (driblando) a bola, o pegador que tamb?m est? com uma bola, deve perseguir os fugitivos e tentar arrancar o ?rabo? de barbante que est? pendurado, quando o pegador consegue arrancar o ?rabo? de algum fugitivo ele passa a ser fugitivo e o aluno que ficou sem o ?rabo? passa a ser o novo pegador. Durante esta atividade todo o espa?o da quadra deve ser usado para a movimenta??o dos alunos.
Dicas: Aumente o n?mero de pegadores isto torna a brincadeira mais din?mica.
A segunda atividade desenvolvida ser? o jogo ?bola do rei? nesta atividade divida a turma em quatro grupos mistos com o mesmo n?mero de alunos. Divida a quadra em duas partes iguais. Cada metade da quadra ser? dividida em tr?s ?reas (?rea 1, 2 e 3) de mesmo tamanho, por exemplo, se o espa?o da meia quadra for de dezoito metros de comprimento cada faixa deve ter seis metros de comprimento. O jogo come?a com os dois times que atuam na mesma metade da quadra posicionados dentro da ?rea 1, todos alunos devem estar com uma bola e deslocar-se dentro deste espa?o quicando a bola. Os jogadores de uma equipe devem tentar tirar a bola do dom?nio dos jogadores da equipe advers?ria atrav?s de um ?tapa? na bola do advers?rio sem perder o controle da bola que est? sobre o seu dom?nio. O jogador que conseguir tirar a bola do advers?rio passa automaticamente para ?rea 2 e aguarda que outros jogadores da equipe advers?ria cheguem a essa zona. No momento em que jogadores das duas equipes ocupem esta zona o jogo continua, o primeiro jogador que est? jogando na ?rea 2 que conseguir tirar a bola do advers?rio passa para a ?rea 3 e aguarda a chegada dos jogadores da outra equipe para continuar o jogo. O jogo termina quando todos os de uma equipe chegarem a ?rea 3, ganhando o jogo a equipe que fizer isto primeiro. Os jogadores devem obrigatoriamente mudar de ?rea, por exemplo, se a disputa na ?rea 1 ficou restrita a apenas dois jogadores um de cada equipe, estes devem disputar dentro da ?rea quem consegue tirar a bola do advers?rio, por?m os dois devem passar juntos para ?rea seguinte, evitando assim que o jogador que perdeu a disputa fique exclu?do do jogo. A ?rea 1 deve estar pr?xima a linha de fundo da quadra, a ?rea 2 logo em seguida e a ?rea 3 perto da linha central (meio da quadra).
Dicas: Professor se tiver condi??o utilize bolas de diferentes tamanhos e pesos permitindo assim que os alunos tenham a possibilidade de driblar com bolas variadas, tornando a atividade mais estimulante e desafiadora.
A terceira atividade ser? o jogo ?ca?ador de bolas? neste jogo a turma deve ser dividida em quatro grupos mistos com o mesmo n?mero de alunos cada um. Divida a quadra em duas partes iguais. Em cada metade da quadra jogam duas equipes uma contra a outra. Uma das equipes de cada lado da quadra est? sem bola e a outra est? com bola (todos os jogadores), esta equipe que est? sem bola tem como objetivo tirar todas as bolas das m?os dos jogadores da equipe advers?ria no menor tempo poss?vel. Quando todos os jogadores perdem a bola, ocorre uma troca de fun??es a equipe que antes estava tentando fugir com as bolas passa a ser a equipe que tenta tirar as bolas dos advers?rios. Os jogadores s? podem deslocar-se pela quadra driblando, n?o ? permitido empurrar, agarrar ou obstruir o jogador que est? com a posse de bola. O professor deve marcar o tempo que cada equipe leva para tirar todas as bolas da equipe advers?ria. A equipe que levar menos tempo para tirar as bolas dos advers?rios marca u m ponto. Promova um ro d?zio entre as equip es para que todos te nham a oportunidade de interagir com o maior n?mero de colegas poss?vel.
Dicas: Professor se na sua escola n?o tem um n?mero de bolas suficientes para esta atividade, realize uma pequena modifica??o no jogo, pe?a que os alunos trabalhem em duplas e fa?am o deslocamento pela quadra driblando e trocando passes picado (a bola deve tocar ao solo antes de chegar nas m?os dos companheiros).
Finalizando a aula: Professor pe?a aos seus alunos que fa?am uma pesquisa junto aos seus pais sobre os jogos populares que eles praticavam na inf?ncia. As atividades reveladas nesta pesquisa podem ser realizadas na pr?xima aula.
KARL, K. Pequenos jogos esportivos. Barueri, SP: Manole, 2005.
V?deo indicado:
Professor pe?a aos alunos que fa?am para a pr?xima aula uma avalia??o por escrito das atividades desenvolvidas durante a aula, o que deu certo, o que poderia ser mudado, como foi o desenvolvimento da turma de uma maneira geral.