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Conhecendo a LIBRAS

Autor e Co-autor(es)

Lívia Raposo Bardy imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Tempo e pluralidade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão aprender nestas aulas o que é a Língua Brasileira de Sinais. O recurso apresentado nestas aulas tem a tradução em Língua de Sinais (LIBRAS). Por isso alunos com Deficiência Auditiva, e também alunos com Deficiência Visual poderão usufruir destas aulas. Os alunos terão a oportunidade de conhecer o “mundo diferente” das pessoas que têm Deficiência Auditiva. Assim, espera-se que barreiras de preconceito possam ser quebradas, e que as pessoas com Deficiência Auditiva tenham maiores possibilidades de ser entendidas e respeitadas pela sociedade. A escola é um espaço muito importante para que esse tipo de conhecimento e que discussões desta natureza possam ser realizadas, principalmente entre as crianças que estão em fase de desenvolvimento de conceitos gerais e julgamentos sobre o mundo. Será necessário que o professor convide um tradutor em LIBRAS para visitar a sala de aula, para que os alunos façam uma entrevista com ele. Se realmente houver a presença de alunos com deficiência Auditiva ou mesmo Visual, será importante que os outros alunos façam perguntas sobre como é a vida deles, sobre como é a relação com a escola e com outras situações da vida diária desmistificando assim muitos preconceitos!

Duração das atividades

Aproximadamente 50 minutos; 1 aula.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será importante que o professor trabalhe com os alunos, de modo simples, o que é a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Para ilustrar o que é LIBRAS, na prática, caso não saibam do que se trata, haverá a ilustração de uma tradução em LIBRAS durante uma entrevista, por meio de um vídeo em que há a tradução em LIBRAS da entrevista de um jornalista à uma pessoa cega. Neste caso, o recurso (vídeo) servirá como um incentivador, um estimulador para a introdução do assunto.

Estratégias e recursos da aula

 

Vídeo:


 



 

Telelibras - entrevista com Dorina Nowill

link do recurso no Portal do Professor utilizado nesta aula: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/13936/telelibras_dorina.wmv 

 
Após a apresentação do vídeo (recurso) o professor conta aos alunos que haverá em sala de aula (informar a data) a visita de um tradutor em LIBRAS, por isso eles deverão se dividir em pequenos grupos (duplas ou trios) para elaborar algumas perguntas, algumas dúvidas que eles têm sobre o assunto a partir do vídeo que assistiram, para que as mesmas possam ser sanadas ou minimizadas com a participação do tradutor na sala de aula, já que ele é uma pessoa especializada no assunto tornando assim, a aula mais significativa, uma vez que os alunos terão a oportunidade de fazer as perguntas das quais eles próprios possuem dúvidas!
Com esta atividade o professor poderá trabalhar com as seguintes competências:

• escrita da língua portuguesa; como deve ser feita uma entrevista, por exemplo, assuntos sobre a Pluralidade Cultural;

• os alunos poderão fazer pesquisas sobre a história dos Deficientes Auditivos em livros ou mesmo na internet e etc.
 

AULA 1


A aula pode ser iniciada com a visita do interprete em LIBRAS; para tanto os alunos já poderão estar com suas perguntas elaboradas e então se inicia a entrevista com o tradutor.

É importante salientar que a entrevista em sala de aula com o tradutor de LIBRAS poderá ser feita em aproximadamente 50 minutos, porém o professor precisará dispor de outras aulas para que os conhecimentos prévios (apresentação do recurso) ensinamentos sobre que é LIBRAS e a elaboração das entrevistas possam ser realizadas.

O professor poderá apresentar aos alunos como é o alfabeto da LIBRAS e poderá construir com os alunos algumas frases.
  
 http://portaldoprofessor.mec.gov.br:8080/discovirtual/22005769860/img/images[6].jpg http://portaldoprofessor.mec.gov.br:8080/discovirtual/22005769860/img/images[6].jpg http://portaldoprofessor.mec.gov.br:8080/discovirtual/22005769860/img/images[6].jpg

imagem retirada do site: www.cefetbg.gov.br/imagens/napne/surdos.jpg

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Telelibras - entrevista com Dorina Nowill Vídeo

Recursos Complementares

Se o professor considerar necessário os alunos poderão fazer buscas na Internet sobre o assunto “LIBRAS” e “Deficientes Auditivos” e/ou pesquisas em livros em uma visita à biblioteca da escola.

Avaliação

O professor poderá avaliar, principalmente, as perguntas que as duplas ou trios elaboraram, poderá verificar ainda a escrita dos alunos e o empenho dos mesmos no momento da entrevista com o tradutor em sala de aula, trabalhando assuntos de temas transversais sobre comportamento e respeito diante das pessoas. Contudo, é importante salientar que a aula tem como objetivo fazer com que as crianças tenham contato desde pequenas com a diversidade de linguagem, estilos de vida, cultura e que, sobretudo possam aprender que as pessoas não são menos importantes que outras por serem diferentes e por terem alguma limitação ou deficência. É importante que saibam valorizar as diferenças e que elas podem fazer com que a vida seja ainda mais bela e interessante!