Portal do Professor

Início do Conteúdo

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: VIVÊNCIA E APRENDIZAGEM

Autor e Co-autor(es)

Regia Maria imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Criar uma nomeclatura para compreender os sólidos geométricas
Analisar embalagens e compreendê-las como sólidos geométricos;
Identificar os sólidos que estão no seu entorno;

Duração das atividades

2 aulas de 30 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Figuras geométricas.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 – Identificação de sólidos geométricos

1º momento – Explorar caixas e outros recipientes (latas de leite, caixas de chá, de sabão em pó, vidros, recipientes de plásticos, bolas, pirâmides etc.).

O professor espalha os objetos pelo chão e indaga de quais materiais são construídos e solicita às crianças para nomeá-los (caixas, vidros, latas); em seguida orienta para que elas destaquem as características perceptíveis (cores, de quê são feitos, a forma, se os objetos estão fechados ou abertos)

Fonte:

http://images.google.com.br/images?q=caixas+de+sab%C3%A3o&btnG=Pesquisar+imagens&hl=pt-BR&um=1&sa=2&start=0

http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&um=1&sa=1&q=caixas+de+sapato+&btnG=Pesquisar+imagens&aq=f&oq=&start=0

http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&um=1&sa=1&q=barra+de++sab%C3%A3o&btnG=Pesquisar+imagens&aq=f&oq=&start=0http://images.google.com.br/images?q=embalagens+em+forma+de+cubo&hl=pt-BR&um=1&sa=2&start=0
http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&um=1&q=embalagem+de+vidros&sa=N&start=36&ndsp=18

http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&um=1&q=embalagens+em+forma+de+cubo&sa=N&start=36&ndsp=18

http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&um=1&sa=1&q=cone&aq=f&oq=&start=0

2º momento - Tocar os objetos e analisar a superfície

O professor solicita que as crianças toquem nos objetos e descrevam a sua superfície, e vai ajudando na descrição. O professor desenha três círculos, para as crianças fazerem a divisão dos objetos pelas características. O círculo dos objetos que têm superfícies planas, o círculo dos objetos que tem superfícies planas e curvas e o círculo dos objetos que tem superfície curva. Nesse momento as crianças realizam as seguintes tarefas: tocar com os dedo nas superficies e descobrir quais as embalagens que têm: 
superficie plana; 
superficies curvas.

Experimentam -  
As que rolam e têm superficies curvas e planas;
As que rolam e têm superfícies curvas

Distribuem as embalgens nos três círculos.  

Observação - O professor para orientar as atividades das crianças sobre sólido geométrico pode tomar como referência a seguinte definição: sólidos com o espaço limitado por superfícies planas fechadas (poliedros) , ou superfícies curvas fechadas e outros ainda são limitados por superfícies planas e curvas (não poliedros).

3º momento - Orientar uma pesquisa no espaço de vida das crianças

O professor orienta as crianças para no caminho de casa observar os objetos que parecem com aqueles vivenciados na sala de aula. Que apresentem as seguintes formas: cúbica, cilindrica, quadrática, quandrangular.  A mesma pesquisa pode ser feita com objetos da casa e da escola das crianças.  

No dia seguinte retomar a pesquisa das crianças, discutir e ajudar na re-elaboração do conhecimento.

Recursos Complementares

Porto Editora      http://www.sitiodosmiudos.pt/matematica/default.asp?url_area=E                      slide

Avaliação

Avaliar o significado atibuido pelas crianças às palavras do conhecimento matemático, como: superficie, plano, curva, face, base; se as crianças conhecem as formas geométricas: quadrado, retângulo, triângulo; as cores que aparecem nos objetos; se conhecem altura, comprimento, largura; se conseguem diferenciar os objetos pelas propriedades dos sólidos geométricos.