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Projeto morcego - o texto liter?rio e o texto informativo

Autor e Co-autor(es)

Gra?a Regina Franco da Silva Reis imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: g?neros discursivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Perceber a diferen?a entre um texto liter?rio e um texto informativo

Duração das atividades

1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula ? indicada para alunos(as) a partir do 3? ano do Ensino Fundamental e deve ser ministrada ap?s as aulas: "Projeto morcego ? conto africano - produ??o de texto" (L?ngua Portuguesa) e "Projeto morcego - Por que os morcegos ficam pendurados de cabe?a para baixo?" (Ci?ncias)

Estratégias e recursos da aula

Turma dividida em grupos
Cada grupo receber? uma tira contendo a seguinte pergunta:
Qual ? o ?nico animal mam?fero capaz de voar?

Dar as letras que formam a resposta, embaralhadas, deixando que descubram.
R ? M ? C ? O ? G- O - E

Leitura do texto:
?Por que ser? que o morcego s? voa de noite

H? muito e muito tempo houve uma tremenda guerra entre as aves e o restante dos animais que povoa as florestas, savanas e montanhas africanas.
Naquela ?poca, o morcego, esse estranho bicho, de corpo semelhante ao do rato, mas provido de poderosas asas, levava uma vida mansa voando de dia entre as enormes e frondosas ?rvores ? cata de insetos e frutas.
Uma tarde, (...) foi despertado pelos trinados aflitos de um passarinho:
- Aten??o, todas as aves! Foi declarada a guerra aos quadr?pedes . Todos que t?m asas e sabem voar devem se unir na luta contra os bichos que andam no ch?o.
O morcego ainda estava se refazendo do susto, quando uma hiena passou correndo e uivando aos quatro ventos:
- E agora? ? perguntou a si mesmo o aparvalhado morcego. ? Eu n?o sou uma coisa nem outra.
Indeciso, n?o sabendo a quem apoiar, resolveu aguardar o resultado da luta:
- Eu ? que n?o sou bobo. Vou me apresentar ao lado que estiver vencendo ? decidiu.
Dias depois, escondido entre as folhagens, viu um bando de animais fugindo em carreira desabalada, perseguidos por uma multid?o de aves que distribu?am bicadas a torto e a direito. Os donos de asas estavam vencendo a batalha e, por isso, ele voou para se juntar ?s tropas aladas.
Uma ?guia gigantesca, ao ver aquele rato com asas, perguntou:
- O que voc? est? fazendo aqui?
- N?o est? vendo que sou um dos seus? Veja! ? disse o morcego abrindo as asas. ? Vim o mais r?pido que pude para me alistar ? mentiu.
- Oh queira me desculpar ? falou a desconfiada ?guia. ? Seja bem-vindo ? nossa vitoriosa esquadrilha.
Na manh? seguinte, os animais terrestres, refor?ados por uma manada de elefantes, reiniciaram a luta e derrotaram as aves, espalhando penas para tudo quanto era lado.
O morcego, na mesma hora, fechou as asas e foi correndo se unir ao ex?rcito vencedor.
- Quem ? voc?? ? rosnou um le?o.
- Um bicho de quatro patas como Vossa Majestade ? respondeu o farsante, exibindo os dentinhos afiados.
- E essas asas? ? interrogou um dos elefantes. ? Deve ser um espi?o. Fora daqui! ? berrou o paquiderme erguendo a poderosa tromba num gesto amea?ador.
O morcego, rejeitado pelos dois lados, n?o teve outra solu??o passou a viver isolado de todo mundo, escondido durante o dia em cavernas e lugares escuros.
? por isso que at? hoje ele s? voa de noite.?

Autor: Rog?rio Andrade Barbosa
Retirada do livro: Hist?rias Africanas para contar e recontar
Editora do Brasil

Discutir com as crian?as as informa??es contidas no texto lido.
Em seguida, apresentar o texto abaixo dando um para cada grupo.


Todo mundo sabe o que ? um morcego, mas n?o d? para negar que esses animais ainda s?o pouco conhecidos pelas pessoas: ainda hoje h? quem diga que eles s?o vampiros de verdade ou ratos velhos que criaram asas ? dois grandes mitos. Sem falar que muita gente garante que os morcegos se alimentam apenas de sangue, quando, na verdade, a grande maioria das esp?cies prefere comer frutas, folhas, n?ctar e p?len de flores, pequenos vertebrados, insetos... Por?m, se h? algo que todas as pessoas sabem sobre os morcegos ? que eles ficam pendurados de cabe?a para baixo em ?rvores, forros de telhados ou cavernas. Mas por que ser? que fazem isso?
A resposta tem a ver com o fato de os morcegos serem os ?nicos mam? feros qu e voam. Duran te a sua evo lu??o, ao longo de a proximadamente 50 mi lh?es de anos, diversa s estruturas do seu corpo se modificaram, adaptando esses animais ao h?bito de voar. A posi??o de ?cabe?a para baixo?, por exemplo, facilita a sa?da para o voo. Os morcegos se desprendem do local onde est?o ? seja um galho, uma rocha ou um forro de telhado ?, abrem as asas, planam, e em seguida, batem as asas.
Para que esses animais possam ficar de cabe?a para baixo por longos per?odos, houve a rota??o em 180 graus dos seus membros inferiores: isto ?, as plantas dos p?s desses animais se voltaram para frente. A circula??o do sangue pelo corpo tamb?m foi modificada: art?rias e veias apresentam v?lvulas que, ao serem contra?das de forma r?tmica, fazem o sangue circular para cima, o que garante que todos os ?rg?os do corpo desse animal recebam oxig?nio de maneira igual, mesmo quando ele est? de cabe?a para baixo. Al?m disso, os tend?es ? cord?es fibrosos que se ligam aos ossos e m?sculos e t?m a fun??o de flexionar as articula??es ? permitem que os morcegos prendam-se firmemente pelas garras dos p?s a qualquer lugar que desejem e mantenham o equil?brio do corpo.
Uma curiosidade: ? comum encontrar esses animais mortos, pendurados de cabe?a para baixo, em seus abrigos. Tudo porque a musculatura e a for?a imposta pelos tend?es permanece mesmo ap?s a morte! ? tamb?m nessa posi??o que as mam?es-morcego t?m seus filhotes. Por?m, vale lembrar que esses animais podem ficar em repouso de ?cabe?a para cima? ou na horizontal. A maioria tamb?m n?o voa a partir do ch?o: precisa escalar um substrato ? uma rocha, uma parede ou um tronco de ?rvore, por exemplo ? para ent?o al?ar voos. Esses animais s?o, de fato, surpreendentes. At? quando n?o est?o de cabe?a para baixo. Voc? n?o acha?
Fonte: Susi Missel Pacheco,
Funda??o SAUVER e Laborat?rio de Mastozoologia,
Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul.
Retirado de: http://cienciahoje.uol.com.br/53025

Os textos lidos t?m o mesmo objetivo?
Qual ? o objetivo do primeiro texto lido? Ele recebe o nome de f?bula ? procurar no dicion?rio e fazer um registro do significado da palavra f?bula, explicar que este tipo de texto ? um texto liter?rio.
Qual ? o objetivo do segundo texto lido? Podemos cham?-lo de texto informativo.
Registrar com eles a diferen?a entre estes dois tipos de texto.

Pode-se registrar em forma de quadro comparativo:

texto informativo    texto liter?rio

Pedir que cada aluno(a) elabore um relat?rio a respeito do trabalho realizado e das descobertas do dia. Trabalhar com eles o fato de que este ser? um texto informativo.

Recursos Complementares

Esta aula faz parte de um projeto chamado ?Projeto morcego? que ? composto das seguintes aulas:

Projeto morcego ? conto africano - produ??o de texto
Projeto morcego ? conto africano - escrita de autobiografia
Projeto morcego - Por que os morcegos ficam pendurados de cabe?a para baixo?
Projeto morcego ? contos africanos ? a ?descoberta? de um continente
Projeto morcego - o texto liter?rio e o texto informativo
Projeto morcego ? conto africano ? brincando com verbos

Avaliação

A avalia??o dever? ser feita, pelo professor, durante todo o processo. O professor dever?, tamb?m, realizar a leitura dos relat?rios individuais.