Portal do Professor

Início do Conteúdo

PINTURA AQUARELA EM TELA

Autor e Co-autor(es)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Concei??o de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Aprecia??o significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Apreciar obras de arte.

Realizar releitura usando a t?cnica de aquarela.

Desenvolver o potencial art?stico e cr?tico

Duração das atividades

2 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Pintura e releitura.

Estratégias e recursos da aula

1Aula

A atividade de pintura ? vista pelas crian?as de 6 anos como uma atividade l?dica, e muitas vezes essa atividade acaba por  mostrar o seu potencial art?stico. Portanto, professor(a) ? sempre significativo oportunizar experi?ncias em arte aos seus alunos, sugerimos que proponha a pintura aquarela sobre tela.

Para que as crian?as conhe?am algumas obras de arte em tela, o(a) professor(a) pode levar para sala de aula quadros de artistas nacionais, internacionais e locais.  Depois, conversa com os alunos informando que a tela ? um suporte muito usado pelos artistas pl?sticos, pintores.

Como subs?dio para os alunos conhecerem pinturas com aquarela, sugerimos a releitura da obra de Van Gogh. Contextualize lendo informa??es sobre a obra de arte e autor, situando no  tempo hist?rico em que foi realizada, quais as cores predominantes no trabalho do artista nessa ?poca, os materias usados. Segue uma sugest?o da biografia do pintor.

VAN GOGH

Vincent van Gogh (1853-1890), maior pintor holand?s ap?s Rembrandt (1606-1669), produziu sua obra nos ?ltimos dez anos de vida. Ap?s um in?cio ligado ? escola de Haia, muito tradicional, ele foi para Paris, onde conheceu Degas (1834-1917), Pissaro (1830-1903) e Gauguin (1848-1903), entre outros, e descobriu o impressionismo. Embora tenha assimilado t?cnicas da escola, como o pontilhado, tornou-se p?simpressionista. Nessa fase, deixou de lado as cores escuras das primeiras obras e passou a pintar ao ar livre. Suas telas ganharam tons intensos e pinceladas agitadas. Tudo muito expressivo, transbordante de emo??o. Em 1888, instalado em Arles, no sul da Fran?a, entre os altos e baixos de sua sa?de mental, pintou girass?is, paisagens, retratos. Destes ?ltimos, um dos mais famosos foi feito pouco antes de se suicidar: O Retrato do Dr. Gachet, seu m?dico. Em 1990, num leil?o em Nova York, a obra foi vendida por 82 milh?es de d?lares, quarto maior pre?o j? pago por uma pintura.


Sua ?poca

Em 1873, quando Van Gogh sofria sua primeira crise, a Europa tamb?m entrava em fase ruim. Ap?s um per?odo de vacas gordas, o capitalismo tinha um momento de decl?nio. A Grande Depress?o europ?ia durou at ? 1896. O que se viu foi o esgotamento da m?quina a vapor como supridora das necessidades da ind?stria e dos transportes. Os lucros ca?ram, empresas fecharam, os conflitos en tre patr?es e empregados aumentaram e surgiram as leis t rabalhistas. Por outro lado, como era precis o me lhorar a efici?ncia da ind?stria, incent ivaram-se as pesquisas , propiciando inven??es como a do telefone (1876) e a da l?mpada el?trica (1879).


O autor

Mais velho dos seis filhos de um pastor protestante, Vincent van Gogh (auto-retrato, de 1889) nasceu em 1853 em de Groot-Zundert. Aos 15 anos foi trabalhar em Haia numa galeria de arte; atuou depois em Londres e Paris. Aos 21, ap?s uma desilus?o amorosa, deprimiu-se e tornou-se pregador. Em 1880, passou a se dedicar ? arte e pouco depois foi viver em Paris com o irm?o Theodorus (1857-1891). Mudou-se para Arles e teve crises nervosas. Cortou uma orelha e tentou engolir tinta. Internou-se. Em maio de 1890, foi viver em Auvers perto de seu m?dico. Em julho, aos 37 anos, se matou com um tiro no peito.

Fonte:http://www.caras.com.br/edicoes/676/textos/van-gogh/

Professor(a), ao ler a biografia do pintor,dialogue com as crian?as sobre as informa??es, por exemplo: Quem j? ouviu falar na Holanda e em Paris, fica no Brasil? O que significa impressionismo, j? ouviram essa palavra? ao mesmo tempo explique, acrescente informa??es sobre os questionamentos.

Aprecie as obras do autor visualizando as imagens a seguir:

Field with flowers near Arles

Fishing boats on the beach at Saintes-Maries-de-la-Mer

undefined

Foto:Van Gogh, Peixes no barco de pesca, aquarela,cerca de abril de 1888.

Fonte:pt.wikipedia.org/wiki/Vincent_van_Gogh

Foto:Van Gogh, Girass?is, ?leo sobre tela, 1888.

Fonte:pt.wikipedia.org/wiki/Vincent_van_Gogh

Ap?s a aprecia??o dos quadros, sugira ao grupo que escola um dos quadros para fazer uma releitura.

2 Aula

Combine com as crian?as de fazer a reeleitura utizando a pintura de aquarela.  Relembrar as orienta??es para fazer a pintura.

1 - Fixar a tela na mesa com fita adesiva ou em cavalete.

2 ? Umedecer o pincel macio na ?gua e depois na tinta. N?o deixar encharcar.

3- Iniciar a pintura do fundo os tons escolhidos, realizando suaves pinceladas.

4 ?Ap?s secar,desenhar com um pincel fino, deixar secar .

Sugerimos que fotografe as crian?as realizando as pinturas. Depois organize uma exposi??o com as fotos e as telas. Assim, a crian?a ter? uma id?ia do processo da pintura e do trabalho final.


 

Recursos Complementares

Para conhecer outras obras de Van Goh o professor pode propor aos alunos uma visita visita virtual ao Museu de Van Gogh, segerimos acessar o site http://www.vangoghmuseum.nl/vgm/index.jsp?lang=nl

Avaliação

Observar se as crian?as:

Demonstra interesse pelas obras trabalhadas

Apresenta hamonia em sua pintura.